quinta-feira, 17 de março de 2011

Com ou sem atacante: ‘Se ganhar ou perder, é comigo’, diz Luxemburgo

Por Richard Souza, direto de Fortaleza - Postado por Abraao Na Rede

Vanderlei Luxemburgo optou por enfrentar o Fortaleza, pela segunda fase da Copa do Brasil, com um atacante de origem. Wanderley começou uma partida como titular do Flamengo pela primeira vez, enquanto Negueba e Bottinelli ficaram no banco. Coincidência ou não, dois dos três gols da vitória por 3 a 0 sobre a equipe cearense, que classificou o time para as oitavas de final, foram marcados por atacantes de ofício. No Castelão, o meia Renato abriu o placar, e Wanderley e Diego Mauricío completaram.

O treinador dá a entender que as variações vão continuar. A formação que começou a ser usada na final da Taça Guanabara, contra o Boavista, pode voltar. Neste caso, Ronaldinho é adiantado, e os meias Renato, Thiago Neves e Bottinelli (Negueba jogou no Fla-Flu), se aproximam dele.

- Optei pelo Wanderley porque o adversário estava com três zagueiros. Tentei matar a sobra, foi uma opção. Mas posso ter outra. Sinceramente não estou preocupado com isso. Entendo toda essa repercussão de que o Flamengo não joga com atacante. Outro dia falei que o Flamengo não joga assim, aí falaram que eu queria fazer do Flamengo o Barcelona. Não tem nada a ver. Respeito opiniões, são diversas. Mas se ganhar ou perder amanhã, é comigo. A responsabilidade é minha. Botei o Wanderley. Se ele não fizesse o gol, teria de ser outro. Não me preocupo com isso.

Renato Abreu Flamengo (Foto: Vipcom)
Jogadores do Fla comemoram o gol de Renato Abreu contra o Fortaleza (Foto: Vipcom)

Foi o próprio treinador quem tomou o Barcelona como exemplo de que é possível jogar sem um homem fixo na área, o camisa 9 tradicional. Luxa citou o Barça na entrevista coletiva do último domingo, após o empate sem gols com o Fluminense. Uma análise do GLOBOESPORTECOM apontou diferenças no estilo de marcação e na característica dos jogadores do clube brasileiro e do catalão.

No próximo domingo, o Flamengo enfrenta o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio. O time não terá Thiago Neves e Ronaldinho, suspensos. O técnico não adianta os substitutos, mas a tendência é que Bottinelli seja titular.

- Quando montamos o elenco sabíamos que poderíamos perder jogadores. Tenho o time praticamente pronto para jogar no domingo. Com algumas mexidas feitas aqui, temos praticamente o time pronto.

Contra o Fortaleza, Luxa tirou Egídio e improvisou o zagueiro Ronaldo Angelim na lateral esquerda. Bottinelli entrou no lugar de Wanderley, e Diego Maurício no de Thiago Neves. Wanderley, aliás, assumiu a artilharia do time ao lado de Ronaldinho, ambos com cinco gols.

- Agora tem que ser o Wanderley o titular. Agora é a campanha pró-Wanderley. Depois pró-Negueba. Aí coloquei o Diego Maurício e fez o gol. É assim.

O Flamengo disputou 14 jogos na temporada (12 pelo Carioca e dois pela Copa do Brasil). Até aqui, foram 12 vitórias e dois empates. A delegação rubro-negra deixa Fortaleza nesta quinta-feira. A chegada ao Rio está prevista para 21h.

Nenhum comentário: