sexta-feira, 11 de março de 2011

DOMINGO É DIA DE MENGÃO!

Por Sidney Bastos, Fla RJ - Postado por Abraao Na Rede

Sabe? Passei a semana pensando em Heleno de Freitas... Jogaria hoje em qualquer time de primeira linha e seria craque na seleção brasileira. Catimbeiro, boêmio, foi considerado um dos maiores jogadores sul-americanos de todos os tempos, mas...

Viciado em lança-perfume e éter, foi considerado o primeiro “jogador-problema” do nosso futebol. Uns dizem que faleceu de sífilis em um sanatório de Barbacena, outros que era esquizofrênico, completamente alienado das coisas desse mundo, morreu louco na bucólica cidade mineira... Triste fim de um craque que marcou história pela sua categoria e pelos seus gols. Só no Botafogo fez 235 jogos e 209 gols, uma marca invejável!

Pois é... De onde tirei essas velhas lembranças?... É que Adriano está de volta à terrinha após passagem desastrosa pelo Roma, onde não conseguiu sequer um escasso golzinho que fosse. Sua trajetória profissional (?) tem sido uma lástima, problemas aos montes fora de campo, o que se reflete em sua vida profissional, um catálogo telefônico de problemas e mentiras para encobrir suas faltas e “pisadas na lâmpada”...

Andei acompanhando o assunto, uns o querem de volta, a maioria (pesquisa no Globo esporte e outras) o quer longe da Gávea, afinal vivemos um momento mágico, invencibilidade e conquistas. O time ainda não deslanchou, ora faz uma boa partida, ora ganha apenas porque tem um elenco recheado de craques e grandes promessas. Mas o ambiente é de profissionalismo e respeito às regras impostas pelo treinador.

A chegada do Ronaldinho (já não mais o chamo de gaúcho tal seu entrosamento com as coisas cariocas) foi como um toque da varinha de condão da fada madrinha, o ambiente na Gávea mudou, o time passou a correr e a buscar os resultados. Vem ganhando e continua invicto!

Engraçado é que a midia “arco-íris” tentou no início criar um Ronaldinho boêmio, pagodeiro, mas toda essa maldade caiu por terra quando se pode acompanhar um jogador voltado para o grupo, profissional, que se diverte como todo e qualquer sujeito da sua idade, mas que comparece a todos os treinos e se submete aos interesses do grupo!

Veja que tapa na cara dos desajustados jornalistas(?)! Desfilou em duas ou três Escolas de Samba, se esbaldou no Carnaval, mas foi um dos primeiros a chegar no treino na quarta-feira de cinzas, para desespero dos “cornetas” de plantão! Só rindo dessa cambada!!!

Mas voltemos ao irresponsável Adriano. Valeria a pena trazê-lo? Está fora de jogo face à operação no ombro pelos próximos 40 ou 50 dias e apesar do esforço que seu empresário faz para garantir que ele ainda tem mercado, de sumpaulo os grandes times já sinalizaram que querem-no à distância.

Acho que no Brasil só restariam Flamengo ou Flor com bala na agulha. Mas como o nosso futuro vice-campeão carioca já está provido de atacantes e a Olimpikus já “tirou o time de campo”... Malandramente Luxemburgo – contrário a vinda do problemático jogador – jogou a “pemba” para cima da Presidente Patricia Amorim, “ o regime é presidencialista, ela decide.” Mas mostrou seu desagrado!

Acho que esse assunto ainda vai se arrastar por algum tempo. Espero do fundo do coração que um time qualquer do estrangeiro caia no “conto do Adriano” e o contrate. E antes que algum desavisado me critique apresso-me em dizer que estou e sempre estarei gratíssimo pelo título brasileiro que Adriano nos deu, juntamente com Pet e outros menos votados.

Mas os tempos são outros e tenho plena certeza de que sua chegada precipitaria a saída do nosso treinador, que implantou uma filosofia de comportamentos e objetivos. Por causa de um atraso de 20 minutos Diego Mauricio foi cortado da delegação que foi a Volta Redonda vencer o Olaria e multado. Preciso dizer mais?

Alguns imaginam um contrato de risco para Adriano, pisou fora do quadrado, multa e suspensão. Pergunto então: Algum Rubro-Negro em sã consciência acredita que Adriano vá respeitar um contrato desse tipo? Desculpem o termo, mas ele cai cagar e andar para qualquer compromisso, o que é uma pena porque, além de Rubro-Negro ele, em forma e com a cabeça no lugar, é um baita atacante, como poucos temos no mundo.

Porém...

MAIS UM TREINO PUXADO!

Não gostei do que vi contra o Bangu, mas entendo que aos poucos o time vai se acertando e continuo paciente e confiante. Ronaldinho – que alguns imaginavam cansado pelas peripécias carnavalescas – jogou mais no segundo tempo do que no primeiro, o que deve ter sido um espanto para os críticos que adoram pegar no pé.

Ganhamos com um gol no último lance da partida, numa jogada de bola parada – escanteio - que sobrou na cabeça do Diego Mauricio. Repito, não jogamos bem, mas ganhamos e isso é o que vale por ora. E preciso destacar a atuação do zagueiro Wellington, perfeito na marcação, saindo para o jogo e chutando com perigo ao gol. Quem diria? Um espanto!!!

E achei perfeita a intenção do Luxemburgo ao tirar, no intervalo, Leo Moura e Willians, que já estavam com cartão amarelo e poderiam ser expulsos e ficar fora do jogo de domingo. Do jeito que a arbitragem estava enrolada, tudo poderia acontecer!

Domingo tem clássico contra o flor e tenho absoluta certeza que veremos outra postura, afinal, quem não gosta de jogar um Fla x flor? Esse jogo é muito importante porque uma vitória – que virá! - nos colocará com um dos pés na semi-final da Taça Rio.

E Ronaldinho vai desequilibrar, não tenha dúvidas!!!

COLUNA digitada – mais uma vez! - com a certeza da vitória! O time vem crescendo de produção e clássico é clássico! Bom de jogar! Thiago Neves parece muito comprometido com os abjetivos implantados por Luxemburgo e o vejo até fazendo gol. Quem sabe, gols! Eu acredito!

Como é bom ser Flamengo!!!

Nenhum comentário: