sexta-feira, 18 de março de 2011

Invicto, Fla tem lado direito com quase o dobro de eficiência para o esquerdo

Por Vinicius Castro, Uol Esporte -Postado por Abraao Na Rede

Após 14 jogos oficiais na temporada, o torcedor do Flamengo só tem o que comemorar até o momento. O time ainda não sabe o que é perder, está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e tem vaga assegurada na decisão do Campeonato Carioca por ter vencido a Taça Guanabara. São dados empolgantes, mas analisados por outro lado podem deixar o rubro-negro preocupado, já que apesar das vitórias existe um desequilíbrio perceptível entre as laterais do time.

A DIVISÃO DE GOLS DO FLA


PELO LADO DIREITO

Foram 11 gols tendo como origem o lado direito do ataque. Setor mais forte da equipe, conta com a boa fase de Léo Moura para se destacar. O camisa 2 conseguiu cinco assistências diretas para gols do Flamengo na temporada.

PELO LADO ESQUERDO

Originalmente, foram seis gols pelo setor. Muitos com a participação de Thiago Neves e Renato. Até Willians já apareceu por ali para ajudar. No apoio, o lateral-esquerdo Egídio tem sido discreto e procurado marcar mais.
OS OUTROS GOLS
Além do uso das laterais, o Flamengo vem conseguindo chegar aos gols de outras formas. Cobranças de falta (três até o momento), pênalti (duas vezes) e jogadas pelo meio (cinco ocasiões) renderam 10 gols ao time de um total de 27.

Para se ter uma ideia, o lateral-direito Léo Moura já conseguiu cinco assistências diretas para gols na temporada. Fora as jogadas iniciadas pelo seu setor, responsável por 11 dos 27 gols marcados pelo Flamengo. Em contrapartida, o lado esquerdo originou somente seis gols da equipe, pouco mais da metade do setor contrário.

O restante saiu de cobranças de falta, pênalti, e jogadas trabalhadas pelo meio-campo. Algumas até começaram em uma ponta, foram invertidas para outra, mas acabaram sendo decididas pelo meio da entrada de área. Embora o retrospecto na temporada esteja a favor do time, de certa forma existe uma dúvida de como o Flamengo irá se portar no dia em que Léo Moura tenha pela frente uma marcação ainda mais forte.

Apesar dos gols saírem mais pelo seu lado, o camisa 2 não enxerga um desequilíbrio na equipe. Para ele é uma questão natural.

“Acho isso comum no futebol e não vejo dessa forma. Procuro sempre partir para cima jogando por ali. Fico feliz de ter participado de tantos gols e espero continuar ajudando a equipe. Às vezes acaba sendo circunstância do próprio jogo os gols saírem mais por um lado do campo”, afirmou o camisa 2.

Lateral-esquerdo do Flamengo, Egídio enfrenta a resistência dos torcedores por não conseguir a regularidade esperada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. O jogador tem se preocupado mais com a marcação e pouco tem apoiado. Para Léo Moura, uma característica natural do companheiro.

“São estilos de jogo totalmente diferentes. Ele está substituindo um excelente jogador que nos deixou. O Juan já sabia como a equipe atuava, o Egídio voltou nesse ano. Aos poucos ele vai se adaptando e tem nos ajudado bastante também”, finalizou Léo Moura.

Nenhum comentário: