sexta-feira, 18 de março de 2011

Monotonia, teu nome é Flamengo

Tudo bem que esse troço de vencer, vencer e vencer está até no hino do nosso time. Mas o negócio já está ficando até meio constrangedor.

Por Blog Vida de Torcedor - Postado por Abraao Na Rede

Veio janeiro, fevereiro, março, e abril já está logo ali depois da curva. Continuamos sem perder nenhuma partida na temporada. O jogo contra o Fortaleza, que eu mesmo disse que seria o primeiro teste pra valer do ano, passou e ninguém percebeu. Para constrangimento do nosso Magro de Aço, Ronaldo Angelim, o Flamengo foi até a capital cearense, gerou os tumultos habituais na cidade, lotando treinos, aeroporto e saguão de hotel, e despachou o antigo time do nosso zagueiro sem nenhuma dificuldade.

Confesso que quase cochilei na frente da TV. Desde o primeiro minuto, a nossa superioridade se fez presente, não deixando dúvidas de que o jogo da volta seria descartado. Até que os locutores tentaram levantar o emocional de todos nós telespectadores (como me dói estar incluído nessa categoria quando o Flamengo entra em campo). Falaram, não sem razão, que aquele era o jogo do ano para a equipe nordestina; lembraram que a Copa do Brasil é um terreno propício para grandes surpresas no mundo do futebol, tanto que Santo André, Paulista e outras equipes de menor porte já tinham até ganho a competição; citaram o provável cansaço da equipe rubro-negra com a sequência de jogos. Nada deu certo. Ganhamos outra vez, e fácil.

A arcoirisada também não deve ter tido uma noite das mais agradáveis. Devem ter gasto algum dinheiro com cerveja, carne e lingüiça a troco de nada.

Domingo, contra a equipe de Cabo Frio (e lá vamos nós mais uma vez para Macaé...), a esperança pra quem torce contra serão os desfalques. Outros esperam ansiosamente pelo julgamento maluco que quer dar seis jogos de suspensão para o Ronaldinho por causa de uma dividida mais vigorosa que, pasmemos todos, foi punida pelo árbitro com um cartão amarelo. Tem uns caras que dão carrinho criminoso por trás, são expulsos, e pegam dois, três joguinhos de suspensão.

O que faz pensar que na verdade o julgamento e a possível punição nem são para o Ronaldinho mesmo. Faz pensar que quem está sendo punido é o Flamengo. Como não dá pra proibir o time de entrar em campo, escolheram aquele que, momentaneamente, é a referência quando se fala no nosso time. Não só pelo talento e pelo carisma, mas pelo peso que a contratação dele teve para o futebol brasileiro.

O que eles não sabem, e espero que não seja necessário, terão que descobrir da maneira mais dolorosa, é que nós não somos o Ronaldinho Futebol Clube. Nós somos, apesar da importância do rapaz no cenário esportivo mundial, o Flamengo. E como o R10 mesmo sabiamente proferiu: O FLAMENGO É O FLAMENGO.

Pode punir, pode fazer o que der na telha, para usar um linguajar próprio dos maiores interessados, os torcedores, "o bonde está sem freio". Eliminamos os jogos de volta nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. Ganhamos a Taça Guanabara de forma invicta, a classificação para a fase decisiva da Taça Rio está muito bem encaminhada, obrigado. Se quiserem saber, já estamos todos debruçados e salivando sobre a tabela do Campeonato Brasileiro. Queremos mais, mais e mais.

Estamos tão bem que não podemos nem esperar a primeira derrota para reclamar de alguma coisa. Ouvi falar em uma manifestação defendendo a volta do Adriano. Vai rolar isso mesmo? E o que os "companheiros" do "movimento" pensam em gritar como "palavra de ordem" para "mobilizar" a sociedade em prol "da causa"? Teremos que ouvir mesmo coisas como "queremos time" ou "queremos jogador" partindo da boca de quem ainda não sentiu nem o gosto de uma mísera derrota que fosse em 2011?

Nada contra a opinião de ninguém. Cada um pensa e diz o que quer, já que vivemos em uma democracia. Porém, manifestação, passeata, protesto, ou seja lá que nome for escolhido, tem mais a cara de coisas a serem feitas em algumas outras agremiações da nossa cidade. Na verdade, o pessoal do lado de lá deve estar até pensando que estamos debochando.

Recordei até de uma frase genial dita na arquibancada por sei lá quem há alguns anos atrás. Estávamos em um ano brabo daqueles. Nada dava certo. A bola teimava em beijar a trave. Protestos quase que diários. Especulações sobre rebaixamento e tudo o mais. Enfrentamos um clube que estava naquele momento em uma situação bem mais tranqüila. Se não me engano, tinham até ganho o estadual deles naquele ano. Sei que as faixas deles estavam todas de cabeça pra baixo, em sinal de protesto. Alguém muito espirituoso ao meu lado decretou: "Caramba, se eles estão com as faixas de cabeça para baixo nessa situação, acho que nós deveríamos plantar bananeira e assistir o jogo inteiro na mesma posição das faixas deles".

CURTAS

. Outra coisa que escutei, mas não confirmei, é que Obama vai até a Gávea de helicóptero receber um Manto Sagrado diretamente das mãos da Patrícia Amorim. Não é só jeito de falar não. Somos ou não somos uma Nação.

. Bacana a bandeira que a torcida do Fortaleza exibiu orgulhosa, com o rosto do Angelim estampado. Justa homenagem. Pena que teve que ser retribuída com um presente de grego, a eliminação.

. Como corre o Wanderley nas comemorações!!! Se um dia fizer três ou quatro gols na mesma partida, ou estabelece algum recorde olímpico, ou vai direto para o departamento médico.

. Já Drogbinha, prefere a malemolência e a ginga musical em suas comemorações.

Nenhum comentário: