quinta-feira, 17 de março de 2011

Patrícia Amorim pretende entregar camisa do Flamengo a Obama

Gramado da Gávea passa por testes de segurança nesta quinta. Clube repetirá jogada de marketing feita com João Paulo II, Sinatra e Madonna

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

A presidente Patricia Amorim pretende entregar uma camisa oficial do Flamengo ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que visita o Brasil neste fim de semana. Obama irá à Gávea de helicóptero no sábado, porque a aeronave da Presidência dos EUA é muito grande para pousar no heliporto da Lagoa. E, após receber a camisa, entrará para uma seleta lista de ilustres "rubro-negros" frutos de boa jogada de marketing que inclui o Papa João Paulo II, o rei da voz, Frank Sinatra, a rainha popstar Madonna e o roqueiro Ozzy Osbourne.

A diretoria rubro-negra não confirma oficialmente a informação de que entregará a camisa a Obama. O gramado da Gávea será isolado por seguranças. O clube estará aberto, mas os sócios serão proibidos de se aproximar da área em que fica o campo. Não será permitida a presença de jornalistas.

Pouso de Obama

A chegada de Obama no sábado já mexe com a rotina do clube. Nesta quinta-feira, estão sendo feitos os primeiros testes de segurança. Dois helicópteros sobrevoam a sede da Gávea, e um deles simulou o pouso presidencial no gramado.

Barack Obama desembarca em Brasília acompanhado da mulher, Michelle Obama, das duas filhas, Malia e Sasha, e por uma comitiva de mil pessoas - entre elas, dezenas de empresários. A chegada do presidente americano na Base Aérea de Brasília, neste sábado, será às 8h. Duas horas depois, ele será recebido pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Um dos temas centrais da primeira visita de Obama ao país é o potencial energético brasileiro. O presidente americano já anunciou que pretende importar o petróleo. Mas o interesse se estende aos setores de energia renovável, biocombustível e energia nuclear. O Brasil vem se destacando na produção de etanol e de outros biocombustíveis, e isso interessa aos Estados Unidos. Com produção diária de 2,1 milhões de barris, equivalente ao consumo doméstico, o país é hoje autossuficiente. E a exploração do pré-sal só amplia a capacidade nacional.

Acompanhe no G1 mais informações sobre a visita ao Brasil do presidente Barack Obama

Papa João Paulo II, Sinatra e Madonna

O simples gesto de Obama receber a camisa do Flamengo - que os torcedores chamam de Manto Sagrado - dará ao clube uma foto e tanto no seu museu e mais uma bela jogada de marketing do clube mais popular do Brasil, que em outras ocasiões transformou ícones em novos "rubro-negros". Foi assim quando Frank Sinatra veio ao Brasil para o inesquecível show no Maracanã, em 1980. Aquele considerado "The Voice", assim que a recebeu, posou para fotos com a camisa na frente do corpo.

No mesmo ano, o Papa João Paulo II, também no Rio, mostrou de dentro do carro que o conduzia a bandeirinha rubro-negra que recebeu da janela. Não foi camisa, mas a bandeirinha virou notícia...

Cinco anos depois, foi a vez de o Rock in Rio ser o palco para outra boa jogada de marketing do Flamengo. Ozzy Osbourne, lendário vocalista da banda de hard rock Black Sabbath, entrava em cena para seu show em carreira solo vestindo a camisa rubro-negra. O fato se repetiu em 1993, com a cantora popstar Madonna, na sua primeira turnê pelo Brasil. Os rubro-negros vibraram. Com certeza, voltarão a comemorar neste sábado, quando Obama receber o presente de Patrícia Amorim.

Nenhum comentário: