Por Memória FC - Postado por Abraao Na Rede
A CBF considera que o Campeonato Brasileiro foi criado oficialmente em 1971. Mas quais as diferenças da competição vencida pelo Atlético-MG naquele ano em relação ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa do ano anterior, ganho pelo Fluminense? Em 70, 17 clubes de sete estados (Rio, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Bahia) participaram da também chamada “Taça de Prata”. No ano seguinte, o número de equipes cresceu para 20. E houve um representante cearense (o Ceará).
Com mais três equipes, o campeonato de 71 teve uma fase intermediária, entre a de classificação com dois grupos e o triangular final. Em 70, a primeira etapa também contou com duas chaves. E foi finalizada com um quadrangular decisivo. Nas duas competições, na etapa inicial, todos jogavam contra todos em turno único.
Portanto, havia semelhanças entre os torneios. “O Robertão” de 70 foi disputado de 20 de setembro a 20 de dezembro. Os 17 clubes foram divididos em duas chaves (uma com oito times e outra com nove). Na primeira, um time enfrentava os demais 16 uma vez. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificavam para a fase semifinal. No Grupo A, avançaram Palmeiras (líder, com 23 pontos, nove vitórias, cinco empates e duas derrotas) e Atlético-MG (segundo colocado, 20 pontos, sete vitórias, seis empates e três derrotas). Na Chave B, se classificaram Cruzeiro (21 pontos, nove triunfos, três empates e quatro derrotas) e Fluminense (20 pontos, oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas).
O quadrangular final também foi disputado em turno único. Cada time disputava dois jogos em casa e um fora (considerando o clássico Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão, como mando de ambos).
O Fluminense largou na frente, derrotando o Palmeiras no Maracanã: 1 a 0, gol do atacante Mickey. No Mineirão, Atlético-MG e Cruzeiro empataram (1 a 1, Lola e Tostão). Na segunda rodada, o Flu foi a Belo Horizonte e bateu o time dos campeões mundiais Tostão e Piazza (1 a 0, Mickey mais vez). O Palmeiras superou o Atlético-MG em São Paulo (3 a 0, gols de Edu, César e Ademir da Guia).
Como em 2010, o Flu, há 40 anos, dependia apenas de si para ser campeão. Em 70, um empate bastava. Em São Paulo, o Palmeiras, que ainda tinha chances, bateu o Cruzeiro por 4 a 2 (César – dois, Fedato e Ademir da Guia; Rodrigues e Tostão). E no Maracanã, o Tricolor carioca alcançou o que precisava e conquistou o troféu com o 1 a 1 diante do Galo. Mickey, de cabeça, fez o gol do Flu, e Vaguinho marcou para o Alvinegro mineiro nos acréscimos da etapa inicial.
Jogo final:
FLUMINENSE 1 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio do Maracanã (RJ)
Data: 20/12/1970
Árbitro: José Favilli Neto (SP)
Renda: Cr$ 535.419
Público: 112.402 pagantes
Gols: Mickey, aos 33 minutos do primeiro tempo, e Vaguinho, aos 47.
Fluminense: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho); Denilson e Didi; Cafuringa, Mickey, Cláudio Garcia e Lula. Técnico: Paulo Amaral.
Atlético-MG: Renato; Nélio (Zé Maria), Humberto Monteiro, Vantuir e Vanderlei; Odair e Humberto Ramos; Ronaldo, Vaguinho, Lola e Tião. Técnico: Telê Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário