segunda-feira, 18 de abril de 2011

Clubes europeus tiram o sono do Japão para disputa da Copa América

Equipes do Velho Continente se negam a liberar atletas

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio, Japão - Postado por Abraao Na Rede

kagawa comemora gol do borussia dortmund sobre o schalke (Foto: Reuters)
Kagawa, do Borussia Dortmund, pode não ser liberado

pelo clube alemão (Foto: Reuters)

O Japão enfrenta uma escassez de jogadores para formar a seleção nacional que disputará a Copa América deste ano na Argentina, uma vez que os clubes europeus se negam a ceder seus atletas niponicos. O Borussia Dortmund, da Alemanha, informou que não está disposto a autorizar o meia Shinji Kagawa a viajar à Argentina para o torneio que acontecerá em julho. A informação é da agência de notícias “Reuters”.

O lateral Atsuto Uchida, do Schalke 04, e o atacante Shinji Okazaki, do Stuttgart, também foram avisados por seus clubes que não poderão viajar para a América do Sul.

Os clubes da liga japonesa (J-League) também não poderão ceder seus jogadores a seleção porque a temporada no país foi adiada devido ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em março.

- O acordo que fizemos com a Associação Japonesa de Futebol (JFA) é que a J-League liberaria sete ou oito jogadores juvenis. O restante dos 22 jogadores viria da Europa. O acordo foi que a federação sul-americana (Conmebol) iria negociar com a Fifa a liberação de outros 14 ou 15 (jogadores) - disse o dirigente da liga, Hisao Shuto.

Na semana passada o Japão voltou atrás da decisão de não jogar a Copa América em consequência do desastre natural de 11 de março, que devastou grande parte da costa nordeste do país.

Mas, apesar das garantias de apoio da Conmebol nas negociações com os clubes europeus, a Fifa se recusou a flexibilizar suas regras para ajudar o Japão.

Do blog: Caros amigos, só uma pergunta. Em que continente está localizado o Japão? Acho que não é na América do Sul, mas é só um palpite não tenho certeza, e, pelo visto os dirigentes da CONMENBOL também não sabem. Pelo visto faltaram a esta aula de Geografia no mesmo dia que eu!

Nenhum comentário: