Campeões portugueses avançam à semifinal com derrota por até três gols
de diferença. Em situação parecida, Benfica e Villarreal jogam fora de casa
É no frio da cidade de Moscou que o Spartak aposta as suas fichas para reverter a goleada sofrida para o Porto no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa. Nesta quinta-feira, às 16h05 (de Brasília), no estádio Luzhniki, os russos precisam de basicamente um milagre contra o campeão português para avançarem a uma inédita semifinal. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Hulk faz 'movimento acrobático' em treino do Porto na última quarta-feira: mão na vaga (Foto: AFP)
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga Europa 2010/2011
Traduzindo para os números, uma goleada por 4 a 0 classifica a equipe dos brasileiros Alex, Ibson, Welliton, Ari e Rafael Carioca, já que os portugueses venceram por 5 a 1 na última semana, no Estádio do Dragão. A repetição do placar leva o confronto para a prorrogação e, em caso de dois gols do time de Hulk, somente triunfos por cinco gols de diferença dão a vaga aos russos. O meia brasileiro Alex, ex-Internacional, sabe de todas as condições.
Alex confia em reviravolta contra Porto (Getty Images)
– Sabemos que nossa situação ficou muito complicada depois do jogo de Portugal. O que mantém minhas esperanças é o fato termos atuações acima da média em nosso estádio em algumas ocasiões. Isso aconteceu na fase anterior contra o Ajax. Vencemos na Rússia por 3 a 0 e poderíamos ter feito até mais gols. Se estivermos num desses dias de muita inspiração, talvez possamos complicar a vida deles. O que nos resta é tentar fazer o nosso papel da melhor forma possível e ver no que vai dar – disse Alex, que deverá jogar sob frio próximo de zero grau - temperatura comum para o povo russo.
Do lado adversário, a cautela é quem aparece nas declarações.
– Não nos considero favoritos. Há muitos exemplos de time que eram favoritos, como o Liverpool e o Sevilla, e que foram eliminadas por equipes teoricamente inferiores. Não nos sentimos superiores aos nossos adversários, e vamos passo a passo até ao nosso objetivo – afirmou o técnico André Villas-Boas, que pode ter o Villarreal no caminho na semifinal.
Veja as prováveis escalações:
Spartak Moscou: Dikan, Makeev, Rojo, Suchy e K. Kombarov; McGeady, Ibson, Rafael Carioca e D. Kombarov; Alex; Welliton.
Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi e Pereira; Guarín, Fernando e João Moutinho; Valera, Hulk e Falcão García.
Villarreal e Benfica buscam administrar boas vantagens; Braga pega o Dínamo
Depois da goleada por 5 a 1 na partida de ida, no estádio El Madrigal, o Villarreal chegou com confiança para também garantir sua vaga na semifinal contra o Twente, às 16h05 (de Brasília). Não é para menos. Para reverter o resultado, o atual campeão holandês precisa vencer pelo placar de 4 a 0 ou por cinco ou mais gols de diferença, mesma situação do Spartak.
Salvio, ao centro, comemora gol no jogo de ida:
O atacante brasileiro Nilmar, que marcou dois gols na vitória da semana passada, está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos Assim como o meia Santiago Cazorla. Além deles, o técnico Juan Carlos Garrido não poderá contar com Gonzalo Rodríguez, Marcos Senna, Ángel López e Xavi Oliva, lesionados. Quem avançar encara o vencedor de Porto e Spartak.
Também no mesmo horário, na Holanda, mas em Eindhoven, o Benfica encara o PSV vindo de uma goleada por 4 a 1 em casa.
– Espero um PSV diferente do da semana passada. Vão jogar ao ataque e à procura de gols, por isso teremos que ser cuidadosos em certos períodos. Vamos defender a vantagem com muito cuidado; jogando como de hábito, ainda que de uma forma ligeiramente diferente – contou o técnico encarnado, Jorge Jesus.
Caso avance, a equipe do brasileiro Luisão pode ter uma inédita semifinal portuguesa contra o Braga, que empatou por 1 a 1 com o Dínamo de Kiev, na Ucrânia.
Confira os jogos de volta das quartas de final:
*Horários de Brasília
Quinta-feira
14h – Spartak Moscou x Porto (1 x 5)
16h05 – PSV x Benfica (1 x 4)
16h05 – Twente x Villarreal (1 x 5)
16h05 – Braga x Dínamo de Kiev (1 x 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário