Por Espn Brasil - Postado por Abraao Na Rede
A rotina na Gávea mudou e os novos dirigentes do Flamengo
desejam sinalizar isto ao mercado. O acerto de um novo patrocínio logo
nos 20 primeiros dias de gestão foi encarado como mais um sinal. Os
pagamentos de impostos, salários e outras dívidas pendentes foram outros
recados. Internamente, o clube acredita que a mensagem
vem sendo assimilada e, aos poucos, investidores enxergam o Flamengo
com outros olhos. O objetivo é fazer com que sentar-se à mesa para
negociação de contratos e acordos torne-se tarefa mais fácil. Limpar a
imagem deixada pela antiga gestão é uma preocupação da atual diretoria.
A nova agenda rubro-negra para dar vida aos planos está estipulada.
Os planos são traçados semanalmente, na sede social do clube. Às
segundas, pela manhã é a vez de um encontro entre os diretores
profissionais de todos setores rubro-negros. Marcelo Corrêa,
diretor-geral, Marcelo Vido, diretor de esportes olímpicos, Fred Luz,
diretor de marketing, são alguns participantes. Geralmente atarefado com
atividades do dia a dia do futebol, Paulo Pelaipe, executivo da área, é
convidado a comparecer quando possível. No papo, metas são estipuladas,
a integração dos departamentos acertada e o resultado analisado. Horas
depois, à noite, também na Gávea, novo encontro, mas desta vez dos
vice-presidentes com o mandatário, Eduardo Bandeira de Mello. O tema da
conversa é, invariavalmente, o retorno dado pelos diretores a cada
vice-presidente respectivo.
“Uma empresa do porte da Peugeot jamais iria se associar a um clube
de futebol anteriormente. Os patrocinadores estão se associando agora
porque estamos colocando o Flamengo em outro patamar de ética e moral.
Nunca vamos conseguir ser o melhor time do mundo se não resgastarmos a
nossa credibilidade”, disse o presidente do clube, Eduardo Bandeira de
Mello, durante a apresentação do patrocínio da Peugeot.
Os dois maiores exemplos de tentativas de distanciamento da
antiga postura do clube talvez estejam no próprio futebol e no
marketing. No primeiro, a cúpula do departamento, até por não ter
condições financeiras no momento, decidiu não participar
de leilões que pudessem onerar o clube por muito tempo. O primeiro
grande episódio com este simbolismo foi a desistência por Robinho logo
na primeira reunião com dirigentes do Milan. Tão logo soube do valor
necessário, o vice de futebol do clube, Wallim Vasconcellos, descartou
qualquer tipo de investida.
No marketing, tudo ocorre sob a batuta de Luiz Eduardo
Baptista, o Bap. Presidente da Sky no Brasil e com largo conhecimento
sobre o mercado publicitário, o executivo é o responsável pela condução
das negociações para exposição da marca Flamengo. Sob seu teto opera
agora o novo diretor de marketing, Fred Luz. Integrante da Chapa Azul
durante a eleição, Luz ajudava o executivo João Henrique Areias, então
cotado para a vaga
de direção executiva do marketing. Depois de discordâncias com Bap,
Areias deixou o clube. Fred Luz assumiu sua função e toca o dia a dia
sob a coordenação de Luiz Eduardo Baptista. Neste segmento, o clube
rompeu com qualquer diretiva do departamento antigo, alvo de grande
parte das críticas à gestão da ex-presidente Patricia Amorim.
“Em relação a projetos de marketing anteriores, vou deixar para trás
porque não fiz parte dessa gestão. 39 milhões já têm opinião sobre isso.
A campanha de tijolinhos é uma ótima ideia, mas no marketing, como na
vida, você tem de fazer as coisas um dia sim e no outro também. As
coisas têm de ter constância e consistência. A campanha dos tijolinhos é
um exemplo disso. Cresceu, estabilizou e mingou. É uma ótima ideia que
deveria ser usada em caráter permanente”, analisou Bap.
Nesta área, Bap também trabalha para apresentar um novo modelo de programa
de sócio-torcedor, um dos entraves para que a negociação entre o clube,
Traffic e Ronaldinho desse certo na antiga gestão. O clube busca
inspiração em modelos bem-sucedidos, como os encontrados no Sul do país,
com Internacional e Grêmio. Durante o evento do novo patrocinador, o
dirigente garantiu ter conversas adiantadas sobre o assunto e espera
apresentar novidades em breve. A diretoria está ciente da possibilidade
de ver os montantes de suas novas parcerias congelados pela Justiça. Mas
até nisso se esforça para passar outra imagem.
“As penhoras são instrumentos legítimos de quem as conseguiu na
Justiça. Não tenho nada falar sobre elas. Não questiono. O que for
definido pela Justiça, cumpra-se. Só nos cabe trabalhar duro para
melhorar a situação do Flamengo”, afirmou Luiz Eduardo Baptista.
Com a nova agenda, o Flamengo busca trilhar novos caminhos. Mas
somente com o alcance de bons resultados é que dirá se o clube, enfim,
consegue se afastar de passado tão conturbado.
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