terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fla vai ter um 'santuário' para adorar o Mundial de 1981'

Por O Dia - Postado por Abraao Na Rede

O maior time da história do Flamengo ficará para sempre na memória e em breve os torcedores terão um ‘santuário’ para visitar, adorar e agradecer a Zico & Cia pela conquista da Libertadores e, principalmente, do Mundial de Clubes, que completa 30 anos amanhã.

Sem data para inauguração em 2012, o Museu do Flamengo, na Gávea, terá um espaço só para exaltar o time responsável pelas maiores conquistas do clube. Dentro do setor chamado Era Maracanã, os rubro-negros poderão entrar no setor ‘Monstros Sagrados’ e ver os troféus do Mundial e da Libertadores, camisas, faixas, bola e gols, além
de objetos pessoais dos craques. O lugar é visto como uma obrigação.

“Não pode colocar o Flamengo de 81, que dava show, junto aos times do tricampeonato de 40 e 50. Nenhum clube carioca alcançou esse feito. O Mundial é só desse Fla. Esse título não é igual aos outros. Até então, só o Santos do Pelé tinha sido campeão do mundo. Foi uma quebra de paradigma”, explicou Marcos Eduardo Neves, um dos três curadores do museu ao lado de Roberto Assaf e Paulo Vinícius Coelho.

Mesmo que no futuro o Mais Querido volte a conquistar a Libertadores
e o Mundial, os heróis de 81 seguirão com seu ‘santuário’. É o que garante o diretor do museu, Mauro Chaves.

“Será uma espécie de Panteon. Mesmo que o clube seja campeão de novo, esse time de 81 sempre será lembrado e festejado. Foi um time inesquecível no mundo inteiro. Merece. Vamos contar a saga dessa conquista, envolve mais do que o título”, afirmou Mauro.

Zico terá destaque no ‘santuário’. O Galinho vai doar parte de seu acervo para o museu. “Os próprios jogadores de 81 idolatram o Zico, sabem que são grandes, mas coadjuvantes. Ainda não decidimos
como será exposto”, explicou Mauro.

O espaço dedicado a 81 é nobre, mas não vai ofuscar os outros setores. “Será um santuário, mas o museu vai ter atenção igual, todos vão se divertir. O primeiro andar é do futebol, o segundo é mais sobre a história, a evolução das cores, os esporte olímpicos”, disse Marcos.

Nenhum comentário: