quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Promessas dividem sonho e pressão de jogar no Fla: ‘Precisa ter paciência’

Por GloboEsporte.com - Postado por Abraao Na Rede

Integrados ao profissional, Rafinha e Rodolfo treinam duas vezes entre titulares e revelam alegria com possibilidade de estrear no time principal
No Flamengo, romper a linha tênue entre ser promessa da base e jogar no profissional inspira cuidados e paciência. As apostas da vez são Rafinha e Rodolfo, ambos com 19 anos. Integrados à pré-temporada, eles dividem o mesmo quarto na concentração e também o mesmo o sonho: estrear pelo clube que tem o lema de que craque se faz em casa. Faz mas também se cobra.
- A mudança da base para o profissional tem todo um processo de adaptação, é outro estilo de jogo. Vamos amadurecer e evoluir com o tempo. É muito diferente, precisa ter paciência. Há tempos esperava essa oportunidade, pois treinava e voltava, agora estou fazendo a pré-temporada. É muito gratificante treinar com os jogadores que até pouco tempo eu via na televisão – disse o atacante Rafinha.
Nascido no Maranhão, Rafinha logo foi com a família para Brasília e passou a jogar futebol. Há quatro anos, chegou ao Rio para defender o CFZ e, depois, se transferiu para o Flamengo. Agora, enfrenta o desafio, com um enredo conhecido: apoio da família e sonhos.
- Vou treinar para dar o meu melhor. Quando fizer minha estreia pelo profissional, será a sensação de um sonho realizado, pois sou rubro-negro, assim como toda minha.
Tenho que trabalhar forte – completou Rafinha.
Meia, canhoto e com os mesmos 19 anos de Rafinha, Rodolfo também ganhou sua chance. Realiza a pré-temporada com o grupo principal. E tem uma receita que pode dar certo.
- É chegar devagar, fazer o simples, dar um toque ou outro de lado e correr bem, correr certo. Se der para fazer um golzinho aí conquista a galera – disse Rodolfo.
Nascido em Mesquita, na Baixada Fluminense, o jogador chegou ao Flamengo em março do ano passado, depois de disputar a Copa São Paulo de Juniores pelo Internacional. Antes, teve uma passagem sem sucesso por Portugal e, antes de acertar com o Colorado, treinou no Madureira.
Tanto Rodolfo como Rafinha participaram da Copinha nas últimas semanas, mas não foram bem, e o time acabou eliminado.
- Conversei com o Rafinha e disse que é a nossa hora. Não fizemos um campeonato bom na Copinha, mas chegou a chance no profissional. Ele esperava essa chance desde o título da Copinha de 2011, não veio, mas agora treinou entre os titulares. É agarrar para não soltar mais. É uma chance que aparece uma vez na vida. Estamos tranquilos, temos de tentar fazer um bom treino. Se o Dorival gostar, se conseguir ficar, ótimo – completou Rodolfo.
Na temporada passada, Dorival Júnior até apostou em alguns jovens como Adryan, Mattheus, Nixon, entre outros, mas sempre destacando o cuidado para não queimar as jovens promessas. Nos últimos treinos, Rafinha e Rodolfo apareceram como titulares na movimentação do Ninho do Urubu.
- Seja como titular, no banco, temos que estar preparados – destacou Rafinha.
A dupla divide quarto no hotel que serve de concentração para o grupo principal. Além da pressão natural a um jogador do Flamengo, eles também sofrem internamente.
- Subir junto com ele foi muito bom. Como um grupo novo está se formando no profissional, fico até sem graça de chegar sozinho. Chegando com ele fico mais tranquilo. Se alguém me zoar, vai zoar ele também. Os caras ficaram falando que ele tinha moicano e agora está com a cabeça raspada. Fiquei quietinho na minha – brincou Rodolfo.
O meia fala sobre o amigo Rafinha, e também sobre o seu futebol:
- Rafinha é um jogador muito rápido, arisco, tem alegria nas pernas. Pode jogar a bola na frente que ele vai voar. A perna dele chega a bater nas costas, você nem vê passando (risos). Eu vou pelas beiradas, mas sou de arriscar também. Se abrir, eu chuto. E tão tenho medo de arriscar para o gol. Se tiver que dar passe de letra, eu tento também.

Nenhum comentário: