sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

De volta ao Fla, Alex Silva foge de polêmica e se diz arrependido: 'Errei'



Reintegrado ao grupo do Fla, zagueiro diz que se precipitou ao sair em 2012 e quer cumprir todo o contrato: ‘Quero ficar até o fim’

Por Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Alex Silva está de novo no Flamengo. E agora quer ficar até o fim do contrato, em junho de 2014. Única “cara nova” que se reapresentou para a pré-temporada nesta quinta-feira, o zagueiro está cheio de planos para retomar sua trajetória no clube. Quer reconquistar espaço no grupo e no time titular. Quer ganhar títulos com o Rubro-Negro, a confiança da torcida e novas chances na seleção brasileira. Copa das Confederações e Copa do Mundo estão nos planos, mas primeiro pretende jogar em alto nível e erguer taças vestido de vermelho e preto.
- Eu me arrependo de certas atitudes, mas sou ser humano. Eu me arrependi de sair da forma como foi, houve precipitação da minha parte. Não é porque estou voltando ao Flamengo que estou falando isso, não faço média. Mas poderia ter tido mais paciência, uma conversa melhor com a antiga administração. Não fui o errado na história. Mas é passado. Espero que a torcida me entenda. Se alguém está magoado, que lembre que sou ser humano e que todo mundo erra. Errei, espero que a torcida entenda e possa me apoiar. Juntos, vamos lutar por títulos pelo Flamengo.
Contratado em julho de 2011, o zagueiro, de 27 anos, teve uma passagem curta e tumultuada pelo clube. Chegou para ser titular absoluto de Vanderlei Luxemburgo e ajudou o time a conquitar a vaga na Libertadores de 2012. Após a virada do ano, no entanto, ficou tudo de cabeça para baixo. Alex foi afastado após se recusar a viajar à Bolívia para a partida contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores, há um ano. Ele reclamava de luvas atrasadas, que somariam R$ 250 mil, e entrou com ação na Justiça para deixar a Gávea. Tinha o ex-vice de finanças Michel Levy como desafeto. Levy chegou a chamá-lo de “bichado” quando o jogador fez cobranças públicas. Depois de uma longa novela, as partes chegaram a um acordo e Pirulito retirou a ação. Em troca, teve sua saída facilitada.
Ouvi só coisas boas do presidente, da nova administração, do Paulo Pelaipe (diretor de futebol). Vi que estão com boas intenções, realmente essas pessoas querem fazer o Flamengo voltar a pensar grande. Quero fazer parte desse projeto"
Alex Silva
Rumou para o Cruzeiro, mas por lá quase não jogou. Depois de três partidas, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, passou por cirurgia e perdeu a temporada inteira. Na reta final da recuperação, encerrou o vínculo com a Raposa e se preparou para voltar ao Flamengo, agora sob a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello.   
- Estou muito feliz. Primeiro pelo interesse da nova diretoria no meu retorno, mostraram boa vontade. Mostraram que querem contar comigo para a temporada de 2013. Chego bastante motivado depois do período no Cruzeiro. Voltei motivado e feliz por vestir novamente a camisa do Flamengo, que é muito forte. Quero a partir de agora ficar no Flamengo até o fim do meu contrato. Ouvi só coisas boas do presidente, da nova administração, do Paulo Pelaipe (diretor de futebol). Vi que estão com boas intenções, realmente essas pessoas querem fazer o Flamengo voltar a pensar grande. Quero fazer parte desse projeto. São pessoas sérias.
Alex diz que o joelho esquerdo está forte. Forte também é a disposição para ganhar um lugar no time. O técnico Dorival Júnior terminou a temporada passada com Renato Santos e González como titulares da zaga. 
- Ninguém é titular, ainda mais em se tratando de pré-temporada. Às vezes você termina o ano bem e na volta aos treinos tem de matar um leão por dia. Aqui não vai ser diferente. Respeito os jogadores que aqui estão. Voltei para ajudar.
O discurso comedido mostra que Alex Silva agora foge de polêmicas. Ele diz que não perdeu a personalidade forte, a mania de dizer o que está na cabeça. Mas, pelo menos por enquanto, só pensa em jogar bola.
- Hoje, meu foco é não polemizar, é não ter problemas na carreira. Só quero jogar futebol em alto nível no Flamengo.
Abaixo, o internauta confere os principais trechos da entrevista:
Reencontro com o grupo
- Mudou muita gente, mas tive a felicidade de jogar com o Cleber Santana no Vitória e no São Paulo. Tem o Muralha, Thomás, meninos que já estavam, Felipe, Léo Moura, Renato. E os jogadores novos que me receberam bem.
Conversa com Dorival Júnior
- O Dorival já me conhece, não tive a oportunidade de trabalhar com ele, mas o admiro como treinador, é muito inteligente. Quando ele estava no Inter, também me queria lá. É um cara competente, vitorioso, educado. Espero poder ajudá-lo em campo.
Rejeição da torcida
- Alguns ficaram magoados, porque no futebol nem sempre vão saber a verdade. A torcida tem o direto de ficar chateada, respeito, mas nunca vai saber o que realmente aconteceu. Em alguns mometnos você tem de omitir. Quando falei a verdade, prejudiquei a minha carreira. É bom deixar claro que tive outros clubes interessados no meu futebol, sondagens chegaram ao Flamengo, mas estou voltando para ficar. Estou voltando para realmente honrar a camisa do Flamengo, até porque é outra administração, uma administração séria, que vai dar o suporte para que a gente brigue por títulos e volte à Libertadores. A minha primeira passagem não foi ruim, conquistamos a vaga na Libertadores. Se houve problemas fora do campo, é passado. Espero que a torcida me entenda, não foi falta de respeito com torcecedor, mas sim uma coisa profissional.
Se houve problemas fora do campo, é passado. Espero que a torcida me entenda, não foi falta de respeito com torcecedor, mas sim uma coisa profissional."
Alex Silva
Arrependimento
- Eu me arrependo de certas atitudes, mas sou ser humano. Eu me arrependi de sair da forma como foi, houve precipitação da minha farte, parte de advocacia. Não é porque estou voltando ao Flamengo que estou falando isso, não faço média. Mas poderia ter tido mais paciência, uma conversa melhor com a antiga administração. Não fui o errado na história. Você vem de clubes que cumprem compromisso e quando não é correspondido acaba assustado. Mas é passado. Espero que a torcida me entenda. Se alguém está magoado, que lembre que sou ser humano e que todo mundo erra. Errei, espero que a torcida possa entender e me apoiar. Juntos, vamos lutar por títulos pelo Flamengo.
Salários atrasados no Flamengo
- Pelo que vi da nova administração, o interesse em contar comigo já conta muito. Sobre atraso de salário prefiro não comentar. Quem deixou foi a última administração, eu era jogador do Cruzeiro. O importante é daqui para frente. Hoje, meu foco é não polemizar, é não ter problemas na carreira. Só quero jogar futebol em alto nível no Flamengo. Neste ano de 2013 vou procurar não falar muito, mostrar meu potencial, e brigar por títulos. Quero fazer de 2013 o meu ano.

Condição física
- Muito boa. Ouvi comentários, existem pontos de interrogação, gente dizendo que o Alex não vai ser mais o mesmo. Mas a medicina avançou muito, o Cruzeiro me deu todo o suporte, tenho de agradecer ao Cruzeiro, que me devolveu bem ao Flamengo. Fiz testes na reapresentação com o doutor Runco (José Luiz Runco), com o Pavanelli (Cláudio Pavanelli, fisiologista), viram que a coisa está boa, a perna está firme. Estou feliz por estar bem, recuperado, e por poder fazer a pré-temporada com o grupo. E agora meu pensamento é dentro do campo. Voltar a ser o Alex Silva do São Paulo, da Seleção, dentro do campo.
Disputa pela vaga de titular
- Encaro com naturalidade. Ninguém é titular, ainda mais em se tratando de pré-temporada. Às vezes você termina o ano bem e na volta aos treinos tem de matar um leão por dia. Aqui não vai ser diferente. Respeito os jogadores que aqui estão. Voltei para ajudar. Independentemente de ser titular ou reserva, quero ajudar o Flamengo.
Qualidade do elenco e necessidade de reforços
- Reforços sempre são bem-vindos. Seja no Flamengo, no Corinthians, que ganhou o Mundial, no São Paulo, campeão da Sul-Americana. Acho que o ponto forte é que a nova diretoria está no caminho certo pelo que ouvimos deles e nos deixaram felizes e satisfeitos. Isso já conta muito. Antes de falar de reforços, temos primeiro de resolver o problema Flamengo, as pendências. Isso tem de se resolver, foram os jogadores que ficaram da temporada passada, mas depois vão pensar em reforços. Os jogadores que estão aqui são grandes jogadores. Tem Liedson, Ibson, Léo Mora, Renato. Acho que para começar o Carioca o time está bem servido. A diretoria já deve estar conversando com alguns nomes. Nós estamos começando a pré-temporada, e esse grupo tem de fazer um bom Carioca para ganhar moral para a Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.
Volta à Seleção
- Meu primeiro projeto é ajudar o Flamengo a ganhar um título. E o Carioca é o primeiro objetivo. Quero ajudar o Flamengo e voltar a jogar em alto nível. O segundo objetivo é a seleção brasileira. E o Flamengo pode fazer com que eu possa retonar, um clube grande, com camisa. Não perde para nenhum clube grande do cenário brasileiro.
Sonho de jogar pelo Fla no Maracanã
- Vai ser realizado. É o sonho de qualquer jogador de futebol jogar no Maracanã lotado com a torcida do Flamengo a favor. Espero ter essa oportunidade, não só de jogar, mas de disputar um título. O que marca a carreira de um jogador num clube são quadros de títulos, títulos na parede. E quero deixar isso no Flamengo até o fim do meu contrato.

Nenhum comentário: