sábado, 24 de novembro de 2012

Clima de amistoso e pouco público: caso raro no duelo Vasco x Flamengo

Jogadores se recusam a encarar clássico deste sábado, no Engenhão, como mero cumprimento de tabela do Campeonato Brasileiro

Por GloboEsporte.com - Postado por Abraao Na Rede

Juninho pernambucano vasco renato flamengo (Foto: Ide Gomes / Agência Estado) 
Juninho e Renato se enfrentam no primeiro turno
do Brasileiro (Foto: Ide Gomes / Agência Estado)
Rivalidade sempre foi o sinônimo de Vasco x Flamengo. Mas neste sábado, o clássico que costuma mobilizar o Rio de Janeiro e o Brasil será um mero cumprimento de tabela. A situação é rara no histórico de um confronto que terá sua edição de número 356. Por isso, tanto em São Januário quanto na Gávea, o pensamento é valorizar ao máximo o novo duelo, mesmo que as duas equipes não tenham qualquer objetivo prático no Campeonato Brasileiro a não ser levar a melhor sobre o rival mais uma vez.
- Sempre vai ter esse clima. Dentro de campo, qualquer amizade fica de lado e defendemos a camisa e o orgulho. Passa a ser um clássico decisivo, como se fosse final. É sempre gratificante jogar uma partida assim - afirmou o volante Nilton, do Vasco.
Desde o ano 2000, Vasco e Flamengo fizeram semifinais e finais de turnos do Campeonato Carioca, decidiram o título estadual e também da Copa do Brasil, todos com confrontos de grande apelo de público. Entretanto, protagonizaram poucos clássicos com estádio quase vazio. Em 2002, menos de 800 torcedores assistiram a uma partida pelo Carioca, realizada na Rua Bariri. No mesmo ano, pouco menos de 6 mil acompanharam o duelo no Maracanã.
Em 2006, quando as duas equipes estavam evolvidas na final da Copa do Brasil, o clássico pelo Brasileirão atraiu apenas 7.474 torcedores. Em 2012, menos de 11 mil pessoas foram ao Engenhão no duelo válido pela fase de classificação da Taça Rio. Para o jogo deste sábado, menos de 3 mil ingressos foram vendidos.
Mesmo assim, os jogadores envolvidos se recusam a enxergar o clássico como um amistoso. Ramon, que desde que deixou o Vasco, em 2011, vem sendo alvo de hostilidades da torcida, encontrou no Flamengo uma maneira de responder. No primeiro turno, nasceu de um chute seu o gol marcado por Vagner Love que deu a vitória por 1 a 0 aos rubro-negros.
- Considero como uma final, um jogo importante. Está valendo título para mim. Como ganhamos o primeiro jogo, quero ganhar o segundo para que a gente saia invicto contra eles no Brasileiro. E motivação não falta para mim nesse jogo. Todos sabem que é o jogo que eu mais quero jogar no ano - destacou.

Nenhum comentário: