O empate em 3 a 3 com o Madureira, no último domingo, complicou o Flamengo na Taça Rio, mas não tirou do clube o rótulo de invicto na temporada. Ao todo, são 16 jogos oficiais sem perder. Porém, no horizonte do Campeonato Carioca, o time soma 14 partidas sem derrotas. São 10 vitórias e quatro empates até o momento.
Em efeito de comparação com as melhores campanhas do torneio desde 1996, quando o próprio Flamengo foi o último time a conquistar a competição de forma invicta, os números mostram um pouco dos motivos que envolvem a reclamação da torcida
quanto ao baixo rendimento rubro-negro nos últimos jogos.
Em 1996, o Flamengo teve uma campanha inquestionável. Foram 22 jogos, com 18 vitórias e quatro empates. Na época, com 14 jogos, o time tinha vencido 12 partidas e empatado em duas ocasiões. O regulamento da edição previa a competição com 12 times, todos contra todos em turno e returno (11 rodadas cada turno). O campeão da Taça GB faria a final contra o campeão da Taça Rio (o Flamengo venceu os dois turnos e foi campeão).
No ano seguinte, 1997, o Botafogo foi campeão carioca com uma bela campanha.
Em uma competição com 12 times no primeiro turno, oito no segundo e seis no terceiro, os campeões do 1º e 2º turno ganhavam dois pontos extras cada (o Botafogo ganhou quatro, pois venceu ambos) e o vencedor do 3º turno não tinha benefício (Vasco). Na final, melhor de seis, o Botafogo entrou com quatro e o Vasco zerado. No primeiro jogo, o Vasco venceu e ficou 4 a 3 para o Botafogo. O time de General Severiano, no segundo, venceu, fez 7 a 3 e foi campeão estadual.
A campanha total teve 26 jogos. Foram 18 vitórias,
5 empates e 3 derrotas. Até o décimo-quarto jogo, o Botafogo venceu 13 jogos e só empatou em uma oportunidade. Apesar da queda de rendimento nas últimas partidas, o técnico Vanderlei Luxemburgo considera a pressão natural e sempre faz questão de relembrar a condição rubro-negra.
“Estamos em um momento diferente. Mesmo junto ao Coritiba como as únicas equipes invictas no futebol brasileiro, somos cobrados. É preciso entender que isso aqui é Flamengo. Vejo que tudo o que está acontecendo é normal”, explicou o treinador.
Mesmo invicto, nos bastidores existe um sentimento claro: apenas com o time voltando a
vencer e jogando bem as críticas irão diminuir e o Flamengo poderá seguir o seu trabalho na temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário