sábado, 23 de março de 2013

Jorginho estreia pelo Flamengo em seu maior desafio como técnico

Por GloboEsporte.com - Postado por Abraao Na Rede

Vinte e quatro anos após deixar o clube e seguir para o futebol alemão, Jorginho está de volta ao Flamengo. A camisa com o número 2 às costas deu lugar ao uniforme de treinador. Com oito anos de carreira - começou no América, em 2005 -, o tetracampeão assume um grande desafio. Algo que ele compara ao que viveu de 2006 a 2010 como auxiliar de Dunga na seleção brasileira. O Rubro-Negro é o quinto clube do treinador - antes, passou por América, Goiás, Figueirense e Kashima Antlers, do Japão. A estreia é neste sábado, contra o Boavista, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), pela segunda rodada da Taça Rio.

O Flamengo, depois da eliminação na semifinal da Taça Guanabara, estreou no returno com derrota para o Resende. Demitiu Dorival Júnior, sob alegação de falta de acordo financeiro, e fez uma aposta mais barata. O ex-lateral, no entanto, será cobrado e tem como primeira missão levar a equipe, pelo menos, à decisão da Taça Rio.

Dos últimos dez técnicos que comandaram o Flamengo (Joel Santana em duas oportunidades), apenas dois estrearam com derrota (Joel Santana em 2007 e Silas em 2010). Nas demais, foram seis largadas com vitória - Caio Júnior em 2008, Cuca em 2009, Andrade em 2009, Rogério Lourenço em 2010, Luxemburgo em 2010 e Joel Santana em 2012 - e dois empates (Ney Franco em 2007 e Dorival Júnior em 2012).

O Boavista estava invicto havia cinco partidas - sendo quatro vitórias - até cair diante do Macaé no último fim de semana. Para a partida, no entanto, o time tem desfalques importantes. A dupla de zaga cumpre suspensão automática, e outros três jogadores têm vínculo com o Flamengo e não poderão ir a campo. Entre eles, está Erick Flores, um dos destaques do time no estadual.
O árbitro Péricles Bassols apita a partida, auxiliado por Marcos Sivolella do Nascimento e Carlos Henrique Alves de Lima Filho. O SporTV exibe o jogo para todo o país, assim como o Premiere, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Boavista: o técnico Lucho Nizzo tem problemas na zaga, na lateral e no ataque. Realizou treinamentos durante a semana à procura de soluções e esboçou o time que enfrenta o Flamengo. O destaque é o volante Rômulo, cria do Fla, que será improvisado como zagueiro. O Boavista deve ir a campo com Vinicius; Leonardo, Rômulo, Bruno Costa e Paulo Rodrigues; Douglas Pedroso, Thiaguinho, Tony e Leandro Chaves; Max e Gilcimar.
Flamengo: Jorginho fez testes, testes e mais testes ao longo da sua primeira semana de trabalho no clube. Começou experimentando o 4-2-3-1, seu esquema favorito, mas no último treino usou o 4-4-2, o mais provável. No meio-campo, escalou Cleber Santana e - a maior novidade - Amaral. A formação deve ter: Felipe; Léo Moura, Wallace, Alex Silva e João Paulo; Amaral, Elias, Ibson e Cleber Santana; Rafinha e Hernane.
Boavista: são cinco desfalques. Os titulares da zaga, Gustavo e Jorge Felipe, cumprem suspensão automática por terem recebido cartão vermelho na última rodada, contra o
Macaé. O lateral-direito Everton Silva, o atacante Erick Flores e o zagueiro Marllon têm vínculo com o Flamengo e não poderão atuar por empecilhos contratuais.
Flamengo: o zagueiro Marcos González e o volante Victor Cáceres defendem Chile e Paraguai nas eliminatórias da Copa do Mundo e não jogam. O meia-atacante Rodolfo, que assinou um novo contrato, não teve sua situação regularizada e desfalca a equipe. Carlos Eduardo foi vetado por estar com febre e faringite, e Mattheus está de saída para o Juventus, da Itália.
 
Boavista: artilheiro da equipe com quatro gols, Gilcimar desbancou Somália, artilheiro do último estadual, e é o homem a ser marcado no Boavista. Com boa altura e porte físico, o atacante se destaca nas jogadas aéreas, mas gosta de surpreender o adversário como pivô, girando e batendo para o gol.
Flamengo: Rafinha começou o campeonato como destaque, chegando a ter a média mais alta das notas do GLOBOESPORTE.COM. Nos últimos três jogos, caiu de produção e teve desempenho apenas razoável. Contra o Boavista, no esquema 4-4-2, ele terá mais liberdade para se movimentar, já que não estará preso no lado esquedo.

Lucho Nizzo, técnico do Boavista: “É o jogo ideal para mostrar qualidade, pois será transmitido pela televisão. E isso vale também para o Flamengo, uma vez que eles estão com comissão técnica nova, e isso gera ainda mais vontade nos jogadores. Portanto, acredito num duelo empolgante, com as duas equipes jogando para frente”.
Jorginho, técnico do Flamengo: "É um time perigoso, que joga junto há muito tempo e mantém a estrutura e alguns jogadores, que vão durante um período do ano para o Duque de Caxias e depois voltam para o Boavista".
 
* A mais importante partida entre Flamengo e Boavista foi realizada no dia 27 de fevereiro de 2011, na decisão da Taça Guanabara, no Engenhão. Diante de 41.708 torcedores, o Fla venceu por 1 a 0, com um gol de falta de Ronaldinho Gaúcho aos 27 minutos do segundo tempo. Esta por sinal foi a única vez que as duas equipes se enfrentaram no Engenhão.
* A média de gols das partidas entre Flamengo e Boavista é de 2,71 gols por partida. Em sete confrontos, foram assinalados 19 gols.
* O Flamengo é o maior vencedor da Taça Rio, ao lado do Vasco. São oito troféus do segundo turno do Carioca, o último deles conquistado no ano retrasado, derrotando o Vasco nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal.
* Na história dos Campeonatos Cariocas, o Boavista disputou oito jogos no Engenhão, obtendo três vitórias, dois empates e três derrotas.
 
O Boavista levou a melhor na última partida contra o Flamengo. Pela primeira rodada da Taça Rio do ano passado, venceu por 2 a 1 no Moacyrzão. Depois de abrir o placar logo no início com Vagner Love, o Flamengo permitiu o empate nos acréscimos do primeiro tempo e sofreu a virada nos primeiros minutos da segunda etapa, em gol polêmico da equipe da Região dos Lagos. Renato Abreu e o goleiro Thiago Shimidt foram expulsos aos 44 minutos do segundo tempo. O Fla de Joel Santana teve: Felipe, Rafael Galhardo, Wellinton, David Braz e Junior Cesar; Willians (Maldonado), Botinelli (Negueba), Muralha e Renato Abreu; Deivid (Diego Maurício) e Vagner Love. O Boavista jogou com: Thiago Shimidt, Sheslon, Bruno Costa, Luiz Alberto e Julio César; Paulo Rodrigues, Leandro Teixeira, Tony e Thiaguinho (Leo Faria); Ernani (Marlon) e Somália (Fabio Braz).

Nenhum comentário: