segunda-feira, 4 de março de 2013

Zico: ‘Vejo o Flamengo sempre como torcedor’

Por Radio Tupi - Postado por Abraao Na Rede

Ídolo Rubro-Negro falou com exclusividade à Super Rádio Tupi
Este domingo é dia de festa para a Nação Rubro-Negra, e deveria ser para todas as outras torcidas também. Em um país tão carente de ídolos, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, como é chamado desde pequeno, completa 60 anos com uma grande bagagem nas costas. O caçula dos 6 filhos do alfaiate José Antunes Coimbra e de Dona Tidinha, ele ganhou o apelido por conta do seu tamanho: era chamado de Arthurzinho, Arthurzico, até que teve o apelido abreviado por uma prima e virou Zico, a alcunha que o acompanha até hoje e que é quase um sinônimo de vitórias e glórias. Tinha apenas 14 anos e um sonho: jogar com a camisa 10 do Flamengo, amor herdado do pai. Quase foi parar no América-RJ, mas sorte sorriu para ele, e o pequeno e sempre magricelo Zico foi parar na Escolhinha do Flamengo, indicado pelo radialista Celso Garcia. Ainda era apenas um moleque quando roubou a cena em uma incrível goleada por 14 a 1, marcando 9 gols. Era tudo uma questão de tempo até ele subir o túnel do Maracanã. Em 1971, juvenil nas categorias de base do Rubro-Negro, marcou seu primeiro gol diante da torcida que o reverencia até hoje. Para todo Flamenguista, este domingo, dia 3 de Março, é dia de gritar mais do que nunca: “O Zico é o Nosso Rei!”
Casado com Sandra e pai de Junior, Bruno e Thiago, o ex-jogador evita comparações entre a vida pessoal, e a vida de esportista, mas atribui grande parte do seu sucesso profissional a toda estrutura familiar que teve desde pequeno, e também à sua esposa. Ídolo no Flamengo, Zico sempre foi um apaixonado pelo clube que o projetou para o resto do mundo, em exclusiva para a Super Rádio Tupi ele afirma que tudo o que ele passou dentro do Rubro-Negro, sentiu como um torcedor, mesmo nos maus momentos.
“No fundo o momento é um só (ser jogador, dirigente ou torcedor). É ser torcedor, é você ser apaixonado por um clube que eu aprendi a amar graças ao amor que o meu pai tinha. Meu pai fez com que todos os filhos amassem o Flamengo, adorassem o Flamengo. Ele era um apaixonado, foi um dos primeiros sócios-proprietários do clube, e cada filho que nascia, ele comprava um uniforme inteiro do Flamengo. Aquela coisa de Flamengo dentro de casa, lógico que a gente começou a viver dessa forma, então eu sempre me vi como torcedor, mesmo jogando, muitas vitórias que eu tive jogando, eu sentia como torcedor porque tinha visto derrotas contra alguns adversários antes, então é difícil a gente separar isso, então eu vejo o Flamengo sempre como torcedor.”
Em 1981, o Flamengo viveu a “Era Zico”: Após se sagrar Campeão Brasileiro em 1980, o Rubro-Negro se classificou pela primeira vez para a Libertadores da América, foi campeão daquela edição após vencer o chileno Cobreola, em um dos momentos mais memoráveis da vida de Zico. Para ele, aquela foi a vitória do “futebol arte” sobre a violência.
“O jogo da final do Cobreloa (é o mais marcante), aquela competição foi muito dura. Enfrentamos um adversário na final muito violento, que não se preocupava tanto em jogar futebol como a gente, e era a vitória da arte contra a violência. Então a gente chegou numa final e eu fiz os dois gols, mas o segundo, de falta, é um dos gols que eu mais gosto, sempre cobranças de falta. Marcou muito por isso, porque ali decretava a vitória, a conquista, que até aquele momento seria a mais importante do Flamengo, da história do clube, e a vitória do futebol arte, de um time que fez por onde estar consagrado, um time de muita qualidade, com muitas opções, jogadores que surgiram da base do Flamengo, é bacana, a gente que cresceu junto, viveu os momentos difíceis, e os momentos de glória juntos, e poder chegar naquele ponto, daquela conquista. Então considero aquele momento o mais importante da minha carreira.”
O maior ídolo da história do Flamengo, o Galinho de Quintino, que também é ídolo no Japão, no Kashima Antlers, marcou 539 e fez 826 pelo Rubro-Negro, seu time de coração. Conquistou o Brasil, as Américas e o Mundo, deixando uma legião de fãs e admiradores ao redor de todo o planeta. Parabéns pelos 60 anos Zico! Seus fãs comemoram!

Nenhum comentário: