quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exclusivo: Eduardo Bandeira de Mello fala sobre patrocínios, Adidas e reforços

Por Yahoo - Postado por Abraao Na Rede

Presidente do Flamengo elogia trabalho feito nos primeiros quatro meses e acredita no título brasileiro
Um ótimo começo de temporada, derrotas dentro de campo, vitórias fora dele, descobrimento de uma dívida assustadora e uma pespectiva de um futuro muito feliz. No próximo dia 2, Eduardo Bandeira de Mello completa apenas quatro meses como presidente do Flamengo, mas, mesmo assim, já viveu muitas situações diferentes no clube. Em entrevista exclusiva ao Yahoo!Esporte Interativo, Bandeira analisou sua gestão até agora, falou sobre patrocínio e projetou bons resultados para o Campeonato Brasileiro.
Sem saber que seria candidato à presidência do Flamengo poucos dias antes da eleição, o funcionário do BNDES não desconfiava que sua vida estava para mudar em poucos meses. Hoje, Bandeira tem um dos empregos com mais pressão do Brasil. Tendo que agradar 40 milhões de pessoas, o dirigente acredita em uma mudança brusca no clube e confia no apoio da torcida para isso: “A torcida do Flamengo é formada por pessoas inteligentes, que entendem perfeitamente que não adianta a gente repetir erros”.
Neste mês, a diretoria do Flamengo divulgou que a dívida rubro-negra chega a R$750 milhões. Eduardo admitiu que ela assusta, mas se mostrou confiante e contou o que time da Gávea vai fazer a curto prazo para driblar a situação financeira delicada e voltar a brigar por todos os títulos que disputará.
Confira a entrevista completa:
Como você vê o balanço do trabalho feito até aqui?
Dia 2 de maio nós vamos completar 4 meses desde que assumimos. A situação, como vocês estão acompanhando, não é nada fácil. O clube está passando por uma série de dificuldades, mas nós conseguimos também algumas vitórias, principalmente fora de campo. O clube está mais organizado, já sabemos exatamente quanto devemos e nos concentramos principalmente em resgatar a dignidade e a credibilidade do Flamengo. Procuramos pagar os nossos compromissos . Conseguimos as Certidões Negativas de Débito, que vão abrir caminhos para que o Flamengo possa trilhar novos rumos e alcançar outro patamar.
Você tem percebido uma mudança de comportamento da torcida, deixando um pouco de lado o pensamento de resultado, para olhar para o futuro?
Com certeza. A torcida do Flamengo é formada por pessoas inteligentes, que entendem perfeitamente que não adianta a gente repetir erros do passado e deixar de lado os nossos compromissos. A torcida comprou a ideia de que precisamos nos resgatar, parar de ser taxado de clube mau pagador e essa é a receita para que possamos nos recuperar e investir em um time vencendor.
O que mais te assustou quando chegou ao Flamengo, em relação à herança das gestões passadas?
Nós não tínhamos ideia do tamanho da dívida, mas sabíamos que ela era muito grande e tínhamos muitas contas vencidas. Nós estávamos na iminência de perder o parcelamento da Timemania, o que seria uma tragédia. Então, nossa primeira postura desde que assumimos seria de priorizar essa questão dos pagamentos e tivemos o apoio dos torcedores. Como eu disse, a torcida do Flamengo é inteligente e não se ilude com falsas promessas.
Como o Zico tem participado da gestão?
O Zico participa informalmente, já que não é funcionário do clube. Ele é um rubro-negro, é a principal figura da história do Flamengo que está nos presenteando com essa ajuda que ele nos dá sempre que necessário. Ele faz parte de um conselho gestor do futebol. Está acima de todos nós. Todas as vezes que nós, dirigentes, precisamos de uma opinião vinda de cima, chamamos o Zico.
Qual a participação que você espera da base para ainda este mandato?
A base é fundamental. Eu acho que a principal vertente da nossa diretoria no futebol será a valorização da categoria de base. Foi a partir dela que nós conseguimos os principais títulos da história do Flamengo. Sempre fomos formadores de jogadores e, muitas vezes, deixamos esses jogadores irem embora. O que nós pretendemos é que eles fiquem, todas as vezes que isso aconteceu, os resultados foram ótimos, fomos campeões brasileiros, sulamericanos e mundiais dessa forma. Então, a ideia é dar todo apoio às categorias de base. Vamos concluir o CT para que a gente possa ter um acompanhamento permanente desses garotos. Sempre gostei de acompanhar a base quando torcedor e vou continuar fazendo isso. Vai unir o útil ao agradável.
Qual o planejamento para o CT, agora que a verba que a Ambev daria foi suspensa?
Nós vamos encontrar um caminho. A Prefeitura já sinalizou que vai nos ajudar e a gente continua em negociações com a Ambev, pode ser que nós encontremos um caminho. Se não for de uma maneira, será de outra. A conclusão do CT é prioridade, inclusive os recursos de incentivos fiscais podem ser direcionados para a sua construção. Nós vamos encontrar uma maneira. Muito em breve, os torcedores do Flamengo vão se orgulhar de ter um CT em nível internacional.
Em que medida o Sócio-Torcedor pode ajudar o Flamengo nessas mudanças e em outros setores?
O recurso do sócio-torcedor será todo investido no futebol. Então, ele é o principal veículo através do qual o torcedor do Flamengo ajuda o seu clube. Quem quer acelerar esse processo de recuperação do Flamengo, por favor, entre de sócio-torcedor do clube. Eu já sou sócio-torcedor do Flamengo, fui um dos primeiros a entrar, todos os dirigentes também entraram. Estou sentindo uma adesão cada vez maior, as pessoas estão entendendo que esse é o caminho para a recuperação financeira do Flamengo. As expectativas têm sido confirmadas, os números mostram que há um crescimento muito grande, inclusive no interior do Brasil. O Flamengo é popular em todo o Brasil, então a adesão ao sócio-torcedor tem sido muito boa em todo o país.
Ainda falando nas verbas que o Flamengo vai ter, como andam as negociações com os patrocinadores e qual a expectativa do clube em relação a valores?
São negociações que estão em curso. Algumas delas muito avançadas, vocês vão ter novidades nos próximos dias e outras que vão demorar um pouquinho mais, mas não muito mais. O que a gente espera é que a camisa do Flamengo esteja valorizada em um nível internacional ao final de todas essas negociações. Vamos ter uma receita muito boa com os patrocínios e isso vai servir também para nos ajudar nesse precesso de recuperação.
Nesta terça-feira, se encerra o contrato com a Olympikus. Como você viu essa parceria?
A Olympikus foi uma grande parceira ao longo desses anos todos. Sempre nos orgulhou em tê-la como parceira. É uma parceiria que se encerra agora, mas vai ficar na memória de todos os rubro-negros e eu só tenho que agradecer a Olympikus. Vamos vestir a camisa da Olympikus ainda durante alguns dias e vai ser um orgulho muito grande para nós.
Sabemos que a saída do Dorival se deu por razões financeiras. Mas, como torcedor do Flamengo, como você viu a saída do treinador?
Nós temos o maior respeito e admiração pelo trabalho do Dorival. Foi um profissional que honrou o Flamengo ao longo do tempo em que esteve aqui. Tive a oportunidade de conversar com ele algumas vezes e só confirmou a excelente impressão que eu já tinha dele. Desejo toda a sorte do mundo na carreira dele.
Como você vem analisando o trabalho do Jorginho até aqui e quais suas expectativas?
Nós temos um sucessor que tenho a melhor das impressões. Acho que o Jorginho tem tudo para marcar época no Flamengo, estou muito otimista mesmo. Quando a gente conversa com ele, sente um entusiasmo e uma competência muito grande. Então, acho que essa mudança não vai nos afetar tecnicamente.
Qual o nível dos reforços que o torcedor do Flamengo pode esperar para o Campeonato Brasileiro?
Serão reforços que darão uma segurança maior para o treinador, em termos de qualidade e quantidade para o elenco e são jogadores que tem sido observados pelo Pelaipe e Jorginho, que vem tendo bons desempenhos no time que jogam e vão fazer muito sucesso no Flamengo. Agora, se você vai me perguntar se vem algum grande medalhão, realmente não vem.
Já com os reforços que virão, você acha que o Flamengo terá time para lutar pelo título do Brasileirão?
Acho que sim. Apesar de todas as opiniões contrárias que temos lido de jornalistas e de torcedores dos outros clubes, acho que o Flamengo tem um elenco que já tem uma qualidade. Pode não ser o elenco do Barcelona, do Bayern de Munique, mas confio no trabalho do Jorginho e acho que tem qualidade sim. Acho que vai melhorar com muito trabalho, com um ambiente de trabalho saudável, isso tem uma importância muito grande no futebol. Além disso, esse elenco vai ser reforçado. Acho que o Flamengo vai brigar pelas primeiras posições e pensar em título é perfeitamente possível também.
Há a possibilidade do Flamengo jogar o jogo de volta, caso haja a necessidade, contra o Campinense no Maracanã?
Se isso nos for permitido, acho perfeitamente possível. Se não for, vamos tentar levar o jogo para alguma praça que o Flamengo seja extramemente popular, ou seja, em qualquer lugar do Brasil.
Você tem o sonho de chegar no final do mandato como o segundo presidente campeão mundial da história do Flamengo? Como você gostaria de ser lembrado na história do clube?
O meu sonho não é ser o presidente campeão do mundo. O meu sonho é ser campeão do mundo. Sempre falo que ser presidente do Flamengo nunca foi um projeto pessoal meu. O que eu quero é ajudar o Flamengo, espero que eu consiga isso estando aqui dentro. Eu deixaria de lado meus projetos pessoais e gostaria que o Flamengo voltasse a ser campeão do mundo novamente, que fosse orgulho dessa legião de torcedores. Então, daqui a 20, 30 anos, eu espero ser ainda um torcedor de arquibancada e ver o Flamengo campeão de tudo.
Dê um recado para a torcida do Flamengo.
O recado é o de sempre. Confiem, não nos abandonem, estamos trabalhando por vocês. Saudações rubro-negras pra todos! Eu, como sou torcedor, posso contar com essa parceria com a torcida. Espero que você, torcedor, saiba que estamos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para dar alegria aos 40 milhões de rubro-negros.

Nenhum comentário: