segunda-feira, 24 de junho de 2013

Há 80 anos, nascia o gênio Evaristo de Macedo

 Por Site Oficial - Postado por Abraao Na Rede

Rubro-negro de coração, Evaristo era craque, vestia a camisa 10 e foi um dos principais nomes do primeiro tricampeonato carioca conquistado pelo Flamengo no Maracanã
Dia 22 de julho de 1933: foi o dia em que nasceu um dos maiores gênios da história do futebol. Batizado com o mesmo nome do pai, Evaristo de Macedo se tornou rubro-negro ainda criança, quando já ia aos jogos do Mais Querido com seu tio. O tempo passou, ele trocou a arquibancada pelo gramado e o Manto Sagrado passou a ser também seu uniforme de trabalho. Na Gávea, virou craque e fez história. Neste sábado (22.06), dia em que completa 80 anos, celebra seu aniversário sem esquecer de um dos maiores presentes que a vida lhe deu: ter sido jogador do time de seu coração.
“Graças ao Flamengo, tive a minha grande oportunidade no mundo do futebol. Sou muito agradecido por isso. Os anos que passei no Flamengo como jogador e treinador fizeram com que tivesse uma ligação muito forte com o clube e uma preocupação sempre grande com tudo que acontece dentro dele. Como torcedor rubro-negro, acompanho de perto o Flamengo e, assim, tenho alegrias e tristezas”, disse Evaristo de Macedo.
Evaristo de Macedo jogou no Madureira até os 19 anos. Depois, escolheu ir para o Flamengo, já que Vasco e Fluminense também desejavam sua contratação. A escolha feita com o coração foi certeira. Com o Manto Sagrado, ele foi um dos protagonistas do primeiro tricampeonato carioca vencido pelo Mais Querido dentro do Maracanã. Esteve nos três títulos (1953, 54 e 55) e considera essa conquista como o seu grande momento com o manto sagrado.
“O melhor momento foi quando fomos tricampeões. Todos sonhavam em ganhar três Estaduais seguidos. Foi maravilhoso, sensacional, uma festa extraordinária. Sempre que vejo o Flamengo jogar, eu lembro daquele momento. Era muita alegria e foi o que fiz de mais importante dentro do clube”, fala o aniversariante do dia.
Em 1957, Evaristo de Macedo foi vendido ao Barcelona. Na Espanha, jogou também no Real Madrid e foi ídolo nos dois rivais. Voltou ao Flamengo em 1964 e jogou na Gávea até 1966, quando decidiu se aposentar, aos 33 anos, devido a intensas dores em um de seus joelhos. Dentro do Rubro-Negro, Evaristo teve companheiros geniais, como Zagallo, Esquerdinha, Joel e Dida. Mas foram outros dois jogadores flamenguistas que mais o impressionaram.
“Joguei em times muito bons no Flamengo. Fomos tricampeões e fizemos grandes competições. Todos eram grande jogadores, mas, sem dúvida, dois me marcaram muito. Um deles foi o Rubens, que era extraordinário. O outro foi o Dequinha, um meia que também era da Seleção Brasileira. Os dois foram importantíssimos”, afirmou Evaristo.
Evaristo de Macedo também foi um treinador vitorioso e chegou a ser técnico do Flamengo em três oportunidades. Ainda como jogador, vestiu também a Amarelinha da Seleção Brasileira. Não à toa. Quem viu Evaristo jogar não se esquece de sua genialidade e o descreve como um goleador versátil, inteligente e de técnica refinada. Um armador de jogadas com características de um artilheiro nato. Quando nasceu, ganhou o dom de jogar futebol, e, hoje, ganha os parabéns da Nação Rubro-Negra.

Curiosidades sobre as passagens de Evaristo pelo Flamengo:

1 – No Estadual de 1955, Evaristo fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o América no primeiro jogo das finais que decidiram o segundo tricampeonato do CRF
2 – A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 x 2 São Cristóvão, em 1956, pelo Estadual. Evaristo, com cinco gols, foi o artilheiro da partida. Os outros gols rubro-negros foram de Índio (4), Joel, Paulinho e Luís Roberto
3 – Evaristo fez 103 gols em 182 jogos com o Manto Sagrado
4 – Evaristo teve três passagens como técnico do Flamengo: 1993 – 1998/99 – 2002/03

Nenhum comentário: