segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esquema com dois volantes vai bem e agrada a Joel: 'É bem ofensivo'

Deivid e Love ajudam na marcação para sistema dar certo contra o Bangu

Por GloboEsporte.com - Postado por Abraao Na Rede

O técnico Joel Santana surpreendeu e escalou Deivid no lugar de Luiz Antônio, suspenso, na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Bangu, neste domingo. Com dois volantes, a movimentação ofensiva chamou a atenção, principalmente no primeiro tempo, quando a equipe finalizou a gol 13 vezes. O time acabou a partida com um total de 20, número muito maior do que o do duelo do meio de semana, contra o Olimpia-PAR, por exemplo, quando deu apenas nove chutes - com a ressalva do peso da competição e do adversário.

A nova formação com apenas Muralha e Willians mais recuados ganhou elogios. O goleiro Felipe gostou da volta de Deivid.

- O importante foi a gente vencer, não importa por quanto. A equipe jogou bem, o Deivid entrou bem. A gente tem que ter esse espírito para buscar a vitória na quarta-feira.

Disposição tática do Flamengo na vitória sobre o Bangu (Foto: Blog Olho Tático)

O técnico Joel Santana foi outro que gostou do que viu. O treinador ainda considera Ronaldinho um atacante, e explica como armou a equipe para que o esquema funcionasse.

- Quando eu coloco os três atacantes, eles se movimentam muito para confundir a marcação e ajudar na defesa. Nesse esquema, atacamos com seis jogadores. Com os dois laterais, o Bottinelli e os três na frente. É um esquema bem ofensivo.

A movimentação que Joel elogiou consistia na troca de lados entre os atacantes. No começo, Ronaldinho ficou na esquerda, Deivid na direita, e Love no meio. Os três tinham orientação para trocar de lugar durante a partida. R10 se movimentou menos, mas os outros dois seguiram isso à risca. Mas essa movimentação não ficou restrita ao ataque e foi necessário ajudar a defesa. O camisa 9 foi quem mais voltou, mas Vagner também ajudou no setor defensivo.

Joel não confirmou se manterá esse esquema para o jogo de quarta-feira, contra o Emelec, no Equador. Independentemente do sistema tático, o treinador garante que a equipe vai jogar no ataque para buscar os três pontos para tentar voltar à zona de classificação às oitavas de final da Libertadores.

Nenhum comentário: