segunda-feira, 9 de abril de 2012

A culpa não é do Ronaldinho

Por GaramBlog - Postado por Abraao Na Rede

Parece-me unânime que a culpa é do dentuço. Será? E qual o tamanho real desta crise rubro-negra? O Barcelona só é Barcelona por causa do Messi? Ou sem o Messi também é um baita time?

A intenção não é polemizar. Mas li e ouvi muita coisa a respeito do inferno tático e técnico do Flamengo nestes últimos meses. De maneira alguma farei aqui o papel de advogado do Diabo. Até porque o período é de Páscoa. Porém, exerço aqui meu pequeno direito de opinião para fazer uma das coisas que mais gosto. Vos propor a reflexão.

O Flamengo entrou o ano classificado para a tal Pré-Libertadores. Classificou-se. Disputou a Taça Guanabara, mas não foi à final porque perdeu para o Vasco, vice-campeão brasileiro, na semi-final. Até aí tudo bem. Na Taça Rio, também se classificou por antecipação às semi-finais, só não sabe contra quem ainda. Começou a jogar a Libertadores para valer e foi inconstante. Chegou a ser líder do grupo, tomou gols relâmpagos e amarga a lanterna a uma rodada do final da fase.

Isso é ruim. Sair na primeira fase da Libertadores, como há alguns anos, é frustrante, decepcionante e traz prejuízo.

E começa aqui a reflexão. A culpa é do Ronaldinho Gaúcho? Ele não está se dedicando?

Ronaldinho joga a maior parte dos jogos. Não fica no estaleiro. Faz alguns gols, faz alguns lançamentos. E corre o tempo todo contra a expectativa criada. Eis o drama. Ronaldinho Gaúcho, no Milan, fazia exatamente a mesma coisa que está fazendo no Flamengo. Distribui bons passes, puxa a marcação, faz faltas violentas por vezes e não consegue mais ser a estrela da companhia. No Milan, foi para a reserva algumas vezes, afinal o time italiano tinha um elenco mais rico que o do primo rubro-negro carioca.

No Flamengo, Ronaldinho Gaúcho não vai para a reserva porque não tem outro para o seu lugar. E muito menos para jogar ao seu lado. Ele hoje é um craque limitado pelo tempo e pelo espaço, ocupando a tal maldita faixa da esquerda do campo, tão criticada por todos. Precisaria de um companheiro na armação das jogadas. Mas o que acontece? Na maioria das vezes, o Flamengo joga com três volantes, Ronaldinho e dois atacantes. Sobrecarregou. Por vezes, Bottinelli entra. Mas não tem a capacidade criativa necessária para aquele latifúndio do meio-de-campo. Adrian, ao que parece, ainda está imaturo para ser o parceiro ideal de R10. Fica fácil marcar o Flamengo. Fica fácil marcar Ronaldinho Gaúcho.

O que acontece na dinâmica das partidas? Os volantes mais limitados são obrigados a avançar para tentar armar ou recuperar a bola. E o time começa a ficar frágil e desmontado no sistema defensivo. E por que no ano passado não era assim? Porque havia Thiago Neves. Um jogador híbrido, que é meia, atacante e artilheiro. O jogo rubro-negro fluía mais em velocidade e habilidade. Não podemos esquecer também da saída abrupta de Renato Abreu. Mesmo criticado, ele era o desafogo da defesa, além de oferecer a possibilidade de gols de falta ou mesmo cruzamentos perigosos. Hoje, Vagner Love corre corre corre e por vezes salva o time. Seus companheiros de ataque, qualquer que seja, não conseguem tabelar. O ataque do Fla é vertical o tempo todo. Mas ao contrário de 2009, por exemplo, não é abastecido com o volume que víamos, por exemplo, na boa fase de Léo Moura e Juan.

É mais fácil culpar um só. Principalmente se este “um só” for o maior salário, o mais polêmico, o boêmio, o cara que era o cara e que há algum tempo não é mais o cara. Mas a culpa não é só desse cara.

E se o titulo estadual vier?

E se a classificação milagrosa na Libertadores vier?

Veremos os boquirrotos cegos berrarem a plenos pulmões:

- ISSO É FLAMENGO!! FLAMENGO É FLAMENGO!!!!

Isso não é Flamengo. É apenas a sombra de um Flamengo infinitamente maior. E que não maltratava tanto a sua torcida a ponto de assumir um rótulo que nunca teve. Sofredor.

E a culpa, certamente, não é de Ronaldinho Gaúcho.

Do Blog: Concordo em partes com o excelente Sidney Garambone. Agora, R10 também tem culpa sim. É inadimiscivel um jogador que se diz profissional passar a noite numa festa em plena 2. ª feira, tendo o seu time um jogo importante pela maior competição do continente na 4. ª feira e mais, não treinar na 3.ª, véspera desta mesma partida. Portanto, concordo com o mesmo que a culpa não seja só do dentusso, pois temos uma defesa que não expira confiança e um meio campo cheio de volantes, mas que o R10 tem culpa, a tem!

Nenhum comentário: