quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conheça mais da história dos candidatos apoiados por CID ARRUDA, GERMANO TARGINO E ANTONIO MANGA ROSA


RAIMUNDO FERNANDES - 33222 - DEP. ESTADUAL

Raimundo Fernandes é um político de expressão na região Oeste. Foi presidente da Assembléia Legislativa, tendo assumido o Governo do Estado. No ano de 1994 , candidatou-se a Senador da República, sem no entanto eleger-se.
Na Assembléia Legislativa, onde chegou com 30.808 votos nas eleições de 2002, o deputado é hoje o 2º Secretário da Mesa Diretora. Exerceu cinco mandatos, com uma interrupção. Pertenceu aos quadros do PFL, PL, PSB e hoje pertence à legenda do PMN.
Foi prefeito de São Miguel, é auditor fiscal e já foi Secretário para Assuntos Extraordinários da Prefeitura Municipal de Natal. É casado e tem uma filha.

FÁBIO FARIA - 3333 - DEP. FEDERAL

Fábio Salustino Mesquita de Faria é um dos deputados federais mais jovens da Câmara dos Deputados atualmente. Chegou ao Congresso Nacional antes de completar 30 anos. Foi eleito em 2006 para o primeiro mandato com 195.148 votos, o que representou 12,01% dos votos válidos para o cargo no Rio Grande do Norte, assumindo o primeiro lugar entre os oito representantes do Estado.

É o líder do PMN na Câmara Federal e coordena desde 2008 a Bancada Federal do Rio Grande do Norte, que inclui ainda três senadores. Em dois anos de legislatura, defendeu enfaticamente as bandeiras do Turismo e do Esporte e participou de comissões dessas duas áreas, além de ter atuado nas de Finanças e Tributação, Tributação e Desporto, e ser titular da comissão especial que altera a Lei Pelé. Atualmente preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack.

VILMA DE FARIA - 400 - SENADOR I

Wilma nasceu em Mossoró e cresceu no Seridó. Tem quatro filhos e é professora. Licenciou-se em letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em sociologia e mestrado em Educação. O compromisso com a educação é uma marca da sua atuação política.

Wilma entrou na vida pública priorizando o trabalho pela mudança social. Em 1979, assumiu a presidência do MEIOS (Movimento de Integração e Orientação Social) , e em 1983, a Secretaria de Trabalho e Bem-estar Social. Começou ali o trabalho voltado para os trabalhadores, as crianças, as mulheres, os jovens e os idosos.

Wilma foi a primeira deputada federal do RN. Elegeu-se em 1986, e destacou-se na Assembléia Nacional Constituinte como defensora dos direitos sociais, votando pela inclusão de todos na Constituição. Foi uma deputada nota 10, no julgamento do Diap, que avalia o desempenho dos parlamentares.

Wilma foi a primeira prefeita de Natal. E, na avaliação do povo, a melhor que a cidade já teve. Tanto que foi prefeita três vezes: em 1988, 1996 e 2000, quando se reelegeu no primeiro turno. Fez administrações participativas e transparentes, ouvindo os moradores e realizando centenas de obras.

Wilma elegeu-se governadora, a primeira do RN, em 2002, numa campanha memorável. Liderando uma frente de pequenos partidos, venceu o então governador apoiado por três ex-governadores. Recebeu 61% da votação no segundo turno: 820 mil votos, com 300 mil de maioria.

JOSÉ AGRIPINO - 252 - SENADOR II
Membro de uma das famílias mais influentes do Rio Grande do Norte, é filho de Tarcísio Maia e primo de Lavoisier Maia Sobrinho. Por causa da atividade política do pai, residiu no Rio de Janeiro, estudando no Colégio Andrews e formando-se em Engenharia Civil pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1967. Passou então a exercer sua profissão na iniciativa privada. Um de seus dois filhos, Felipe Catalão Maia, é deputado federal. Seu irmão, Oto Agripino Maia, é diplomata de carreira e foi embaixador na África do Sul, Santa Sé e Suécia.
É proprietário de estações de rádio e da TV Tropical, afiliada da Rede Record em Natal.

ROSALBA - 25 - GOVERNADORA

Rosalba Ciarlini, 57 anos, casada, mãe de quatro filhos e uma missão para a vida inteira: trabalhar pelo Rio Grande do Norte.
A primeira prefeita de Mossoró, a primeira senadora do Rio Grande do Norte, sempre lutou contra as desigualdades sociais que perpetuam a miséria, as doenças, a ignorância, a falta de perspectivas. Por isso, a escolha da pediatria, como especialidade médica.
Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rosalba conviveu com a dura realidade das mães e crianças pobres em Natal e Mossoró. Descobriu que não bastava receitar remédios: queria mudar essa realidade, preparar um futuro melhor para as novas gerações. Rosalba entendeu que a política era o caminho ideal pra fazer essa mudança acontecer. E, atendendo a um convite da população, em reuniões com conselhos comunitários de Mossoró, decidiu encarar o desafio e se candidatar a prefeita da cidade.
Em 1988, Rosalba assumiu o primeiro dos três mandatos como prefeita da segunda maior cidade do Estado. Com a sua administração, a vida de muita gente começou a melhorar. A rede de esgotos, que chegava a apenas 8% das casas foi ampliada para 54% da zona urbana. Rosalba inaugurou a primeira unidade de pronto atendimento do Nordeste, a UPA, um projeto inovador em saúde pública que depois seria copiado por todo país.
Rosalba construiu escolas e abriu 10 mil novas vagas na rede municipal. A taxa de evasão escolar caiu e o analfabetismo foi reduzido quase à metade.
A cultura popular ganhou espaço e respeito: o Mossoró Cidade Junina e espetáculos, como o Chuva de Bala no País de Mossoró e o Auto da Liberdade, ajudaram a projetar a cidade para todo país.
Além do pólo cerâmico, Rosalba facilitou a abertura de mais de duas mil microempresas, gerando milhares de empregos. A oferta de energia elétrica para o homem do campo aumento: painéis de energia solar e dessalinizadores foram instalados para regularizar a oferta d’água.
Pelo conjunto de ações inovadoras, Rosalba recebeu prêmios no Brasil e no exterior, como prefeita empreendora. Mossoró foi classificada entre as trinta melhores cidades do país para se viver e fazer carreira.
Em Brasília, a tarefa agora era fazer o melhor por todo o Rio Grande do Norte. Em apenas três anos de mandato como Senadora, destinou quase cem milhões de reais, em emendas individuais e coletivas, que beneficiaram 51 municípios em todas as regiões do Estado.
Rosalba apresentou os projetos que criam a Universidade Federal do Seridó e a Zona de Processamento de Exportação, a ZPE do Sertão, em Assú.
Rosalba é autora da lei que criou as profissões de motoboy e mototaxista e foi relatora do Projeto de Lei que aumenta o prazo da licença-maternidade de quatro para seis meses para funcionárias da iniciativa privada. Além disso, propôs a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estenderá esse beneficio a todas às mães, independente de onde trabalham.
Pelo bom desempenho no Congresso Nacional, Rosalba integrou por dois anos consecutivos a lista dos parlamentares em ascensão, feita pelo DIAP, o departamento que avalia a atuação dos senadores.
Na política ou na medicina, é o mesmo jeito Rosalba de fazer: eficiência, cuidado e atenção, sobretudo com aqueles que mais precisam.
ROBINSON / VICE-GOVERNADOR

Nascido em Natal em 12 de abril de 1959, Robinson Faria é casado, pai de seis filhos e formado em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Robinson foi eleito para o primeiro de seus seis mandatos em 1986, representando o agreste potiguar, região de onde se origina sua família. Nas últimas eleições, foi o segundo deputado estadual mais bem votado de todo país, em números proporcionais.
Graças ao trabalho bem feito e à capacidade de articulação, foi escolhido presidente da Assembleia Legislativa, em 2003, e já está no seu 4º mandato seguido. Nesse período, Robinson Faria aproximou o poder legislativo dos cidadãos, proporcionou mais transparência às ações da casa, criando inclusive a TV Assembleia, a primeira do Norte/Nordeste.
Líder do parlamento estadual, presidente do PMN (Partido da Mobilização Nacional) do Rio Grande do Norte, respeitado por seu trabalho e experiência política, Robinson Faria surgiu como o nome forte e natural para compor a chapa majoritária do Democratas, como vice-governador de Rosalba Ciarlini. Missão que ele pretende abraçar com a mesma paixão que sempre cultivou pelas causas sociais e contribuir ativamente para que Rosalba realize o grande governo que o nosso Estado precisa e merece.

Nenhum comentário: