quinta-feira, 12 de maio de 2011

Caiu? Levanta. Aqui é Flamengo.

Por Arthur Muhlenberg - Postado por Abraao Na Rede

Em uma disputa entre adversários de tamanhos tão diferentes é muito natural que o triunfo do menos cotado cause espanto e uma alegria desmesurada para o lado vencedor e uma certa revolta no lado perdedor. Que não aceita tranquilamente que o seu time não tenha cumprido a sua obrigação de vencer. E tacam-se pedras e tocam-se as trombetas pra todos os lados. Mas não acho que dessa vez seja o caso.

Até concordo que o Flamengo, por seu tamanho, sua história, nosso Manto, bla-blá-blá, tivesse a obrigação de vencer o Ceará. Nem que fosse por uma questão de investimento. Mas saindo do mundo magico de Oz a gente sabe que o jogo é jogado e que em mata-mata as probabilidades são sempre 50-50 pra cada lado. Nós, que fechamos com o certo e nos acostumamos ao longo de anos a ganhar tudo que disputamos sempre ficamos boquiabertos quando isso não acontece. Normal, ainda bem que nunca nos acostumaremos com isso.

E todo mundo tem o direito de ficar muito puto pelo resultado desastroso em Fortaleza. Melhor dizendo, tem o direito de ficar puto pelo resultado desastroso que começou a ser construído pelo Ceará no Rio. Foi lá no Vazião que perdemos essa vaga. Porque ontem o Flamengo, coletivamente, não jogou mal. Destaco a coletividade porque mais uma vez tivemos algumas atuações individuais abaixo da crítica que comprometeram o conjunto.

Os nomes? Forneço-os agora, sem xisnovismo e sem rancor, só pra constar nos autos. Wellinton, novidade, pela falta grosseira e infantil que resultou no primeiro gol dos caras. A defesa toda porque ficou de boca aberta no segundo gol, só livrando a cara do Felipe. E Angelim pelas duas faltas bobas, mas pra cartão, que cometeu. Pra quem tá jogando na defesa há quase 50 anos um vacilo inaceitável que ferrou com o time todo.

Ah, claro, a lista continua com Ronaldinho Gaúcho, que já tá mais do que na hora de ser decisivo na hora que a chapa esquenta. Até começou bem, mas no final do jogo apagou, sumiu. Na hora crucial o nosso principal jogador, que recebe aquela bufunfa fortíssima todo mês, não pode ficar só de toquezinho pro lado. Não pode ter medo, tem que ser incisivo. E finalizando o bonde que foi dormir na Pensão da Cremilda, Wanderley. Que precisa ser informado que no Flamengo ninguém está autorizado a perder um gol daqueles, debaixo do pau, quando se disputa um mata-mata porque a bola pune.

Os demais, jogaram bem enquanto tiveram folego e pernas. Que só duraram até os 30 do segundo tempo. Claro, jogando com 9 cansa muito mais, porque nosso craque Egídio entrou pra não fazer nada. O que dava mais raiva é que ele, sempre participativo, se apresentava toda hora pro jogo e nego passava a bola! É brincadeira!

Agora a galera da Suíte Champion. Mais uma vez Thiago Neves – O Renascido jogou muita bola, chamou o jogo pra si e não teve medo de tentar. Nota 9, no mínimo pra ele. Outro que me surpreendeu jogando bem, menos na lambança do segundo gol deles, foi o David Braz, que leva um 6,5 na camaradagem. E Leo Moura, poxa, o cara fez a diferença enquanto estava em campo. Depois que ele saiu nosso jogo pela direita só voltou a rolar com o entortador Negueba, abusado bagarai que leva 7 pelas canetinhas que deu lá nos cearazistas. Mas como só valem as grandes atuações quando o time vence, os parabéns e a suíte não fazem a menor diferença.

Não concordo que o juiz, ruinzinho como todos, tenha influenciado no resultado. Os gols foram todos legítimos e a expulsão do Angelim, justa. Esse chororô não combina com nosso estilo sempre altivo, e até tira nosso mérito por ter lutado até o ultimo segundo do jogo. O Ceará jogou o que tinha que jogar pra garantir a vaga, nós é que ficamos devendo. Aceitemos como homenzinhos porque essa é a realidade. Lembrando sempre que aqui é Flamengo.

E tem mais, foi um tremendo jogo de futebol, bom de assistir, disputado na bola e sem violência. O melhor que assisti esse ano. A nota triste da noite ficou mais uma vez pela presença desnecessária, truculenta e ineficaz da PM no gramado. Um costume primitivo que já devia ter sido abolido em todo país, mas que ainda se pratica em vários estados do Brasil. Nem vou falar do despreparo do brucutu fardado que agrediu jogadores do Flamengo por vergonha do infeliz. Em um jogo transmitido pro mundo inteiro, imaginem o constrangimento dos seus superiores. Gostei de ver o Luxemburgo partindo pra cima dele pra proteger seu jogador. Foi sujeito homem.

Eu pensava que tropa de choque era só pra invadir presídio, dispersar passeata e dar porrada em sindicalista e estudante. Não entendo o que eles foram fazer dentro do gramado de um jogo onde as torcidas tiveram comportamento nota 10. Alguém precisa fazer alguma coisa urgentemente pra policiada brasileira que trabalha nos estádios receber algum treinamento. Parem com essa papagaiada, não estamos no Chile. Copa do Mundo 2014. Eu acredito.

Agora é bola pra frente, a fila anda e o Brasileiro tá ai bufando no cangote. Dá tempo de corrigir o que está errado e trazer as peças que faltam pro melhorar o que já está funcionando. A atuação de ontem pelo menos me deixou perceber que o Flamengo já tem um time e que pode ir muito longe na temporada. Como diz o clássico de Pagodinho e Wilson Moreira, Quem da paz se alimenta, se contenta com migalhas. Não se aflige e corrige as próprias falhas. Eu sou mesmo muito romântico e me sinto mais Flamengo hoje do que ontem.

Copa do Brasil já era, mas nós já temos duas. Agora queremos o hepta, é só o que nos resta. Mas basta ver o carnaval que arcoirizada mal vestida faz quando dos nossos raríssimos tropeços pra ter a certeza que esse hepta é o maior terror desses pelasacos. Não adianta, o Flamengo é foda. O resto é moda.

Mengão Sempre

Nenhum comentário: