quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Joel opta por escalação cautelosa contra o Lanús

Por Jornal Extra - Postado por Abraao Na Rede

Treinadores de futebol gostam de dizer que uma postura mais defensiva ou ofensiva independe da quantidade de volantes ou atacantes escalados. Há, além de tudo, o adversário, e nesta quarta-feira, a partir das 22h, o Lanús, atuando em seu Estádio Ciudad de Lanús, certamente tentará pressionar o Flamengo na estreia de ambos no Grupo 2 da Libertadores. Para fazer com que o rubro-negro consiga também impor seu jogo, o técnico Joel Santana precisará levar à prática o discurso destemido de antes da partida.

Um dia depois de o atacante Deivid fazer um apelo público por uma postura mais ofensiva,
o treinador foi ainda mais incisivo. Ao responder a uma pergunta de um jornalista argentino sobre a atitude do Flamengo na noite desta quarta, Joel falou em "compromisso moral" com a vitória, citou a letra do hino e prometeu que não jogará pelo 0 a 0.

Minutos antes, porém, durante o coletivo que comandou no campo de jogo, ele foi o Joel mais cauteloso, conhecido por todos. Tirou do time Luiz Antônio, meio-campista com boa chegada ao ataque mas que vem de duas atuações ruins, para escalar o volante Maldonado, fechando mais a defesa.

Retrospecto razoável em estreias

Assim, a única dúvida na escalação é quanto ao substituto do suspenso Vágner Love. O meia Bottinelli começou o coletivo como titular, mas durante a atividade deu lugar a mais um volante, Aírton, o que aumentaria ainda mais o poder de marcação do time.

— O Flamengo não joga para 0 a 0. Flamengo é Flamengo, se você já ouviu falar, você sabe. Não somos apenas um clube, somos uma nação. O hino já diz isso: vencer, vencer, vencer. Temos um compromisso moral com nosso torcedor, que é a vitória. O Lanús também não está pensando em empate.
Nem nós — afirmou Joel, deixando de lado, no discurso, a habitual cautela.

O treinador afirmou que apenas hoje vai se decidir entre Bottinelli e Aírton, mas que o critério na opção por um ou outro não será fazer o time jogar mais recuado ou para a frente.

— Vamos fazer uma análise melhor do que treinamos para procurar errar menos. Objetivo não foi ser ofensivo ou defensivo, mas $uma equipe que erre menos. As duas formações me agradaram — completou Joel.

Quatro anos depois, Joel volta a comandar o Flamengo na Libertadores. Em 2008, o time
vivia grande fase, conquistara o bicampeonato carioca, quando teve a caminhada na competição continental interrompida pela derrota por 3 a 0 para o América-MEX em pleno Maracanã. Agora, depois de vencer o Real Potosí na Pré-Libertadores, o Flamengo chega à sua 11 participação na competição. Nas dez anteriores, foi vitorioso em apenas duas estreias (1984 e 2010). Foram ainda duas derrotas (1982 e 2002) e seis empates (1981, 1983, 1991, 1993, 2007 e 2008) ao entrar em campo pela primeira vez.

Além de Joel e do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho também recomeça a escrever sua curta história na competição. Na
primeira vez que participou da Libertadores, pelo Grêmio, em 1998, chegou a fazer um gol contra o Chivas Guadalajara na fase de grupos, mas o tricolor gaúcho foi eliminado pelo Vasco nas quartas-de-final. Convocado nesta terça-feira para a seleção brasileira mais uma vez, ele foi o centro das atenções no treino rubro-negro de reconhecimento do estádio. A área externa do Ciudad de Lanús está em reformas.

— O calor está parecendo o do Brasil. O gramado está baixo, em condições boas, mas a torcida fica próxima e temos que estar preparados. Mas estamos acostumados com a pressão, isso não
é novidade — comentou o meia Renato Abreu.

Ex-lateral Jordan internado

Quarto jogador que mais vestiu a camisa do Flamengo na história, o ex-lateral Jordan defendeu o clube 608 vezes entre 1952 e 1963 e está internado em um hospital do Méier. Ele tem 79 anos e aguarda uma vaga no CTI para ser submetido a uma cirurgia. Por causa de complicações decorrentes da diabetes, ele terá que amputar uma das pernas. O clube enviou um representante para ajudar a família de Jordan no tratamento.

Lanús-ARG x Flamengo

Local: Estádio Ciudad de Lanús

Horário: 22h

Lanús: Marchesín, Díaz, Goltz, Braghieri e Balbi; Fritzler, González (Pizarro) e Pereyra; Diego Valeri e Neira; Mariano Pavone

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Maldonado, Willians, Renato e Bottinelli (Aírton); Deivid e Ronaldinho

Juiz: Roberto Silvera (URU)

Nenhum comentário: