terça-feira, 6 de março de 2012

Série sobre os 100 anos do Fla-Flu descreve a emoção já no primeiro jogo

L!NET contará fatos marcantes do Clássico das Multidões, o mais charmoso do país

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

Domingo, às 15h55 do dia 7 de julho de 1912, teve início, enfim, o clássico que, segundo Nelson Rodrigues, "começou quarenta minutos antes do nada." O Fla-Flu, o "ai, Jesus", aquele que é considerado o mais charmoso do futebol brasileiro. Na antiga Rua Guanabara - atual Pinheiro Machado -, mais precisamente no Estádio das Laranjeiras, cerca de 800 pessoas - público que hoje seria ridicularizado em um Campeonato Carioca - presenciaram a História. Cem anos depois, o futebol mudou, as cifras mudaram, o Fla-Flu mudou. Virou
mito, o confronto regional mais conhecido do país.

Seis meses antes do primeiro jogo, nove titulares do então campeão carioca deixaram o clube para fundar o futebol do Flamengo. Deles, apenas um, Andrews, não entrou em campo. O começo do Fla-Flu não poderia ter roteiro melhor. Gol logo a um minuto, do tricolor Edward Calvert. Apenas três minutos mais tarde, o Flamengo empataria, com Arnaldo. No segundo tempo, James Calvert, aos 12, pôs o time da casa na frente outra vez. Considerados favoritos, já que a equipe tricolor era formada pelos seus antigos reservas na maioria, os jogadores rubro-negros
viram a surpresa ganhar forma logo depois de o zagueiro Píndaro empatar, aos 25, e o atacante Bartô recolocar o time verde, branco e grená na frente do match, dessa vez, definitivamente. O primeiro Fla-Flu foi mais tricolor do que rubro-negro.

Nos jornais, o turfe e o remo dividiam as atenções. Futebol ainda era um esporte que não ocupava muito espaço. Tanto que alguns diários, como "A noite" e "Correio da Manhã" sequer registraram o encontro nas Laranjeiras - como conta o livro "Fla x Flu, o Jogo do Século", do colunista do LANCE! Roberto Assaf e de Clóvis
Martins.

Mesmo que poucos meses depois, no segundo confronto, o Flamengo tenha aplicado a primeira goleada (4 a 0), foi do Tricolor o orgulho do primeiro triunfo. Mesmo que de 800 testemunhas o Fla-Flu tenha passado a ser conhecido como Clássico das Multidões. Mesmo que alguém ainda consiga criar uma definição melhor para emoção do que Fla-Flu, jamais esses 22 nomes registrados na ficha acima poderão ser esquecidos. A tradição deste clássico começou por causa deles.

Com a palavra, Luiz Carlos Pereira, responsável pelo Flu Memória

"Acervo deve ser todo digitalizado em breve"

Nós estamos atualizando
as súmulas, desde o primeiro jogo. Passamos as mais antigas a limpo. Isso tem que ser feito, pois pode perder tudo, já que são de papel. Vai que dá traça, ou rasga sem querer. O pessoal responsável pela história do clube ainda está arrumando a sala de troféus e do futuro museu, então ainda não mexeram no Flu Memória, que tem alguns documentos um pouco espalhados. Assim que acabarem lá eles vão partir para o Flu Memória, para digitalizar todo o nosso acervo.

Mudança nos termos

No início do século passado, o futebol ainda não era o esporte
mais popular do Brasil. Por influência dos ingleses, que trouxeram o esporte para o país, termos em inglês eram utilizados, inclusive, nas súmulas. Veja:

Goalkeeper - Goleiro
Backs - Zagueiros
Halves - Meio-campistas
Forwards - Atacantes
Score - Placar
Match - Partida
Field - Campo
Teams - Equipes

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 2 FLAMENGO

Local: Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Frank Robinson
Público: 800 pessoas
Gols: 1' 1ºT Edward Calvert (1-0), 4' 1ºT Arnaldo (1-1), 12' 2ºT James Calvert (2-1), 25' 2ºT Píndaro (2-2) e 27' 2ºT Bartô (3-2).

FLUMINENSE: Laport, Belo
e Maia; Leal, Mutzembecker e Pernambuco; Osvaldo, Bartô, Behrmann, Edward Calvert e James Calvert.

FLAMENGO: Baena, Píndaro e Nery; Cintra, Gilberto e Galo; Orlando, Arnaldo, Borghert, Gustavo e Amarante.

Nenhum comentário: