terça-feira, 3 de maio de 2011

Atrás de mais recordes, Messi lidera Barça em jogo decisivo contra o Real

Terceiro maior artilheiro da história do clube catalão, argentino ignora duelo entre treinadores e é a estrela da semifinal da Champions. Assista ao vivo

Por Thiago Dias e Victor Canedo Barcelona e Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Messi comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)
Messi, incrivelmente decisivo no confronto de ida

da semifinal: atenções de volta ao futebol (Reuters)

Cerca de 95 mil pessoas irão ao Camp Nou nesta terça-feira com uma esperança: ver mais um show de Lionel Messi. Autor dos dois gols da vitória do Barcelona sobre o Real Madrid na última quarta, o craque argentino se especializou em quebrar recordes e é o principal responsável por ter deixado o time de Pep Guardiola bem perto da final da Liga dos Campeões.

Com o resultado no Santiago Bernabéu, o Barça pode até perder por um gol de diferença que se garante na decisão do dia 28 em Wembley contra o vencedor do confronto entre Manchester United e Schalke, que se enfrentam na quarta (na ida, os ingleses fizeram 2 a 0). A partida decisiva entre Barcelona e Real Madrid começa às 15h45m (de Brasília) ao vivo na TV Globo e no GLOBOESPORTE.COM, que inicia a transmissão a partir das 15h, com apresentação de Alex Escobar.

Se repetir o feito do Bernabéu nesta terça, quando se tornou o terceiro maior artilheiro da história do clube catalão ao marcar duas vezes, Messi chegará a 100 gols no Camp Nou. No total pelo Barça, o argentino soma 179 – com apenas 23 anos –, atrás de César (235) e Kubala (196) (contando amistosos, o recordista é o filipino Paulino Alcântara, que balançou as redes impressionantes 357 vezes em 357 partidas entre 1912 e 1927).

Só nesta temporada, Messi marcou 52 gols em 51 partidas, um recorde entre jogadores de times espanhóis. O camisa 10 é o artilheiro do Espanhol (31) e da Champions (11) e também da Copa do Rei (7), ao lado de Cristiano Ronaldo. O maior goleador de uma edição da Liga dos Campeões é o holandês Rudd van Nistelrooy, que fez 12 em 2002/2003. Outra marca que o argentino pode bater se for à final deste ano é o recorde do brasileiro Jardel. Em 2001/2002, o ex-gremista marcou 55 vezes pelo Sporting e se fixou como maior artilheiro de uma temporada na Europa.

– Com apenas 23 anos já é o terceiro maior artilheiro de um clube centenário. Isso quer dizer algo. É uma situação para refletirmos. Ele tem 52 gols em 50 jogos... É uma barbaridade – disse Guardiola, após a vitória no Bernabéu, antes de colocar o argentino para enfrentar o Real Sociedad no último sábado.

Futebol, enfim, é prioridade no Real

cristiano ronaldo real madrid treino (Foto: agência Reuters)
Cristiano Ronaldo cabisbaixo em treino do Real na

última segunda: esperança para virada (Reuters)

O show de Messi em Madri, com direito a gol de placa para fechar o placar, fez o futebol voltar a ser o assunto principal da semifinal. Antes do jogo, Mourinho e Guardiola trocaram acusações pelos microfones e deixaram o clima tenso para o clássico. Tão tenso que o jogo no Bernabéu foi marcado por discussões e o cartão vermelho de Pepe, antes de o argentino decidir a partida.

O árbitro alemão Wolfgang Stark apitou o final do confronto, mas a partida não acabou. Mourinho, que foi expulso por reclamar da punição a Pepe, usou a imprensa para acusar o Barça de ser favorecido pela Uefa. Os clubes então passaram a brigar entre advogados: o time catalão entrou com uma ação contra o Real e Mourinho pelas declarações, enquanto o Real entrou com uma ação contra o Barcelona e seus jogadores por atitudes antiesportivas, como a suspeita de racismo de Busquets contra Marcelo. Nenhum processo foi levado adiante pela Uefa.

Assim, o português não poderá dirigir o Real do banco e nem fazer contato com o auxiliar Airto Karanka, que ficará à beira do gramado. Sergio Ramos e Pepe, suspensos, são os desfalques. Criticado pelo esquema defensivo em casa, Mourinho deverá escalar Benzema ou Adebayor no ataque ao lado de Cristiano Ronaldo e Di Maria, com Özil um pouco mais recuado. Marcelo será titular, mas Kaká ficará novamente na reserva.

Abidal e Iniesta voltam no Barça

No Barça, Guardiola surpreendeu ao relacionar Abidal, que passou por uma cirurgia para retirada de tumor no fígado em 22 de março. O técnico estava sem ninguém para a lateral esquerda, já que os brasileiros Adriano e Maxwell estão machucados. Puyol deve continuar improvisado na posição. Outra novidade é o retorno de Iniesta, recuperado de lesão e pronto para entrar em campo.

A torcida do Barça promete uma festa inesquecível para o time no Camp Nou. Um mosaico gigante, com 95 mil peças, será montado na arquibancada com a frase “Obrigado, equipe”. Perguntado se o clube ainda deve uma Champions aos torcedores, Guardiola brincou:

– Não devemos mais nada depois de tantos títulos – disse, rindo, o treinador.

A missão do Real é difícil, mas não impossível. O time merengue conseguiu vencer o Barça por dois gols ou mais dez vezes no Camp Nou, incluindo a semifinal da Champions de 2002. Porém, o Barça está há 50 jogos sem perder por uma diferença maior que dois gols.

– Todos sabem que o resultado é difícil de ser conseguido, mas isso é futebol. Podemos ganhar e vamos fazer muita força para vencer. Estamos a 90 minutos de uma final e vamos lutar para ganhar este jogo – afirmou Benzema.

Nenhum comentário: