segunda-feira, 9 de maio de 2011

Minas vence Maria Lenk 2011 e põe fim à longa hegemonia do Pinheiros

Reforçada for gringas, equipe mineira impede nono título consecutivo do clube paulista. Com Cesar Cielo & cia, Flamengo termina em terceiro lugar

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Há oito anos o Pinheiros não sabia o que era subir ao pódio sem ser no lugar mais alto. Consolidado como o melhor clube de natação do país, desta vez, a equipe paulista viu sua hegemonia chegar ao fim. Com novas contratações e reforços estrangeiros, o Minas foi o campeão do Troféu Maria Lenk 2011, competição que terminou neste domingo, no Parque Aquático Júlio Delamare. Na disputa pelo terceiro lugar, o Flamengo de Cesar Cielo superou o Corinthians.

natação Troféu minas (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Equipe do Minas vibra com a conquista do título e termina festa na piscina (Foto: Satiro Sodré / CBDA)

Com uma equipe grande e forte, o Pinheiros dominou a natação brasileira nos últimos anos. No início de 2011, porém, foi pego de surpresa com a criação do P.R.O. 16. A direção do clube paulista não gostou nada da ideia de dividir seus atletas com o projeto liderado por Cesar Cielo e acabou perdendo boa parte de seus melhores nomes para o Flamengo.

O Minas, que esteve na cola do clube paulista nos últimos anos, viu de perto a chance de trocar de posição no pódio e soube aproveitar a oportunidade. Além de importantes contratações nacionais, como Fabíola Molina e Nicolas Oliveira, o clube mineiro investiu em fortes nomes estrangeiros para o Maria Lenk. A americana Rebecca Soni e zimbabuana Kirsty Coventry, ambas campeãs olímpicas, fizeram a diferença e somaram pontos determinantes para a vitória da equipe comandada por Fernando Vanzella, acabando com um jejum de 14 anos sem título brasileiro.

- O trabalho, a competência e a persistência foram fundamentais. São muitos atletas, muitas provas, e você tem que ter paciência e ir ajustando até conseguir com que todos eles tenham bons resultados. A natação tem muito de persistência – disse o técnico do Minas.

Com Cielo, Flamengo garante terceiro lugar no pódio

natação Cesar Cielo Leonardo de Deus Henrique Barbosa (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Equipe do Flamengo se destacou nas provas de

revezamento (Foto: Satiro Sodré / CBDA)

O Flamengo, que ressurgiu no ano passado com a contratação de Cesar Cielo, continuou em franca evolução. Com importantes reforços como de Tales Cerdeira, Henrique Rodrigues e Leonardo de Deus, pulou do quinto para o terceiro lugar. O Corinthians, que em 2011 contou com Thiago Pereira e o campeão olímpico Oussama Mellouli, deu trabalho e disputou até o fim da competição um lugar no pódio.

- Nós temos um grupo relativamente menor do que o das outras equipes. De atletas pontuadores, é um grupo bem mínimo mesmo. Então, sair da competição com a terceira colocação no geral, sendo três medalhas no revezamento, é bem motivante. É uma resposta muito boa para o que a gente vem fazendo – avaliou Cielo, que garantiu cinco ouros (50m livre, 50m borboleta, 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (100m livre) para o clube rubro-negro.

Confira a pontuação final dos cinco primeiros colocados:

1º) Minas – 2.775 pontos
2º) Pinheiros – 1.934 pontos
3º) Flamengo – 1.697.50 pontos
4º) Corinthians – 1.544 pontos
5º) Unisanta – 804 pontos

Nenhum comentário: