Postado por abraaonarede

1 - Oposição, liderada pelo ex vice prefeito e seu grupo político
2 - Situação, liderada entre aspas pelo atual prefeito de Nova Cruz, façam suas apostas!
Por GLOBOESPORTE.COM RJ - Postado por abraaonarede
O técnico Ney Franco chamou duas jovens estrelas para defender o Brasil no Sul-Americano Sub-20, torneio que vale vaga nas Olimpíadas de 2012: o meia Philippe Coutinho, do Inter de Milão, e o atacante Neymar, do Santos, estão na lista de 25 jogadores divulgada nesta terça-feira.
Por causa de uma lesão muscular, Philippe Coutinho não foi relacionado pelo time italiano para disputar o Mundial de Clubes da Fifa entre 8 e 18 de dezembro, mas Ney garante que o ex-vascaíno estará na apresentação da Seleção no dia 13 do próximo mês na Granja Comary, em Teresópolis.
- Coutinho é um jogador que está fazendo ressonância, teve lesão muscular, mas o doutor Runco está em contato com departamento medico do Inter de Milão. O jogador se apresenta no dia 13. A tendência é ele estar. Estamos só esperando essa definição da questão da lesão - disse Ney durante a convocação, que foi feita com transmissão ao vivo no site da CBF, sem entrevista coletiva.
Outros nomes bem conhecidos da torcida brasileira na lista são Diego Maurício (Flamengo), Oscar (Internacional), Danilo e Alex Sandro (Santos), Lucas (São Paulo) e o goleiro Gabriel (Cruzeiro), que já chegou a ser convocado por Mano Menezes para um período de treino da Seleção Principal em Barcelona. Além de Philippe Coutinho, há mais dois jogadores que atuam na Itália: os meias João Pedro (Palermo) e Zé Eduardo (Parma).
A equipe sub-20 ficará entre 13 e 22 de dezembro na Granja Comary. Depois do Natal, os atletas voltam a se concentrar de 27 a 30 de dezembro. Após a virada de ano, a Seleção treina de 3 a 13 de janeiro, data da viagem para o Peru. A lista de 25 será reduzida para 20 durante o período de treinamento em Teresópolis.
- Convocamos 25 atletas para dar oportunidade para todos mostrarem serviço e depois iremos definir os 20 nomes - explicou o treinador.
Atual campeão sul-americano, o Brasil está no Grupo B, com Paraguai, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia será contra os paraguaios, 17 de janeiro, em Tacna. Depois, a Seleção pega colombianos , bolivianos e equatorianos na primeira fase. O Grupo A tem Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. A fase final será disputada pelos três melhores de cada chave.
Os dois primeiros colocados do torneio ganham vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já os quatro primeiros irão para o Mundial Sub-20, que será realizado ainda em 2011 na Colômbia.
Confira a lista completa:
Goleiros
Aleksander (Avaí)
Gabriel (Cruzeiro)
Milton (Botafogo)
Zagueiro
Alan (Vitória)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Internacional)
Romário (Internacional)
Saimon (Grêmio)
Laterais
Danilo (Santos)
Rafael Galhardo (Flamengo)
Alex Sandro (Santos)
Gabriel Silva (Palmeiras)
Meias
Alan Patrick (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Casemiro (São Paulo)'
Fernando (Grêmio)
João Pedro (Palermo)
Zé Eduardo (Parma)
A IFFHS (sigla em inglês para Federação de História e Estatística do Futebol) divulgou nesta terça-feira mais um de seus rankings. Desta vez, a entidade baseada na Alemanha listou os melhores times do século 21 no desfecho de sua primeira década. O Barcelona encabeça a relação, enquanto que o São Paulo aparece como o melhor brasileiro colocado.
12º. São Paulo - 1909 pontos |
23º. Cruzeiro - 1592 pontos |
26º. Santos - 1539 pontos |
38º. Inter - 1429 pontos |
54º. Grêmio - 1313 pontos |
56º. Flamengo - 1310 pontos |
59º. Corinthians - 1298 pontos |
64º. Fluminense - 1261 pontos |
88º. Palmeiras - 1080 pontos |
103º. Atlético-PR - 1012 pontos |
Em análise que leva em conta o desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais na década, o Barcelona somou 2459 pontos e ficou à frente de Manchester, Liverpool, Arsenal e Inter de Milão, que completam o Top 5, nesta ordem.
Milan, Bayern, Real Madrid, Chelsea e Boca Juniors completam a relação dos dez primeiros colocados.
O São Paulo é o melhor time brasileiro na lista, ocupando a 12ª colocação (1909 pontos). Em seguida, o Cruzeiro desponta na 23ª posição, três lugares à frente do Santos.
Antes de tentar o bicampeonato do Mundial de Clubes em Abu Dhabi em dezembro, o Internacional, em 38º, é a última equipe do país a integrar o Top 50.
A seguir, outras equipes do Brasil que aparecem citadas entre as melhores do mundo na primeira década do século vigente: Grêmio (54º lugar), Flamengo (56º), Corinthians (59º), Fluminense (64º) e Palmeiras (88º).
Confira a lista completa da IFFHS no site da entidade internacional.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou a relação dos indicados ao Prêmio Melhor do Ano de 2010. Eleito o Imperador das piscinas desde que passou a representar o Clube de Regatas do Flamengo, o nadador Cesar Cielo está entre os três mais cotados no masculino. Além de Cielo, concorrem ao Prêmio o judoca Leandro Guilheiro e Murilo Endres, do vôlei. O Flamengo não terá representantes no feminino, que tem Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Fabiana Murer (atletismo) e a dupla Juliana e Larissa (vôlei de praia).
O torcedor do Flamengo poderá votar em Cesar Cielo no site www.cob.org.br, a partir dessa terça-feira, dia 30 de novembro. O anúncio dos vencedores será no dia 20 de dezembro, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, a ser realizado no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro.
O Flamengo ainda teve quatro atletas eleitos como os melhores em suas respectivas modalidades, conforme a relação abaixo.
A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor do Ano no Esporte foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Este mesmo júri já apontou os vencedores a melhor do ano, sendo que esses votos terão peso de 50% na eleição final após computados os votos dos internautas.
Em 2010, além de atletas individuais passaram a concorrer ao melhor da modalidade e ao melhor do ano equipes, times, técnicos, duplas, trincas ou quadras, como revezamentos do atletismo e da natação.
Confira os melhores atletas de 2010:
Ginástica Artística: Jade Barbosa
Natação: Cesar Cielo, indicado ao Prêmio
Nado Sincronizado: Toda a equipe que integra a seleção brasileira
Remo: Fabiana Beltrame
Por Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por abraaonarede
Um ano melancólico, preocupante e encerrado com pontos de interrogação. O fiasco do Flamengo no Campeonato Brasileiro e a falta de títulos em 2010 anunciam a necessidade de mudanças. O técnico Vanderlei Luxemburgo terá a missão de rejuvenescer o plantel, formar um novo time. Alguns sobreviverão. Entre os mais novos, dois saem da fuga do rebaixamento fortalecidos. Se o Rubro-Negro precisa de fôlego na próxima temporada, Diego Maurício e Welinton se apresentam.
Diego é o atacante da equipe com mais gols no Brasileirão: cinco. Supera Deivid (quatro) e Diogo (um). Termina o ano como boa surpresa do clube. Recentemente, renovou contrato até 2015. Se o ataque D2 não vingou, o jogador de 19 anos e apenas cinco meses entre os profissinais ajudou como pôde.
- Tudo o que aconteceu na minha vida foi muito rápido. Fico até perplexo. Não é o fim de ano que o grupo e eu queríamos, pelo grupo que temos, jogadores renomados, que fizeram história no futebol. Mas acontece. Vivi momentos bons e ruins. Felizmente não aconteceu o rebaixamento. Agora, queremos mudar essa história, treinar forte. Nosso objetivo é lutar para ganhar títulos. Que nós, da base, possamos ajudar nessa transição para um grupo mais jovem. O ano de 2011 nos espera - disse.
É do fracasso da atual temporada que Diego colhe motivação. Acredita que sai mais experiente, apesar dos percalços, e espera ser muito mais cobrado no futuro próximo.
- Os mais jovens têm noção da pressão da próxima temporada. Vai ser muito maior. Mas estou preparado, até porque você tem que agarrar a chance. Mesmo nesta dificuldade, sinto que evoluí, ganhei experiência dentro de campo, na maneira de jogar, de me portar, de ter tranquilidade para chegar na hora do gol. Ganhei corpo, trabalhei a técnica. Quero continuar aprendendo a cada mês, a cada dia. Sempre dá para melhorar - afirmou.
O início no time profissional do Flamengo foi de altos e baixos, mas Welinton, de 21 anos, se recuperou. Desde a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, no início de outubro, tornou-se titular. O zagueiro se salvou do desastre na reta final e conseguiu se valorizar. Tem proposta de Napoli, da Itália, e Stuttgart, da Alemanha, e pode ser usado como um dos poucos trunfos para obter receita.
- A princípio, pretendo ficar no Flamengo, aprender mais. Ainda é cedo para pensar em sair da equipe. Foi um ano difícil, o nosso grupo não teve conquistas, mas o que valeu foi que conseguimos escapar da queda. Serve de lição para que no próximo ano não aconteça - comentou.
O contrato do jogador vai até 31 de julho de 2014. Em entrevista recente, o diretor de futebol do clube, Luiz Augusto Veloso, disse que o defensor faz parte dos planos, ainda que não seja inegociável.
- Me sinto mais preparado, experiente, mais fortalecido, especialmente pela sequência de jogos. Nós mais jovens temos muita vontade de aprender, de ganhar cada vez mais, de um dia virarmos grandes ídolos, fazer uma história no Flamengo. A vontace é de somar, de poder ajudar no que for possível.
Na última rodada do Nacional, o Flamengo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. A partida será no próximo domingo, às 17h. O Rubro-Negro tem 43 pontos e ainda tenta a vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.
Por Agência de Notícias, Londres - Postado por abraaonarede
A três dias da escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, a BBC – o canal público de televisão da Inglaterra - exibiu nesta segunda-feira um programa denunciando vários dirigentes do futebol mundial - entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira - pelo suposto recebimento de pagamentos não-declarados da antiga, hoje extinta, agência de marketing da Fifa, a ISL/ISMM. O veterano repórter Andrew Jennings, responsável por diversas investigações sobre dirigentes esportivos, apresentou no programa Panorama um documento que comprovaria que Teixeira, o presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolas Leóz e o camaronês Issa Hayatou, ex-presidente da CAF (a Confederação Africana de Futebol) receberam pagamentos da extinta agência de marketing da Fifa, a ISL/ISMM.
A denúncia, que foi publicada nesta segunda também pelo jornal suíço "Tages-Anteiger" e pelo jornal alemão "Suddeustsche Zeitung", foi ao ar três dias antes da eleição na Fifa que vai escolher os países-sede para as Copas de 2018 e 2022. A Inglaterra é candidata a sediar 2018. Teixeira já anunciou que votará na candidatura Espanha-Portugal, assim como os outros sul-americanos, Julio Grondona (presidente da AFA, a Associação de Futebol Argentina) e Nicolas Léoz. Além dos ibéricos, Inglaterra, Rússia e outra candidatura conjunta, Holanda-Bélgica, disputam a organização da Copa de 2018. Austrália, Estados Unidos, Japão e Qatar estão na briga para organizar o Mundial de 2022.
Em evento esta tarde, em São Paulo, o Diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse que a denúncia é antiga:
- Não tem nada de novo e não tem fundamento algum. Há 11 anos existe isso e é uma investigação. Estou há nove anos na CBF e não vou dar mais versão oficial sobre isso pois todo ano é a mesma coisa.
Indiretamente, Rodrigo vinculou a denúncia aos interesses ingleses em 2018:
- Se a Inglaterra não ganhar 2018 ou 2022... eles vão virar os canhões para o Brasil. A Inglaterra é o único país que tem condições de organizar uma Copa em dois meses.
Ricardo Teixeira bateu em tecla semelhante - mas de modo diferente:
- Parte da imprensa, e não estou falando da brasileira, vem dizendo que o Brasil não tem condições de realizar o Mundial. Mas são sempre os mesmos. O papel da imprensa é levar a verdade e não fazer como fizeram na África, quando disseram que havia condições e aconteceu uma Copa de excelente nível.
O documento obtido pela BBC lista diversos pagamentos. O mais volumoso deles é para a empresa Sicuretta, sediada no paraíso fiscal de Liechtenstein, que recebeu US$ 36 milhões (cerca de R$ 62 milhões) entre 1989 e 1999. A empresa Sanud, também sediada em Liechtenstein, recebeu US$ 9,5 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) neste período. É ela, segundo o programa, a conexão com Ricardo Teixeira. Em 2001, a CPI do Futebol no Senado brasileiro quebrou o sigilo financeiro do dirigente da CBF e de suas empresas. A Sanud apareceu como dona de ações de algumas destas empresas. Por isso, o programa da BBC conclui que o dirigente brasileiro recebeu essa quantia.
No mês passado, a Fifa baniu dois membros do comitê executivo (o taitiano Reynald Temari e o nigeriano Amos Adamu) porque eles teriam recebido suborno para favorecer candidaturas na disputa pelas Copas do Mundo. A ISL/ISMM foi a falência em 2001, mas a corte de Zug, na Suíça, abriu uma investigação criminal sobre o caso. Em 2008, executivos da ISL foram multados por fraudes e crimes contábeis. Outro processo terminou este ano – quando dirigentes não-identificados da Fifa concordaram em devolver dinheiro que tinham recebido da falida empresa em troca de não terem seus nomes revelados. O acordo cível foi possível porque até 1999 não era crime na Suíça receber comissões por negócios não-declarados.
Jennings é um veterano repórter investigativo - que ficou célebre por ter publicado um livro ("Os senhores dos anéis") sobre a corrupção no Comitê Olímpico Internacional nos anos 90. Em 2007, ele publicou um livro sobre a Fifa ("Foul!") e, desde então, vem se dedicando a investigar os dirigentes da entidade máxima do futebol mundial.
Do blog abraaonarede: Caros amigos, vale lembrar que essa tal ISL foi a responsável pela quase falência do Flamengo e que na época o contrato vai avalizado pelo senhor João Havelange, na época presidente da FIFA.
Por G1 RJ - Postado por abraaonarede
Após se reunir por mais de três horas com a presidente eleita, Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira (29) que vai solicitar ao Ministério da Defesa um contingente de dois mil homens das Forças Armadas para fazer patrulhamento nas favelas do Complexo do Alemão até julho de 2011, quando, segundo ele, será possível implementar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na localidade.
O governador explicou que a permanência de militares é necessária no primeiro semestre do próximo ano porque não há, atualmente, efetivo suficiente de policiais militares para montar a UPP. “As forças [federais] que fazem hoje o trabalho solicitado por nós fazem um trabalho de contenção. Outra coisa é o trabalho de patrulhamento. Por força do efetivo que precisamos para isso, nós teremos nesse processo de transição, até a chegada da nossa UPP, no final do primeiro semestre, um efetivo do Ministério da Defesa. Em torno de dois mil homens”, afirmou.
Cabral elogiou a parceria entre forças policiais estaduais e federais na ocupação da Vila Cruzeiro e do Morro do Alemão. Segundo ele, a atuação da Polícia Federal e das Forças Armadas deverá ser solicitada em outras operações de combate ao tráfico no estado.
“Esse modelo que estamos implementando é um modelo que existe há dois anos. É um modelo que as Unidades de Polícia Pacificadora se mantém. Agora, com essa novidade nesse momento complexo do [Morro do] Alemão e Vila Cruzeiro, para outras comunidades que sejam igualmente complexas, o que a gente percebe, o que sente, é essa parceria, essa camaradagem, essa aliança para o bem.”
O governador disse ainda que Dilma está “satisfeita com esse modelo de integração”. De acordo com ele, a parceria deve continuar no futuro governo. “Quando o poder do Estado de Direito Democrático se articula, o poder marginal se assusta. A grande vitória dessa operação é que tivemos juntos Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Forças Armada juntos auxiliando uma política de segurança pública do estado. Não ficou aquela falsa dicotomia, de que sai o estado e entra o governo federal ou sai o governo federal e fica só o estado.”
Cabral destacou, no entanto, que o empréstimo de efetivo das Forças Armadas é suficiente para a pacificação do Morro do Alemão. Segundo ele, não será preciso solicitar repasses de recursos federais para as operações de ocupação dos morros.
Infraestrutura
Cabral afirmou ainda que a cooperação entre o governo do Rio e o governo Dilma deve se aprofundar, também, em matéria de investimentos em infraestrutura. Ele ressaltou o interesse da presidente eleita em reformular o setor aeroportuário brasileiro, o que, segundo ele, é essencial para preparar o país para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
"O Pezão [vice-governador do Rio] teve oportunidade de tocar nos nossos investimentos em infraestrutura, visando Copa do Mundo e Jogos Olímpicos de 2016. Temos o desafio de fazer no Rio de Janeiro nos próximos seis anos mais de três décadas de investimentos em saneamentos, transporte, mobilidade urbana, em PAC das Comunidades, infraestrutura. É minha alegria pessoal ver a presidente ter um olhar específico para a infraestrutura aeroportuária", disse.
Era um dos poucos grandes comediantes de sua geração, um caso raro de um canastrão que começou fazendo televisão e papéis a sério na MGM . Não deu certo. Mas anos depois, descobriu sua verdadeira vocação, fazer comédia. Isso aconteceu a partir de Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane!, 80), quando fez parceria com um trio de diretores (Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker) e, logo depois, numa série de TV que fracassou, Police Squad (1982, que durou apenas seis capítulos).
Pouco tempo depois, o programa foi ressuscitada como o longa metragem Police Squad e acabou se tornando a série Corra que a Polícia Vem Aí. Como o Tenente Frank Debrin, desastrado, bobo, completamente sem noção, Nielsen ganharia a imortalidade. Morreu aos 84 anos, de pneumonia, em consequência de infecção de Staph (nos últimos anos, ele demonstrava dificuldade em andar, com problemas nas pernas). Tinha duas filhas, Thea e Maura, com a segunda esposa, Sandy Ullman, e deixa viúva a quarta mulher, Barbaree Nielsen.
Leslie era canadense, nascido em 11 de fevereiro de 1926 em Regina, região de Sakastchewan, norte (gelado) do país. Filho de polícia montada, ele serviu na Força Área, tornando-se depois locutor de rádio, até se mudar para Nova York e tentar a sorte. Ganhou bolsa para o famoso Neighbourhood Playhouse, participando de muitos shows ao vivo na idade de ouro da televisão.
Contratado pela Metro, o ator fez primeiro o filme Resgate (Ransom, 56) com Glenn Ford, e logo participou do clássico O Planeta Proibido (The Forbidden Planet, 56). Esteve em outros filmes como O Belo Sexo, com June Allyson, O Rei Vagabundo, com Kathryn Grayson, o sucesso A Flor do Pântano (Tammy and the Bachelor, 57), com Debbie Reynolds, O Irresistível Forasteiro, com Shirley MacLaine, em 1958.
Nos doze seguintes, voltou para a televisão, com ocasionais filmes (Harlow, Beau Geste, Animais em Fúria, Viva Knievel), até ser resgatado por Airplane!, que demonstrou sua verdadeira vocação para a comédia.
Desde então, fez muitos filmes de qualidade irregular, só acertando mesmo depois da trilogia (91 a 94). Entre eles, Drácula Morto mas Feliz, com Mel Brooks (fora de forma), Duro de Espiar, Mr Magoo, Todo Mundo em Pânico 3, e os últimos, segundo o IMDB, teriam sido Stonerville e The Waterman Movie (que estaria sendo filmado).
Eu tive contato co Nielsen apenas uma vez em Las Vegas, nos anos 90, numa feira de vídeo, quando ele estava junto com Estelle Getty, já com problemas de saúde. Não foi simpático (ela menos ainda), mas não se pode cobrar de um comediante que ele seja também engraçado na vida real. De qualquer forma, tinha um lugar especial na comédia americana e sua ausência será sentida.
A aposta de equilíbrio antes do clássico por ambos os lados e até pelo ídolo argentino Diego Maradona foi em vão. Com uma atuação brilhante de Lionel Messi, Xavi e Iniesta, o Barcelona aproveitou o mando de campo e humilhou o Real Madrid nesta segunda-feira, no Camp Nou. Em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, o time catalão goleou o arquirrival por 5 a 0, com gols de David Villa (2), Xavi, Pedro e Jeffren, completou cinco jogos sem perder para os merengues e de quebra ainda assumiu a liderança isolada da competição nacional.
Além disso, Messi venceu o tão badalado confronto contra Cristiano Ronaldo, que foi anulado por Puyol. Enquanto o argentino abusou dos lances de efeito e deu duas lindas assistências para David Villa, o português se mostrou nervosinho durante todo o clássico e por pouco não foi expulso em solo catalão. Na parte técnica, nada fez.
Blog Brasil Mundial F.C.: MC Kalanny lança clipe para "zoar" goleada do Barça
Com o resultado, os donos da casa chegaram aos 34 pontos e passaram a ocupar a primeira colocação na tabela de classificação, com dois a mais do que o Real Madrid, vice-líder. No próximo fim de semana, o Barcelona vai encarar o Osasuna, no Reyno de Navarra. Já a equipe merengue encara o Valencia, no Santiago Bernabéu.
A vitória do Barça também acabou com duas invencibilidades. O Real Madrid estava sem perder há 26 jogos. Foram 21 vitórias e cinco empates. Além disso, o time merengue, com José Mourinho no comando, também não sabia o que era uma derrota em partidas oficiais na temporada 2010/2011.
A última vitória do Real Madrid sobre o Barcelona aconteceu em dezembro de 2007, no Camp Nou. O time merengue venceu por 1 a 0, com um gol de Júlio Baptista, atualmente no Roma.
Xavi e Pedro colocam o Barça em vantagem no Cam Nou
Logo aos cinco, Messi recebeu pelo lado direito da grande área, parou a bola, observou o posicionamento de Casillas e tocou por cima do goleiro merengue. O chute encobriu o arqueiro e bateu na trave, levantando os torcedores do Barça no Camp Nou. Quatro minutos depois, os donos da casa abriram o marcador. Iniesta deu um passe milimétrico para Xavi. Já dentro da área, o espanhol só teve o trabalho de tocar na saída do camisa 1 do Real.
Mesmo com o gol, o Barça seguiu melhor, tocando bola no campo de ataque. O Real assustava em lances esporádicos. Aos 11, Dí Maria recebeu na entrada da área e soltou a bomba para grande defesa de Valdés. Seis minutos depois, o time catalão fez mais um. Xavi inverteu a bola do lado direito para o lado esquerdo para David Villa. O atacante passou por Sérgio Ramos e cruzou forte para Pedro ampliar: 2 a 0.
A partir daí, o confronto caiu de produção. Nem Barça, nem Real. Os donos da casa tocavam a bola, tentando chegar novamente ao gol de Casillas. Os visitantes pareciam perdidos em campo, sem conseguir furar o bloqueio defensivo da equipe catalã. Até então, Messi era melhor do que Cristiano Ronaldo, que não conseguia repetir as atuações de confrontos anteriores pelo Campeonato Espanhol ou pela Liga dos Campeões.
Cristiano Ronaldo lá, Messi cá
Aos 30 minutos, Cristiano Ronaldo ficou irritado com Pep Guardiola, que reteve a bola, e empurrou o treinador do Barcelona. Revoltados com a atitude do português, Iniesta e Victor Valdés foram tirar satisfação com o camisa 7 do Real Madrid. O jogo ficou parado por dois minutos por conta da confusão. No fim, o goleiro dos donos da casa e o atacante merengue foram advertidos com o cartão amarelo pelo árbitro
Quatro minutos depois, o português teve uma ótima chance de diminuir o marcador. Khedira sofreu falta de David Villa na entrada da área. Na cobrança de Cristiano Ronaldo, a bola passou à direita de Valdés. Aos 35, Messi dominou no campo de defesa e arrancou em direção ao gol do Real Madrid. O argentino foi parado com falta por Pepe, que foi advertido com o cartão amarelo.
No fim do primeiro tempo, uma nova discussão. Porém, mais branda do que o lance envolvendo Valdés e Ronaldo. Aos 44, Messi foi derrubado por Ricardo Carvalho. Na sequência, o argentino levou uma cotovelada do português e foi ao chão. O árbitro nada marcou e ainda advertiu o camisa 10 do Barça com o amarelo.
Messi dá lindas assistências para Villa, e Barça enterra o Real Madrid
O segundo tempo começou como a etapa inicial. Porém, com um atrativo a mais. Lionel Messi voltou do vestiário disposto a exibir o repertório de jogadas de efeito, dribles desconcertantes e assistências para os companheiros chegarem ao gol do Real. E foi o que o Barça fez. Matou o jogo no Camp Nou, deixando Mourinho e os merengues atônitos.
Aos nove, Messi carregou a bola desde o meio-campo e aproveitou a entrada de Villa por trás dos zagueiros para dar um lindo passe. O espanhol invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 3 a 0. Festa no Camp Nou e gritos de olé na arquibancada.
Messi entrou em ação mais uma vez aos 12. Após passar por três adversários no círculo central, o argentino fez um belo lançamento em diagonal para Villa. Completamente livre, o espanhol tocou de primeira na saída de Casillas.
A partir do quarto gol, o Barcelona passou a administrar o jogo. Com a partida ganha, Pep Guardiola começou a sacar suas principais estrelas. Villa foi o primeiro a deixar o gramado. O espanhol deu lugar a Bojan Krkic aos 31 minutos. Mal entrou, o jogador quase fez o quinto. Ele invadiu a área do Real e perdeu a passada no momento da finalização.
Aos 41, Xavi deixou o gramado aplaudido de pé pelos torcedores do Barcelona. Keita entrou em seu lugar já no fim da partida. Jeffren também foi colocado por Guardiola na vaga de Pedro. E ficou por conta do garoto o quinto gol dos donos da casa. O jogador aproveitou a bobeada da zaga e completou o sacode: 5 a 0.
Logo após o gol, mais uma confusão no clássico. Sérgio Ramos deu um pontapé em Messi e foi expulso. Antes de deixar o campo, o camisa 4 do Real Madrid ainda deu um tapa no rosto de Xavi e empurrou Puyol, ambos companheiros na conquista da Espanha na Copa do Mundo de 2010, África do Sul.
Essa foi a sexta vitória do Barcelona por três ou mais gols na temporada 2010/2011. Anteriormente, o time catalão já havia batido o Getafe (3 a 1), o Ceuta (5 a 1), o Villarreal (3 a 1), o Almeria (8 a 0) e Panathinaikos (3 a 0). Após o apito final no Camp Nou, festa catalã e novo líder na Espanha.
Confira os resultados da 13ª rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Zaragoza 0 x 3 Villarreal
Sevilla 1 x 3 Getafe
Atlético de Madri 2 x 3 Espanyol
Domingo
Sporting Gijón 1 x 3 Real Sociedad
Hércules 3 x 1 Levante
Racing Santander 1 x 0 Deportivo de La Coruña
Mallorca 2 x 0 Málaga
Athletic Bilbao x Osasuna
Valencia 2 x 1 Almería
Segunda-feira
Barcelona 5 x 0 Real Madrid
Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona - Postado por abraaonarede
Não é só o fator casa que deixa o Barcelona em vantagem para o clássico contra o Real Madrid, nesta segunda-feira, às 18h (de Brasília), no Camp Nou, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Ao menos na teoria. Ainda que os merengues liderem a competição, na prévia do confronto deu Barça em vitória apertada: 5 a 3, com direito a três empates (Piqué e Ricardo Carvalho, Busquets e Khedira e Messi e Cristiano Ronaldo). O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em Tempo Real a partir das 17h30.
Além do raio-x, há também a disposição tática dos times feitas por André Rocha, do Blog Olho Tático. A única mudança é no time de José Mourinho: Higuaín, vetado de última hora, sai para a entrada de Benzema. Confira a abaixo:
Por Pedro Dantas, estadao.com.br - Postado por abraaonarede
RIO - O delegado titular da 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), Fernando Veloso, que participa nesta segunda-feira, 29, das operações de busca a traficantes, drogas e armas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, afirmou que criminosos utilizaram a rede de esgoto e as galerias de águas pluviais como rotas de fuga. 'A prova disso é que, após uma informação de um morador, prendemos oito criminosos em uma tubulação de esgoto na noite de ontem', disse.
O delegado também contou que criminosos roubaram uniformes de funcionários das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e de concessionárias que atuam no conjunto de favelas, na Penha. A polícia ainda apreendeu, no início da tarde, três pistolas automáticas na Favela da Grota. Em outra localidade, um homem ainda não identificado foi preso.
Ontem, sete dias após o primeiro ataque da semana de terror no Rio, 2.700 homens das Polícias Civil, Militar e Federal e das Forças Armadas entraram no Complexo do Alemão. Não houve o combate que se esperava. Tampouco foram presos os chefes do tráfico da Vila Cruzeiro, Fabiano Atanazio, o FB, e do Alemão, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.
Rotina. Nesta segunda, os agentes do Exército continuam a revistar todos os moradores que entram e saem do complexo de favelas. Com clima calmo, o comércio reabriu e funciona normalmente. Os agentes encontram dificuldades em alguns pontos por causa de barricadas colocadas por traficantes em ruas e acessos. Ja Rua Joaquim Queiroz, na Favela da Grota, por exemplo, o asfalto foi danificado e há um vazamento de água, por onde carros não conseguem passar.
Funcionários de algumas obras do PAC também já voltaram ao trabalho, inclusive na contenção do vazamento no acesso ao Morro da Fazendinha. Em contraste com o clima de guerra, a Estrada de Itararé, antes tomada apenas por policiais, hoje tinha até congestionamento.
Em busca de drogas, policiais também estão vasculhando casas em busca de drogas e armamentos. Uma equipe de policiais do 1º BPM (Estácio) apreendeu em uma localidade conhecida como Zona do Medo, no alto do Morro da Fazendinha, seis fuzis, cinco granadas, quatro bombas de fabricação caseira e uma pistola. O armamento estava escondido sob folhas de bananeira.
Homens da Polícia Civil também apreenderam, na Rua Canitar, na Favela da Grota, 3 mil papelotes de cocaína e coletes a prova de balas. De acordo com os agentes, a droga estava próxima ao local onde eram realizados bailes funk patrocinados por traficantes de drogas.
Mas moradores reclamam da forma como os agentes trabalham e alguns, inclusive, falam de arrombamentos e saques. Um pedreiro de 47 anos saiu sábado às 17h de casa porque viu que a polícia ia invadir o morro, não queria ficar no meio do tiroteio e foi dormir na casa de um amigo.
Após a tomada do local pela polícia, ele resolveu voltar. Quando chegou em casa, viu que o local já tinha sido arrombada pela polícia e havia sumido seu computador. 'Eles tinham que esperar o morador chegar antes de arrombar. Ainda estragaram minha porta de madeira novinha que eu tinha acabado de colocar', reclama.
Hospitais. Todas as unidades de saúde estão funcionando regularmente na cidade nesta segunda-feira, inclusive nas regiões da Penha e Complexo do Alemão. Nestas locais e em alguns bairros da zona oeste, unidades chegaram a ser fechadas nos últimos dias por questões de segurança. No Alemão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Estrada do Itararé, atende normalmente os casos de urgência e emergência dos moradores desde domingo, 28.
Entre quinta-feira, 25, e domingo, 28, a Central de Regulação municipal transferiu 31 pacientes do Hospital Estadual Getúlio Vargas para outras unidades com o objetivo de liberar leitos para possíveis feridos nos confrontos no Complexo do Alemão. No fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) disponibilizou um helicóptero para fazer transferências para hospitais especializados.
Por GLOBOESPORTE.COM RJ Postado por abraaonarede
Escapar do rebaixamento perdendo em casa para o Cruzeiro por 2 a 1 escancarou o leque de deficiências do Flamengo. A campanha sofrível no Campeonato Brasileiro tem um lado bom, segundo análise da diretoria e da comissão técnica: o clube poderá se desfazer de diversos jogadores sem 'peso na consciência'.
A geração que se perpetua no clube desde 2006 está perto do fim. O treinador Vanderlei Luxemburgo reconhece que é hora de o clube aproveitar o fracasso do ano para se reconstruir. A principal missão é tornar o grupo mais jovem.
- O Flamengo tem a oportunidade de se refazer. Foi muito bom até pela forma que aconteceu, sem cortina de fumaça. Se o time chegasse aos 50 pontos, por exemplo, poderia ser diferente. Precisamos de muitas coisas – analisou.
O lateral Juan deve ser o símbolo da nova filosofia. O jogador está no Rubro-Negro desde 2006, e há quase unanimidade de que o ciclo chegou ao fim. Desta forma, o contrato não será renovado. A situação de Léo Moura é diferente. Ele tem vínculo por mais uma temporada e pode até ficar. No entanto, recebeu propostas generosas de Inter e Santos e reivindica um reajuste.
A política de contratações de 2010 mostrou-se equivocada. Renato, Val Baiano, Deivid e Diogo, que chegaram no meio do ano, têm salários elevados e há dificuldade para negociar possíveis rescisões. Outro caso emblemático é o de Petkovic.
Em maio, o vice de finanças Michel Levy viu-se pressionado coma ameaça de rompimento do acordo judicial do sérvio por falta de pagamento e, em conjunto com Patrícia Amorim, optou pela renovação até o fim de 2011, quando o apoiador estará com 39 anos. O jogador é tratado como 'herança maldita' internamente por causa da idolatria que desperta na torcida mesmo sem produzir em campo.
Em relação a contratações, o cenário é nebuloso. Vanderlei Luxemburgo indicou, em conversas informais, três nomes: o zagueiro Manoel, do Atlético-PR, o volante Serginho, do Atlético-MG e o lateral-esquerdo Junior Cesar, do São Paulo. Os três, porém, ainda têm contrato em vigor e seria necessária contrapartida financeira para contratá-los.
A possibilidade de Adriano retornar ao Brasil não empolga. Tanto Patrícia Amorim quanto Luiz Augusto Veloso não têm interesse em tê-lo novamente no elenco por causa dos problemas extracampo. A negociação por Diego Forlán ganhou simpatia da diretoria, mas esbarra na má vontade de Luxa. O treinador avisou que todas as contratações terão de passar por ele e considerou o uruguaio experiente demais e caro.
Confira a situação dos principais jogadores do elenco:
Marcelo Lomba – O goleiro de 24 anos entrou na fogueira por causa da prisão de Bruno e teve um bom início. Entretanto, falhou na reta final e a diretoria pretende buscar um camisa 1 mais experiente.
Léo Moura – Com mais de 300 jogos no clube, o lateral só sai se quiser. Mas este é o problema. Com o contrato defasado em relação aos que foram contratados neste ano, o jogador tem proposta de Santos e Inter e reivindica aumento.
Welinton – O zagueiro se salvou do desastre na reta final e conseguiu se valorizar. Tem proposta de Napoli e Stuttgart e pode ser usado como um dos poucos trunfos para obter receita.
Ronaldo Angelim – O herói do hexa não goza mais de prestígio no Flamengo e, apesar de ter mais um ano de contrato, pode retornar ao Fortaleza.
David Braz - Fla adquiriu 50% dos direitos econômicos dele no meio do ano e deve mantê-lo.
Juan – O contrato do lateral termina no fim do ano e dificilmente será renovado. Atuações ruins, alto salário e desgaste contribuem para decisão.
Rodrigo Alvim – Está fora dos planos, mas tem contrato até janeiro de 2013 e salário considerado alto.
Maldonado – Depois de um ano ruim, reconquistou a vaga na reta final e está nos planos para 2011.
Willians – O volante não é querido por Luxemburgo e tem proposta do Santos. A prioridade, no entanto, é negociá-lo com a Europa.
Kleberson – O compromisso até o fim de 2012 o prende ao Flamengo, mas não é considerado inegociável. Recentemente, o Tigres, do México, o envolveu em uma possível troca com Everton.
Correa – Tem contrato até o meio do ano, mas também não agrada ao treinador.
Petkovic – Contrato até o fim de 2011 e acordo judicial dificultam rescisão. Porém, aposentadoria forçada não está descartada.
Renato – Aos 32 anos, fez gols importantes na luta contra o rebaixamento. Mas muito pouco pelo peso que tem na folha salarial.
Marquinhos – Não foi bem na chance que teve no time titular e saiu de campo vaiado. Tem contrato até o fim de 2011 e pode ficar para compor elenco.
Val Baiano – Tem mais um ano de contrato e ausência de propostas deve fazê-lo permanecer.
Deivid – Maior salário do grupo e início desastroso. No entanto, comissão técnica acredita que boa pré-temporada pode recuperá-lo.
Diogo – Outro fracasso. Empréstimo termina em junho e pode ser feito acordo para devolvê-lo ao Olympiacos.
Diego Maurício – É o atacante com mais gols no Brasileirão: cinco. Sai de 2010 como boa surpresa do clube. Recentemente, renovou contrato até 2015.
SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!
A permanência do Flamengo na primeira divisão do futebol brasileiro, mesmo sendo derrotado pelo Cruzeiro por 2x1 em Volta Redonda, garantiu Patrícia Amorim à frente do clube, pelo menos até 2011. A fuga da degola joga um "balde de água fria" no movimento de impeachment que começava a surgir entre alguns conselheiros, embora nenhum fato comprometesse a gestão da dirigente.
A situação de Patrícia no Flamengo faz valer a máxima de que "todos têm direito a uma segunda chance". Na próxima temporada, a ex-nadadora terá oportunidade de corrigir os erros deste primeiro ano de administração. Tomara que este suposto processo de retificação tenha como principal alvo o castigado departamento de futebol, muito sacrificado em 2010.
A medida mais importante para 2011 deveria ser a profissionalização do Fla- futebol. Basta uma assinatura da presidente para o futebol rubro-negro ganhar autonomia, deixando de ser subordinado ao financeiro do clube. Através desta modificação, as receitas geradas pelo departamento de futebol não seriam mais divididas com as outras modalidades esportivas e passariam a ser exclusividade do setor. Zico é um dos defensores deste modelo administrativo e deve adotar a idéia como uma das bases de sua candidatura à presidência do Flamengo, nas próximas eleições.
A falta de planejamento, fruto do amadorismo da diretoria, quase levou o Flamengo à segundona e trouxe à Gávea um ambiente de instabilidade geral. Portanto, a profissionalização do futebol é essencial, pois o tempo urge! Patrícia Amorim deve dizer a que veio e tomar atitude em relação ao assunto. É no mínimo estranho, a presidente do clube observar impassível a derrocada do departamento de futebol, a partir do momento em que as ações para reverter o quadro estão ao seu alcance.
SÃO PAULO – A Comissão Europeia anunciou no último domingo (28) a aprovação de um pacote de ajuda à Irlanda no valor de € 85 bilhões, a uma taxa de juro de 5,83% ao ano, ao passo que a taxa de juro do pacote destinado à Grécia neste ano foi de 5,2% ao ano. A decisão foi unânime entre os ministros de finanças do bloco.
Detalhes
A ajuda externa será de € 67,5 bilhões, sendo € 22,5 bilhões provenientes do FMI (Fundo Monetário Internacional), € 22,5 bilhões do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) e € 17,7 bilhões do EFSF (Fundo Europeu para Estabilização Financeira), € 3,8 bilhões em empréstimos bilaterais com o Reino Unido, assim como empréstimos de € 0,6 bilhões e € 0,4 bilhões provenientes da Suécia e da Dinamarca.
O próprio governo da Irlanda será responsável pela injeção de € 17,5 bilhões, através da reserva de caixa do Tesouro e investimentos do fundo de pensão nacional.
Do montante, € 10 bilhões serão destinados à medidas de recapitalização imediatas, enquanto € 25 bilhões proverão uma base de contingência para o setor bancário e os € 50 bilhões restantes serão responsáveis por financiar necessidades no orçamento.
De acordo com um comunicado do Eurogroup, a operação consiste em três pilares, sendo eles: a imediata fortificação e inspeção do sistema bancário, um ajuste fiscal para recuperar a sustentabilidade, incluindo um plano de correção do déficit para 3% do PIB (Produto Interno Bruto) para 2015; e reformas para sustentar o crescimento econômico, incluindo reformas no mercado de trabalho.
Fundo permanente
Além disso, o Eurogroup anunciou a criação de um fundo de ajuda permanente para a Europa, o ESM (Mecanismo de Estabilização Europeia), semelhante ao EFSF. “A ajuda provida para um membro da União Europeia será baseada em um programa rigoroso de ajuste econômico e fiscal, além de uma rigorosa análise de sustentabilidade do déficit, conduzida pela Comissão Europeia e pelo FMI, em conjunto com o BCE (Banco Central Europeu)”.
Por GLOBOESPORTE.COM Londres - Postado por abraaonarede
Tottenham e Liverpool fizeram um jogo neste domingo no padrão do Campeonato Inglês: corrido, disputado e com muitas chances de gol. Melhor para os Spurs, que mesmo após desperdiçar um pênalti, conseguiram a virada nos acréscimos, com Lennon: 2 a 1, no White Hart Lane, em Londres, válido pela 15ª rodada do Campeonato Inglês. O zagueiro Martin Skrtel, dos Reds, completou o placar a favor e contra.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Inglês
O resultado devolve ao Tottenham a esperança de uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada. Com 25 pontos, a equipe do goleiro brasileiro Gomes está a um do Manchester City, quarto colocado. O Liverpool, por sua vez, volta a estagnar e não consegue engrenar na competição: é o 10º, com 19 pontos. O volante Lucas esteve em campo durante os 90 minutos.
A partida foi empolgante desde os minutos iniciais, quando Van der Vaart sentiu lesão e teve de ser substituído. Melhor no primeiro tempo, o Liverpool perdeu grandes chances em chutes de Maxi Rodríguez, duas vezes, e Fernando Torres. Ao menos abriu o placar com Skrtel, aos 42, pegando sobra na grande área.
A etapa final começou com o atacante espanhol desperdiçando ótima oportunidade com apenas um minuto após passe de Lucas. Aos 15, poderia ter vindo a punição. Ngog colocou a mão na grande área para proteger o rosto e o juiz marcou pênalti. Defoe cobrou para fora, à direita de Reina.
O Tottenham empatou mesmo aos 20. Modric roubou a bola, avançou sobre a marcação de Lucas e Carragher e tocou na saída de Cech. Skrtel tentou cortar e acabou colocando para dentro. A virada também poderia ter vindo aos 44, mas Defoe teve gol corretamente anulado. Aos 47, no entanto, não teve jeito. Contra-ataque mortal puxado por Aaron Lennon, que passou com facilidade pela marcação de Konchesky e fez.
Confira a 15ª rodada completa:
Sábado
Aston Villa 2 x 4 Arsenal
Bolton 2 x 2 Blackpool
Everton 1 x 4 West Bromwich
Fulham 1 x 1 Birmingham
Manchester United 7 x 1 Blackburn
Stoke 1 x 1 Manchester City
West Ham 3 x 1 Wigan
Wolverhampton 3 x 2 Sunderland
Domingo
Newcastle 1 x 1 Chelsea
Tottenham 2 x 1 Liverpool
O ABC vai manter Leandro Campos no comando do time em 2011. O técnico que levou o time à Série B do Campeonato Brasileiro e ainda pode conquistar a tríplice coroa (Campeonato Potiguar, Série C do Campeonato Brasileiro e Campeonato do Nordeste), renovou o contrato com o clube até o final de 2011.
Leandro Campos foi contratado durante o segundo turno do Campeonato Estadual e já entrou para a história do clube, levando títulos importantes e conquistando o acesso. A última meta do ABC em 2010 é vencer o Campeonato do Nordeste. O primeiro jogo da decisão acontece no Frasqueirão, na próxima quarta-feira, 1º, contra o Vitória. O Esporte Interativo transmite a partida a partir das 22h45.
“Leandro é um grande profissional e está na história do nosso futebol. Contamos com ele para a temporada 2011 para fazer um trabalho que engloba o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil, o Nordestão e o Brasileiro da Série B”, disse Flávio Anselmo, vice-presidente de futebol do ABC.
Por Globo Esporte - Postado por, abraaonarede
A batalha judicial entre Flamengo e Esso/Servarcar, administradora de um posto de gasolina que funcionou por mais de 30 anos na Gávea, arrasta-se por quase 16 anos e a atual diretoria sinaliza com um desfecho que promete rachar a política interna do clube.
O acordo costurado por Arthur Rocha, colaborador da gestão de Patrícia Amor e ex-vice geral do clube, prevê o encerramento da ação, o recebimento de cerca de R$ 6 milhões e o aluguel do terreno por pelo menos mais duas décadas ao custo de R$ 40 mil por mês. Além do posto, é possível que uma grande rede de fast food americana abra uma filial no local.
Entretanto ainda falta a aprovação do Conselho Deliberativo e há forte resistência interna à ideia. Muitos conselheiros argumentam que o terreno de 1.812 metros quadrados fica em área estratégica, entre as ruas Mário Ribeiro e Borges de Medeiros e é importante tê-lo desobstruído para um possível projeto de revitalização da sede da Gávea. O museu, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 16 de novembro, ocuparia o lugar, mas houve remanejamento.
Em junho de 2009, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que o Flamengo deveria receber R$ 9,7 milhões. Entretanto, a Esso/Servarcar recorreu e o processo atualmente está na fase pericial. Para encerrar de uma vez com a novela há a sinalização do acordo de R$ 6 milhões acompanhado por um novo aluguel e o arquivamento da atual ação.
Por Márcio Mará Rio de Janeiro - Postado por, abraaonarede
O Superclássico que toma conta da Espanha e atrai as atenções no mundo inteiro escreve nesta segunda-feira mais um capítulo em sua história. Barcelona e Real Madrid fazem mais um duelo pelo Campeonato Espanhol que promete desfile de jogadas e gols de grandes estrelas. Há 50 anos e seis dias, pela Liga da Europa - hoje Liga dos Campeões -, o mesmo Camp Nou, local da partida, foi o endereço de um dos momentos mais marcantes no confronto. Noventa mil pessoas se espremiam - a grande maioria de catalães - no estádio na esperança de ver o Barça eliminar o time da moda pelas oitavas de final.
Era enorme a ansiedade. A rivalidade entre Barça e Real ficou mais aguçada após a Guerra Civil Espanhola. O Real sempre representou a realeza, o poder centralizador do ditador Francisco Franco, simpático ao clube. O Barça, a cultura e o desejo de liberdade do perseguido povo catalão, que sonhava ver terminada ali a hegemonia do pentacampeão europeu e praticamente imbatível time merengue. Com Di Stéfano, Puskas, Gento, Del Sol e Canário, o time da capital espanhola parecia uma seleção. Mas naquele dia, viveu a amargura da derrota. Os catalães foram para as ruas e jamais esqueceram do grande herói: o brasileiro Evaristo de Macedo, autor do segundo gol da vitória por 2 a 1.
Semana passada, na casa de Evaristo, o telefone tocou. A ligação era de Barcelona. Um dos maiores ídolos do clube catalão, com lugar de destaque no museu do Camp Nou, confessa que foi pego de surpresa. Não recordava da passagem dos 50 anos da partida, que tem importância enorme em sua carreira. O golaço de peixinho, segundo do Barça na partida, foi fundamental para a vitória. Depois, o time até perdeu a final da Liga da Europa para o Benfica de Eusébio. Mas o jogo com o maior rival se tornou inesquecível para o ex-atacante e ex-treinador, hoje com 77 anos, e os torcedores do Azul-Grená.
- Uma rádio lá da Catalunha me ligou. Era para falar sobre esse gol e uma goleada de 8 a 0 que demos, o Barcelona a repetiu na última semana... Fiz partidas marcantes por lá. Teve uma em que marquei três gols no Real Madrid. Mas essa da Liga da Europa, pelo que representava... Foi uma alegria muito grande naquele dia na cidade. Quando o Barça ganha do Madrid, é uma euforia. Eliminá-los foi uma loucura. A rivalidade não era só esportiva, mas também política. A Catalunha contra Madri. Mas nós, jogadores, não nos envolvíamos com isso.
A maior dificuldade, segundo Evaristo, nem foi pela rivalidade política, mas pela força do grande rival na época. Se o Santos brilhou com o bicampeonato da Libertadores e do Mundial Interclubes, o Real mandava na Europa.
- O time deles era pentacampeão europeu e jogava pelo hexa. Uma hegemonia muito grande. Era muito difícil vencê-los. Nosso time ganhou estimulado pela torcida. Felizmente, fui muito bem no lance do gol. Tem um filme dele lá no museu. Não tinha TV passando na época.
Evaristo recebeu também uma cópia do lance, que guarda com carinho. A imagem não é de qualidade boa. Mas dá para rever sempre a velocidade do ex-atacante na jogada, que começou num escanteio cobrado por Kubala para Olivella, pelo lado direito.
- O Olivella, nosso lateral, dominou e bateu na bola, mas não era um cruzamento. Foi um chute-centro. Vi que não ia dar tempo de chegar na corrida para bater com o pé. São aquelas coisas de um segundo... Resovi ir pelo ar, o Vicente, o goleiro deles, não conseguiu alcançá-la. Um lance muito difícil de se repetir. A precisão na velocidade e no arremate. O gol foi importante porque a partida estava 1 a 0 para nós e muito dura. Deu-nos mais tranquilidade.
Partida tensa
O jogo no Camp Nou já havia começado tenso. No confronto de ida, no Santiago Bernabéu, em Madri, houve empate por 2 a 2. Favorito, o Real teria de vencer no tempo normal para evitar uma prorrogação. Mas acabou surpreendido aos 33 minutos. Em cruzamento do húngaro Kubala, Vergés abriu o placar.
Na segunda etapa, Evaristo ampliou aos 36. O brasileiro Canário diminuiu aos 41 e tornou a partida dramática no fim. Mas o Barça conseguiu a vitória. Eliminados pela primeira vez na Liga da Europa, os merengues reclamam até hoje de três gols que teriam sido mal anulados. Em um, inclusive, o árbitro inglês Leafe marcou falta de Canário, que sofrera pênalti antes de marcar.
- Não teve erro de arbitragem. Futebol é isso mesmo, tem discussão. Muitos alegam que a arbitragem nos favoreceu, mas não vi assim não. Merecemos a vitória. Eles reclamam de um lance, mas, se empatassem a partida, ainda haveria prorrogação. Tivemos motivos para comemorar. O Real tinha um timaço. O Di Stéfano vinha de trás. O Puskas ficava mais próximo da área, e batia muito bem. Não errava o gol. O Gento era muito rápido...
A euforia em Barcelona foi intensa após a vitória que eliminou o grande rival. Segundo Evaristo, houve um grande jantar para a diretoria e os conselheiros. O time avançou na competição e foi à final, contra o Benfica de Eusébio. Mas aí, o clube português levou a melhor, venceu por 3 a 2 e ficou com a taça. O brasileiro lamenta até hoje um lance no fim do jogo no qual a bola bateu na trave.
Com a camisa merengue
Pouco depois, em 1962, o ex-atacante, revelado no Madureira e consagrado no Flamengo, estava do lado merengue. Com a camisa do Real, Mesmo assim, não deixou de ser ídolo para os catalães.
- Tive de sair do Barcelona porque o clube queria que eu me naturalizasse espanhol, e eu não. O Madrid me ofereceu um contrato sem essa obrigação. Mas, infelizmente, uma lesão no joelho me atrapalhou lá, apesar de que tive boas atuações - afirmou Evaristo, muito mais ligado ao clube catalão, onde foi campeão da Copa do Rei em 1959 e espanhol em 1959 e 1960. Na equipe merengue, foi tri espanhol, em 1963, 64 e 65 antes de voltar ao Flamengo para ser campeão carioca também em 1965.
Com 14 partidas e oito gols pela Seleção Brasileira, o ex-jogador e técnico, que deixou de ir ao Mundial na Suécia, em 1958, por ter se transferido para o exterior, viveu bons momentos também no Rubro-Negro, onde foi tricampeão carioca em 1953-54-55. Lembra da partida que garantiu o bicampeonato, contra o Vasco, Depois, no ano seguinte, os três jogos emocionantes contra o América.
- No primeiro jogo, na vitória por 1 a 0, o gol foi meu. Nos 5 a 1 para eles, ficamos com um a menos. Mas devolvemos depois, nos 4 a 1, placar que nos deu o tricampeonato. Foi também muito marcante - afirmou o ex-jogador.
Depois como técnico, Evaristo foi campeão brasileiro pelo Bahia (1988) e da Copa do Brasil pelo Grêmio (1997), além de conquistar titulos regionais pelo Tricolor gaúcho, o baiano e o Santa Cruz, entre outros. Mas o auge, reconhece, foi jogando pelo Barça. E hoje, quando ligar a TV para assistir ao Superclássico, vai lembrar certamente dos melhores momentos que viveu no Camp Nou. Especialmente aquele, em 23 de novembro de 1960.
Ramallets, Olivella, Garay, Gracia e Verges; Segarra e Kubala; Evaristo, Kocsis, Suarez e Villaverde. | Vicente, Marquitos, Santamaría, Pachin e Vidal; Zárraga e Canário; Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento |
Técnico: Enrique Orizaola | Técnico: Miguel Muñoz |
Gols: no primeiro tempo, Vergés, aos 33 minutos. No segundo, Evaristo, aos 36, e Canário, aos 41 | |
Cartões amarelos: não havia na época | |
Local: Estádio Camp Nou, Barcelona, Espanha. Data: 23 de novembro de 1960. Competição: Liga da Europa (Liga dos Campeões). Público: 90 mil pessoas. |
Por G1 RJ - Postado por, abraaonarede
Com um balanço de 20 presos e três mortos numa operação que tanto a polícia quanto a população temiam um derramamento de sangue, a polícia do Rio investiga uma possível fuga de traficantes do Conjunto de Favelas do Alemão por uma rede de esgotos da comunidade.
“Alguns foram presos tentando sair da comunidade vestidos de religiosos, de mata-mosquitos. É possível que alguns tenham conseguido e, ainda antes da operação, ter ido em direção ao (Morro do) Juramentinho”, admitiu o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Paulo Henrique Moraes.
Segundo ele, uma rede de grandes canais em um galeria de esgoto pode ter facilitado a fuga. “São galerias de esgotos muito grandes, em que uma pessoa anda em pé, tranquilamente, e que ainda estão sendo investigadas”, contou Moraes. Ainda de acordo com ele, como as obras foram feitas por várias empreiteras e interrompidas algumas vezes, não há um engenheiro que conheça sua extensão por completo.
Oito dos 20 criminosos presos no primeiro dia de ocupação, segundo a polícia, foram detidos ainda sujos, quando tentavam entrar em bueiros da comunidade. Moraes acredita, no entanto, que ainda há bandidos na favela, que podem estar escondidos na rede de esgoto, em casas de moradores e na mata.
Polícia recomeça varredura nesta segunda (29)
Depois de interromperem as buscas de armas, drogas e criminosos no Conjunto de Favelas do Alemão no período da noite, a polícia começa na manhã desta segunda-feira (29) a retomar a operação na comunidade após a ocupação.
O Flamengo foi derrotado pela Uniceub Brasília por 96 a 86 (53 a 44) na final da Liga Sul-Americana de Basquete, em partida disputada na HSBC Arena, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A equipe da capital federal conquistou o título pela primeira vez. O cestinha da partida foi Marcelinho, ala da equipe rubro-negra, com 28 pontos.
Apesar do equilíbrio, o Flamengo conseguiu fechar o primeiro quarto com nove pontos de vantagem. Praticamente o tempo inteiro na frente do Brasília, o rubro-negro não conseguia abrir diferença, até faltarem dois minutos. Então, Marcelinho marcou nove pontos seguidos e o armador Duda fechou com uma linda cesta de três pontos, no último lance dos primeiros dez minutos. Vitória parcial de 33 a 24.
Com boa pontaria nos arremessos de longa distância, principalmente com Guilherme Giovannoni, que acertou cinco de sete tentativas de três pontos, o Brasília chegou à igualdade em 35 pontos e rapidamente virou o placar. A equipe da capital federal aproveitou falhas na marcação e na defesa do Flamengo, continuou melhor em quadra e pulou para dez pontos de diferença, encerrando o primeiro tempo em 53 a 44.
Embalado pela torcida, o Flamengo voltou com Guto, que entrou no lugar de Duda, e foi logo marcando cesta de três, mas Arthur deu o troco no ataque da Uniceub. A diferença caiu rapidamente para dois pontos com ataques em sequência de Guto e Marcelinho, que foi substituído com quatro faltas. O rubro-negro voltou à frente do placar com dois lances livres de Atila (58 a 56), mas esteve em busca do Brasília na maioria do tempo. O Flamengo teve seu empenho recompensado com mais uma cesta no segundo final do terceiro quarto e diminuiu para dois pontos (73 a 71).
O empate logo no Início dos últimos dez minutos deu a impressão de que o Flamengo conseguiria o domínio da partida, mas o Brasília continuou melhor e voltou a abrir com nova cesta de três de Guilherme (84 a 75). A equipe da capital federal administrou a vantagem para fechar o jogo em 86 a 76 e conquistar o título da Liga Sul-Americana pela primeira vez.
Cestinha do Brasília ao lado de Guilherme, com 22 pontos, o armador Alex destacou a calma da equipe para buscar o título jogando diante da torcida rubro-negra.
"Tivemos frieza, pois é muito difícil enfrentar o Flamengo em casa, pela força de sua torcida. Não deixamos o adversário abrir e conseguimos ter tranqüilidade para chegar à vitória", disse Guilherme.
Já o técnico rubro-negro, Paulo Chupeta, mesmo abalado com a derrota, buscava explicações para o título perdido dentro de casa.
"Por enquanto não está passando nada pela minha cabeça, prefiro responder quando estiver mais calmo. Qualquer derrota defendendo o Flamengo, independentemente se vale título ou não é muito triste. Essa torcida é uma nação e nós gostamos de dar alegrias a ela, mas não foi possível", lamentou o treinador.
Após a premiação dos times, os melhores jogadores da Liga Sul-Americana também foram premiados. Autor de 22 pontos na decisão, Guilherme foi o melhor jogador do campeonato e ainda ganhou como melhor reboteiro (47). O rubro-negro Marcelinho ganhou como cestinha geral (177 pontos) e cestinha de três pontos (30). Nas assistências o vencedor foi Nezinho (Brasília), com 37.
Flamengo – Marcelinho (28), Fred (2), Duda (3), Teichmann (12), Babby (11) – Entraram- Helio (9), Guto (3), Wagner (3), Jefferson (11), Atila (4)
Brasilia – Arthur (10), Alex (16), Guilherme (22), Nezinho (22), Lucas Tisher (3). Entraram – Fabio (3), Rossi (0), Bruno Vieira (0), Cipriano (15), Alirio (5)