terça-feira, 23 de novembro de 2010

Com máquinas importadas, Fla prepara reforma em campos do CT e na Gávea

Por Vinícius Castro RJ - Postado por: abraaonarede

Vinicius Castro/ UOL Esporte

O campo número 1 do centro de treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande

Em menos de duas semanas, os jogadores do Flamengo e os cinco campos do CT Ninho do Urubu entrarão de férias. Após uma temporada de trabalho intenso no centro de treinamento, sobretudo após a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo ao clube, os campos estão precisando de um reparo emergencial, e que irá durar aproximadamente 45 dias.

A partir do dia 1º de dezembro, o engenheiro agrônomo Ernesto Henriques comandará todo o processo. Responsável pelos campos do CT, ele pediu autorização aos dirigentes, e importou duas máquinas dos Estados Unidos para realizar o seu trabalho.

De acordo com o profissional, os campos do Ninho do Urubu e da Gávea estão “surrados” ao final de mais uma temporada.

“O ideal seria realizar esse trabalho três vezes por ano. Infelizmente, o Flamengo não tem o equipamento disponível. Então, precisamos alugar para fazer uma vez, o que já até nos deixa satisfeitos. Isso é muito importante. O gramado precisa de uma pré-temporada assim como todo jogador de futebol. O CT será cada vez mais exigido e não temos como fugir disso. Esse cuidado previne até lesões, pois eliminamos buracos transformando o gramado em um autêntico tapete verde”, afirmou Ernesto, ao UOL Esporte.

Base do elenco profissional, a reforma dos campos do CT Ninho do Urubu começará pelo campo 3. Na sequência, os de números 4, 5, 2 e 1 serão descompactados, conforme explicou o engenheiro agrônomo.

“As máquinas farão a descompactação e o nivelamento superficial. Descompactar consiste em fazer pequenos furos, mais ou menos da largura de um dedo mindinho e com 15 cm de profundidade. Isso melhora a oxigenação, adubação e o replantio. Por fim, a máquina de areia preenche todo o trabalho realizado anteriormente. O processo levará pelo menos cinco dias em cada campo. Depois, vamos fazer o mesmo na Gávea, que está sendo utilizada mais para jogos das categorias de base”, finalizou.

Durante o período de reforma, as categorias de base irão trabalhar se revezando entre os campos do CT. Já os profissionais pouco utilizaram o gramado já que deverão viajar para a pré-temporada em Atibaia-SP.

Nenhum comentário: