sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Copa América. "A competição mais esculhambada das Américas"

O sorteio para a Copa América 2011, que será disputada na Argentina entre os dias 2 e 24 de julho, aconteceu na noite desta quinta-feira, em La Plata. A edição do próximo ano marcou o retorno do Japão para o torneio. O país asiático já havia sido convidado para participar da competição em 1999. Já o México disputará o torneio da Conmebol pela oitava vez consecutiva.

Na cerimônia desta quinta, que teve o ex-goleiro Sergio Goycochea (se destacou na Copa do Mundo de 1990), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fez uma homenagem ao ex-jogador Juan Ramón Verón, pai do meia Juan Sebastian Verón (hoje no Estudiantes), por suas glórias na própria equipe de La Plata – ele conquistou três Libertadores (1968, 1969 e 1970) e um Mundial Interclubes (1968).

O Brasil será o cabeça de chave do Grupo B e vai encarar Paraguai, Venezuela e Equador. A estreia da Seleção Brasileira vai acontecer no dia 3 de julho contra a Venezuela, em um domingo, na cidade da La Plata. Na sequência, o Brasil vai encarar o Paraguai, no dia 9 de julho, e fechará sua participação na primeira fase contra o Equador, no dia 13. Ambos as partidas serão realizadas na cidade de Córdoba.

Outros grupos!
A anfitriã Argentina ficou no Grupo A e terá como adversários a Colômbia, o Japão e a Bolívia. Os argentinos vão estreiar no dia 2 de julho, em La Plata, contra os bolivianos. Na sua segunda partida vai pegar os japoneses e fechará sua participação na primeira fase contra os colombianos.

O Uruguai que é cabeça de chave do Grupo C e terá como adversários Chile, México e Peru. Os urugauios vão estreiar contra os peruanos, depois encaram os mexicanos e fecham sua participação na primeira fase contra os chilenos.

Cidades sedes”
Buenos Aires, La Plata, Córdoba, Santa Fé, Jujuy e Salta serão as sedes da Copa América. Três estádios já foram confirmados pela organização do torneio – Monumental de Nuñez, em Buenos Aires; Ciudad de La Plata, em La Plata; e o Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé.

A decisão está programada para 24 de julho, no estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires. O campeão se classifica para a Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Caso o time verde-amarelo ou um dos países convidados conquiste o título, a vaga ficará com o segundo colocado.

A Argentina não sediava o torneio desde 1987. O país é o maior detentor de títulos da Copa América ao lado do Uruguai, com 14. No entanto, a Seleção Brasileira venceu quatro das últimas cinco Copas – sendo as duas últimas (Peru, em 2004, e Venezuela, em 2007) sobre os rivais argentinos.

Regulamento!
A primeira fase terá três grupos com quatro seleções cada, que vão jogar entre sí em turno único, onde se classificam os dois primeiros de cada chabe e os dois melhores terceiras colocados às quartas-de-final. A parte desta fase os jogos serão eliminatórios.

Confira os Grupos da Copa América 2011:

Grupo A
Argentina
Colômbia
Japão
Bolívia

Grupo B
Brasil
Paraguai
Equador
Venezuela

Grupo C
Uruguai
Chile
México
Peru

Do blog abraaonarede: É o fim da picada. Meus amigos que raios o Japão tem haver com a Copa América, se já é um escândalo o México que pertence a CONCACAF (Confederação Centro Americana de Futebol), participar da competição Sul-Americana, que dirá o Japão e olha que não é a primeira vez que esse fato ridículo acontece. Quando falo que o futebol está deixando de ser esporte para ser negócio aí dizem que tô maluco. Ah! só mais um lembrete, se a final da Copa América for entre: Japão x México e como o Brasil como país sede já está na Copa da Confederações, o representante da América do Sul será o 4. ° colocado na competição. Que beleza hein!

Nenhum comentário: