segunda-feira, 28 de março de 2011

Calma, Não Se Mate Ante de Ler o Post.


Por Arthur Muhlenberg - Postado por Abraao Na Rede

A ironia é o primeiro indício de que a consciência se tornou consciente.

Fernando Pessoa

A principal missão do Flamengo nesse domingo era se livrar da incômoda invencibilidade para tirar um pouco da pressão que recai sobre os ombros dos jogadores. Infelizmente, ou felizmente, já nem sei mais, os comandados de Luxemburgo falharam. Ah, fala sério, né? Melhor eu parar de show.

Vocês todos são testemunhas do tanto que eu me esforcei pra tentar dar um olé nos corneteiros com meus textinhos pão-com-ovo bem temperados na ironia. Não adiantou porra nenhuma. Além de nego ser muito burro com o Mengão jogando essa bolinha muquirana não tem mesmo como vagabundo não reclamar. O remédio é aturar.

E tem outra parada importante que preferi ocultar nos textos mais recentes. Até os relógios quebrados conseguem estar certos duas vezes ao dia. Assim é também com os corneteiros. No meio do monte de baboseiras que formam o núcleo duro de seu discurso apocalíptico se encontram também críticas pertinentes.

Por isso pra analisar isentamente essas críticas feitas ao Flamengo é preciso saber separar o joio do trigo. E diferenciar um do outro. Pra não fazer como os corneteiros, que jogam o trigo fora e metem a boca no joio.

Claro que certas palhaçadas são absolutamente inaceitáveis. Como, por exemplo, o Fora Luxa! e o Fora, Paty! Fora Luxa é imbecilidade pura, onde já se viu demitir um técnico que já nos colocou na final do estadual e está montando o elenco ao seu feitio para duas competições sobejamente superiores ao carioqueta só porque não ganhou do Cabofriense ou do Madureira? Isso é coisa de idiota.

O Fora Patrícia! então, nem pode ser considerado. A mulher é presidente eleita, e se respeitarem as regras do jogo vai cumprir seu mandato até o final. Vão depor a presidenta porque ela apoiou o projeto do profissional que ela mesmo contratou pra cuidar do futebol? Ah, meu chapa, parem de falar besteira.

Não contratar Adriano foi uma decisão administrativa, não tem nada a ver cornetar o que não pode e não será modificado. E tem muito menos a ver ficar agourando e fazendo previsões aziagas sobre quantos gols Adriano fará, de como perderemos a TR, o Carioca, a CB e a iminente luta para fugir do rebaixamento no Brasileiro. Isso tem nome e é nome feio: chororô.

Não obstante, não é pecado criticar ou não concordar com as decisões administrativas que a dupla tomou. O problema é que os malas pró-Adriano querem guerrear até a morte com os anti-Adriano. Mas chegam na linha de frente com uma garrucha velha, dão dois pipocos e saem voados.

Os seus paupérrimos argumentos ou bem são projeções futurísticas, das mais sombrias quando referentes ao Flamengo e radiantemente otimistas sobre uma pretensa redenção de Adriano na gambazada. Ou então são exageradas loas ao passado doismilenoveano do Impera. Além de 2010 não ser mencionado o atual estado físico, atlético e emocional do cara simplesmente não é considerado.

Mas a inconsistência argumentativa dessa galera não exime Luxemburgo das críticas por não escalar um Flamengo mais pra frente, com atacantes de origem. Manter Diego Maurício no banco é uma decisão indefensável, até pra um baba-ovo do treinador como eu. Se é teimosia ou simples burrice não interessa, essa palhaçada tem que acabar. Mesmo que continue chegando atrasado ao treino (lembram de alguém?) Drogbinha tem que ser titular.

O time do Flamengo tem apresentado muito pouco futebol, é um time que não tem muita graça ver jogar. Mas, curioso isso, toda vez que a água bate na bunda Luxa põe o time pra frente e geralmente tem obtido o resultado necessário. Qual o motivo para esperar a água bater na bunda? Não era sairia mais barato para todo mundo se o time começasse logo jogando pra frente?

Na defesas também a coisa vai mal, com os mesmos defeitos identificados há meses atrás. O excesso de garotagem de Wellinton e David Brás continua a ser um problema sério. Falta malandragem, técnica e vivência pros nossos beques. Eles precisam de um cara bom jogando ao lado deles e dando esporro pra não darem mole como no jogo contra o Madureira. Porque não é normal e nem saudável tomar 3 gols de um time que até hoje nunca tinha conseguido fazer mais de 2 gols por jogo.

Tem muito trabalho pra ser feito no time e tenho convicção de que é o Luxemburgo o melhor cara para dirigir esse trabalho. Mesmo sendo blogueiro chapa-branca remunerado também posso dar uma descascada. Principalmente quando ele manda pessimamente mal. Essa de insinuar que os seus críticos estão levando uma graninha para desestabiliza-lo foi ridícula. Vanderlei, quando o time não for bem e você não tiver nada de bom pra dizer é melhor ficar de boca fechada.

Mengão Sempre!

Nenhum comentário: