quarta-feira, 30 de março de 2011

Leonardo e o tabu de 40 anos que pode cair no futebol italiano

Por Paulo Vinicius Coelho - Postado por Abraao Na Rede

xxx

Giovanni Invernizzi era o técnico da Internazionale que substituiu ao paraguaio Heriberto Herrera, depois de uma derrota num Dérbi contra o Milan, na 5a. rodada da temporada 1970/71. Heriberto Herrera foi contratado basicamente por ter as mesmas iniciais de Helenio Herrera, mítico treinador hispano-argentino que levou a Internazionale à Liga dos Campeões de 1964 e 1965. Mais ou menos como Rafa Benítez foi contratado por ser espanhol, como Helenio Herrera. Os presidentes que contrataram: Angelo Moratti levou Helenio Herrera, Massimo Moratti, o filho, contratou Rafa Benítez.

Em 1971, o presidente era Ivanoe Fraizzolli e demitiu Heriberto Herrera. Em seu lugar, entrou Giovanni Invernizzi, notável nos livros de história da Série A por ser... o último treinador campeão italiano sem dirigir o time vencedor em toda a temporada.

Agora é oficial que o Campeonato Brasileiro é disputado desde 1959, mas se pensar nas edições de 1971 para cá -- como era praxe até o ano passado -- são 11 os campeões com dois ou mais técnicos. Na Itália, a última vez que um time foi campeão mudando de treinador foi em 1971. Saiu Heriberto Herrera, entrou Giovanni Invernizzi. Em 1971, a Inter ficou quatro pontos abaixo do Mlan. Virou. Desta vez, foram sete pontos de diferença. Pode virar.

Leonardo pode quebrar esse tabu, a começar pelo sábado. Se a Inter vencer o Milan, assume a liderança da Série A e embarca para o hexacampeonato, inédito no futebol italiano. Com Leonardo, substituindo Rafa Benítez, como há quarenta anos Invernizzi substituiu Heriberto Herrera.

Nenhum comentário: