sábado, 26 de março de 2011

Financial Times: acordo RedeTV!-C13 é bom para o futebol

Redação/RedeTVi - Postado por Abraao Na Rede

Em texto publicado no site do jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira, o jornalista Andrew Downie afirma que negociações individuais por direitos de TV são ruins para o futebol por fortalecerem poucas equipes.

No artigo, intitulado “RedeTV: ref, we was robbed” (“RedeTV: seu juiz, fomos roubados”, em tradução livre), o jornalista se surpreende com o fato de o acordo entre a RedeTV! e o Clube dos 13 ainda estar sendo questionado.

“Provavelmente, apenas no Brasil, onde futebol é fantasia e as regras usuais dos negócios nem sempre se aplicam, um empresa poderia dobrar a oferta de um concorrente e ainda assim não conseguir fechar o negócio”, escreveu.

A RedeTV! foi a única emissora brasileira a permanecer até o final na concorrência aberta para a exibição das próximas três temporadas do Brasileirão. Por isso, foi declarada vencedora da licitação, com uma proposta total de R$ 1,548 bilhão (R$ 516 milhões por temporada).

O jornalista do Financial Times lembra que a proposta de RedeTV! é o dobro do que os times receberam pela transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol deste ano.

O colunista argumenta que acordos individuais foram os principais responsáveis pelo fato de os Campeonatos Espanhol e Escocês terem, na prática, dois competidores apenas (Barcelona e Real Madrid, na Espanha; e Rangers e Celtic, na Escócia).

O articulista conclui o texto, afirmando que a atual negociaçao pelos direitos de transmissão no Brasil pode significar um divisor de águas para o futebol brasileiro se o dinheiro for utilizado para que as equipes melhorem suas instalações e se profissionalizem e para que possam se planejar com antecedência.

Leia o texto original (em inglês)

Nenhum comentário: