Por Estadao.com - Postado por Abraao Na Rede

O Liverpool contou com uma ajuda da arbitragem para derrotar o Sunderland, por 2 a 0, neste domingo, fora de casa. O holandês Kuyt marcou o polêmico primeiro gol dos visitantes, em cobrança de pênalti mal marcada pelo juiz. A falta que gerou o lance acontecera fora da área.

A vitória deixou o Liverpool com 45 pontos, ainda na sexta colocação, dentro da zona de classificação para a Liga Europa. O Sunderland ocupa a nona colocação da tabela, com 38 pontos.

O duelo desde domingo colocou frente a frente mais uma vez o atacante uruguaio Luis Suárez e os ganenses Asamoah Gyan e Sulley Muntari, rivais nas quartas de final da Copa do Mundo. Na África do Sul, Suárez protagonizou um lance polêmico ao defender com as mãos um chute dentro da área nos acréscimos do jogo. Gyan acabou desperdiçando a cobrança de pênalti e a vaga ficou com o Uruguai.

A polêmica, porém, não apimentou o jogo do Campeonato Inglês. As discussões em campo se deveram mesmo ao erro da arbitragem no primeiro gol do Liverpool, aos 33 minutos, em penalidade batido por Kuyt no canto esquerdo do goleiro.

A cobrança surgiu de uma confusão do assistente, que indicara a penalidade na falta do zagueiro John Mensah sobre o meia Spearing. Inicialmente, o árbitro Kevin Friend havia marcado corretamente a falta fora da área. Contudo, voltou atrás e aceitou a equivocada indicação do assistente.

Com a vantagem no placar, o Liverpool cresceu na etapa final. Suárez, após levar perigo em cobrança de falta, marcou o segundo gol dos visitantes aos 32 minutos, em finalização da direita, quase sem ângulo. No final, Mensah foi expulso e acabou com as chances de reação do Sunderland.