Pelos desfalques, resultado ruim era possível
Por Cesar Perboyre, Fla RJ - Postado por Abraao Na Rede
Esse empate de ontem não pode surpreender nenhum rubro negro. O Flamengo já não vinha jogando um futebol redondinho e ainda mais sem seus dois principais jogadores. Thiago Neves tem sido nosso principal jogador, não só pelos ótimos chutes, mas também por conta de sua movimentação tornando-o quase impossível de ser marcado. Ronaldinho no último jogo também não jogou bem, mas mesmo assim participou dos nossos 3 gols, portanto uma jogada que ele faça é decisiva. E juntando a isso o fato que nosso armador nesse jogo (Botinelli) ainda não está completamente adaptado (e fora de forma também) e que nosso jogador mais regular (Léo Moura) teve uma tarde pouco inspirada, fica mais do que explicado porque o Flamengo teve bastantes dificuldades nesse jogo.
Mas mesmo assim alguns erros recorrentes continuam a acontecer e irritar. Williams tentando dar uma de Gérson e fazendo lançamentos longos, Egídio perdendo praticamente todas as bolas que recebe e a indefinição no sistema ofensivo da equipe. Ora jogamos sem referência, ora jogamos com referência. Ainda acredito que o melhor é jogar com referência, mas o importante é que o Luxa decida uma forma do time jogar tendo ou não todos jogadores a disposição.
De positivo ficou a entrada do Diego Mauricio que foi muito bem, tentou vários ótimos chutes. Aliás, nosso jogador mais perigoso no jogo de ontem foi justamente ele, que só entrou no segundo tempo. Negueba ontem foi mal, tentou driblar desnecessariamente, não deu prosseguimento a boas tabelas e jogou muito centralizado quando todos sabem que ele rende muito mais quando joga pelos lados, quase nas pontas. Deivid foi mal e seu único atenuante é que faz tempo que ele estava fora. Só que o Deivid já não vem jogando bem faz tempo, imaginem então sem ritmo de jogo. Wanderley ainda tentou boas tabelas, tentou concluir uma ou outra jogada, mas ele me parece mais um segundo atacante do que um atacante de referência.
Sabemos que os times pequenos do Rio entram em campo contra os grandes pensando que empate é vitória. E o Cabofriense não foi diferente. Era difícil ver um jogador deles ciscando em nosso campo. Era sempre 10 jogadores atrás da linha da bola e muita gente no meio campo. Na defesa eles plantarem seus zagueiros e o Wanderley estava tendo de lutar contra 2 ou 3 marcadores. O Flamengo só foi achar espaços para tentar jogadas mais agudas quando o Diego Mauricio entrou porque aí conseguimos embaralhar um pouco o sistema defensivo deles. A vitória não veio, empatar contra time pequeno nunca é bom, mas desde o jogo passado, mesmo com R10 e TN em campo, no qual conquistamos a vitória no último suspiro, esse quadro já vinha se desenhando. O Fla vai estar nas semifinais da taça rio, não tenho dúvidas quanto a isso, mas o que está faltando é um pouco mais de futebol. Não estou contestando os resultados, mas mesmo com desfalques o Flamengo tem time para ganhar de qualquer time pequeno do Rio.
Adriano, mais do mesmo parte 2
Vejo muitas discussões no site sobre a vinda ou não do Adriano. Muita gente a favor, muitos colegas contra. Para começar quero dizer que não estou do lado do Adriano. Estou do lado do Flamengo sempre. Por isso acredito que o Adriano possa se recuperar e voltar a ser um grande jogador no Fla. Adriano não é um criminoso de guerra, nem um vírus infeccioso. Pelo contrário, tudo que lemos é que ele é um cara amigo, todos jogadores adoram ele. Porém sem dúvida ele tem um problema, mas alguém acredita que ele é o único jogador alcoólatra (ou viciado em coisa pior) atuando num grande clube brasileiro. Acho que ele é o mais visado, o mais infernizado pelos jornalistas. O problema é que alguns colegas estão satanizando o Adriano, comparando uma eventual chegada dele ao Flamengo à bomba atômica de Hiroshima. Não acredito nisso. O grande risco Adriano é a indisciplina dele em comparecer ou não aos treinos. Esses problemas com traficantes para mim são bobagens. Adriano não vai a vila cruzeiro visitar traficantes. Ele vai lá para visitar amigos de infância que cresceram com ele. Alguns infelizmente são traficantes, outros devem ser ladrões, mas tenho certeza que também tem gente de bem e trabalhadora nesse meio. Mas por ser figura pública, Adriano deveria evitar ser visto com gente de atitude suspeita.
Muitos colegas também tem discutido o fato de que o Luxa tem sido o responsável pelo barramento do Adriano no Flamengo e chegam até a pedir a saída do Luxa. E aí acho que há um exagero. Primeiro não acho que a presença do Luxa signifique a exclusão do Adriano, nem acho que a presença do Adriano seja fator automático de exclusão do Luxa. Ainda acredito que falta aos dois sentarem e conversarem. Luxa expõe o que quer, Adriano diz se aceita ou não, e pronto.
Caso não haja um acerto nos ponteiros, aí é paciência e espero que o bom senso prevaleça e que o Adriano siga sua vida. Hoje Luxa é mil vezes mais importante para o Flamengo do que o Adriano. Não falo nem do Luxa técnico, que na verdade ainda precisa mostrar mais para eu acreditar que ele saiu do mau momento que está mergulhado, mas falo do Luxa gerente de futebol. Luxa chegou ao Flamengo exigindo a conclusão do CT. E isso é ótimo e imagino que já teríamos nosso CT pronto se todo técnico que trabalhou no Flamengo nesses últimos anos fizesse esse tipo de exigência. Mas o CT é só uma demonstração. Com o Luxa o Flamengo tem na verdade um cara para pensar seu futebol, um cara para pensar no planejamento a médio e longo prazo, não por um semestre. Luxa, ainda que tenha maus resultados nos últimos anos, é bastante respeitado pelos jogadores e todos querem trabalhar com ele, portanto ele atrai bons jogadores. E acredito na chegada de bons jogadores no meio do ano, desde que Luxa ainda esteja na gávea. E por último e mais importante é o fato que a presença do Luxa tornou a chegada do Ronaldinho possível. Basta lembrar aos amigos que quem tem bancado o Ronaldinho no Fla é a Traffic, cujo dono (J.Hawilla) é amigo pessoal do Luxa. Pode não ter sido decisivo, mas com certeza foi um fator “facilitador” e “fiador”, digamos assim. Sem o Luxa será que a traffic faria o enorme investimento que fez no R10 num time cujo técnico é o Joel Santana ou Andrade ou Caio Jr ou Ricardo Gomes? Com certeza não.
Volto a dizer que torço para que o imperador venha para o Flamengo, mas se for para perder o Luxa com sua chegada, então que o Adriano não venha. E digo isso porque tenho certeza que hoje o Luxa fará muito mais bem ao Flamengo a médio e longo prazo do que qualquer jogador que venha para o Flamengo.
Alguém aí se lembra do Flamengo de 95? Tínhamos o melhor jogador do mundo (Romário) e o melhor técnico do Brasil no momento (Luxa). Num momento foi preciso fazer uma escolha e optou-se pelo jogador. Sabemos bem o que aquela escolha nos custou nos anos seguintes. Fomos humilhados, quase fomos rebaixados, o Flamengo aumentou sua dívida de forma escandalosa, tivemos que conviver com jogadores de qualidade duvidosa, times que mais pareciam plantel de série B e ficamos nessa vidinha até quase 2007. Enfim, foram mais de 10 anos de sofrimento.
Portanto amigos, errar é humano, mas repetir no erro é burrice.
E agora, flamenguistas, o que vamos fazer?
Abraços a todos, boa semana e saudações Rubro Negras
Nenhum comentário:
Postar um comentário