A ofensiva da Rede Globo de Televisão, atual detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, já alcançou a grande maioria dos integrantes do Clube dos 13, entidade que "rachou" nas últimas semanas por conta da guerra entre as emissoras na disputa pelo Nacional a partir do ano que vem.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira, a emissora carioca já conversou com 14 das 20 agremiações que fazem parte da entidade, que vem sofrendo com a debandada de alguns de seus membros que anunciaram publicamente que vão negociar individualmente pelos direitos de transmissão de suas partidas e não mais em bloco, por intermédio da associação, como acontecia antes.

Até agora, já tomaram essa decisão Corinthians (que pediu sua desfiliação do C13), Palmeiras, Santos, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro e Coritiba. A Globo já teria conversado diretamente com Goiás, Internacional, Guarani e Vitória. Desta forma, só sobrariam São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia Sport e Portuguesa ainda alinhados ao C13.

Mais do que o corpo a corpo com as agremiações, que inclui apresentação feita pelo principal executivo da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, de cerca de uma hora de duração e que envolve apenas o projeto para TV aberta, a emissora já se insinua à frente na briga que trava com Record e RedeTV!, outras interessadas nos direitos de transmissão, fazendo chegar ao mercado publicitário e a emissoras de TV que já tem "bem encaminhadas" as negociações para transmitir o Brasileiro no triênio 2012-2014.

Na última sexta-feira, a emissora anunciou que não participaria da concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o que despertou a ira do C13, que entende que a decisão da Globo teria contado com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) justamente para enfraquecer a associação de clubes. Além da Globo, Record e RedeTV! são candidatas a transmitir o Brasileirão na TV aberta.