segunda-feira, 21 de março de 2011

Pressionado pela Fifa, Inter define modelo de reforma do estádio Beira-Rio

Por Uol Esporte, Porto Alegre -Postado por Abraao Na Rede

Conselho Deliberativo definirá se as obras serão concluídas com recursos próprios ou com parceria

Na noite desta segunda-feira, os conselheiros do Inter irão definir o modelo que será utilizado para a finalização das reformas do estádio Beira-Rio, o autofinanciamento ou a parceria com uma empreiteira. Caso a segunda opção seja a escolhida, o presidente do clube Giovanni Luigi irá montar ainda nesta semana uma comissão formada por cartolas com experiência em engenharia para fazer uma espécie de concorrência para definir que empresa continuará as obras.

Nos últimos meses, informações de bastidores dão conta que pode ocorrer uma troca de sede entre o Beira-Rio e a Arena do Grêmio, que está sendo construída no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Os boatos geraram pânico entre aqueles que defendem o estádio vermelho como um dos locais para as partidas da Copa do Mundo de 2014, mesmo com os governos estadual e municipal garantindo que todas as obras na capital gaúcha estão sendo executadas no entorno do Beira-Rio para preparar a cidade para o evento mundial.

"Eu quero acreditar que sejam boatos. O Internacional está com o estádio (particular) mais adiantado visando a Copa do Mundo. O clube fará a reforma, de uma maneira ou de outra, respeitando o que o conselho (deliberativo) soberanamente decidir nesta segunda-feira e encaminharemos o assunto para o comitê local da Fifa", afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.

Mesmo considerando boatos, Luigi demonstra preocupação pela demora do clube em apresentar as garantias financeiras que o estádio estará pronto no prazo e com todas as normas exigidas pela Fifa. O presidente do Inter lembra que existe uma "porta aberta" para a mudança do Beira-Rio para a Arena, mas garante que todas as obras estão sendo executadas de acordo com o cronograma acertado com a Fifa.

"Não falo em tranquilidade porque o Internacional ainda não apresentou as garantias para o comitê local da Fifa. Então, ficou uma porta aberta. Por outro lado, estamos com as obras exatamente dentro do cronograma, que vinha sendo tocado pela gestão anterior de maneira exemplar, e nós estamos procurando manter o padrão. Volto a repetir, o Internacional tem hoje o estádio (particular) mais adiantado visando a Copa do Mundo. A única questão que está em aberto são as garantias, mas eu venho mantendo um contato semanal com o gerente geral do comitê local de relacionamento com as sedes, Fábio Starling, para fazer relatos sobre as questões internas do clube visando adaptar o estádio dentro de um prazo e com as garantias que atendam os pedidos da Fifa", declarou.

Após a reunião do Conselho Deliberativo, a comissão formada pelo presidente do clube aguardará novas propostas por 15 dias. Até o momento, a única que apresentou projeto de modernização foi a Andrade Gutierrez e dificilmente outras empresas participarão com alternativas, pois o clube vinha consultado vários concorrentes da construtora desde o ano passado.

Nenhum comentário: