segunda-feira, 21 de março de 2011

Campeão brasileiro, Flu pode repetir vexames de 1971 e 85 na Libertadores

Por Marlos Bittencourt, RJ - Postado por Abraao Na Rede

O Fluminense se classificou para a Libertadores deste ano como um dos favoritos ao título, ainda inédito nas Laranjeiras, depois de três participações. No entanto, o time está próximo de repetir as campanhas de 1971 e de 1985, quando disputou a competição, também como campeão brasileiro dos anos anteriores (1970 e 1984), e acabou eliminado na primeira fase.

CONFIRA AS CAMPANHAS DE 1971 E 1985

1971 - Fluminense 2 x 0 Palmeiras, Fluminense 3 x 1 Deportivo Galícia (VEN), Fluminense 6 x 0 Deportivo Italia (VEN), Fluminense 4 x 1 Deportivo Galícia, Fluminense 0 x 1 Deportivo Italia e Fluminense 1 x 3 Palmeiras
1985 - Fluminense 3 x 3 Vasco, Fluminense 0 x 1 Argentinos Juniors, Fluminense 0 x 1 Ferro Carril, Oeste (ARG), Fluminense 0 x 0 Vasco, Fluminense 0 x 1 Argentinos Juniors eFluminense 0 x 0 Ferro Carril Oest

Como em 1971 e 1985, o Fluminense poderá encerrar o sonho de conquistar a América nesta quarta-feira caso seja derrotado pelo América-MEX, no Engenhão, a partir das 21h50. Lanterna do Grupo 3, que ainda reúne Argentinos Juniors e Nacional-URU, os tricolores não podem nem sequer pensar em derrota porque a crise técnica e política cresce em progressão geométrica.

Depois da exoneração do vice de futebol Alcides Antunes, o time ficou sem treinador por causa do pedido de demissão de Muricy Ramalho. O time pede a contratação de um técnico para antes da partida contra o América, mas o clube não está conseguindo encontrar alguém. O mais cotado é Abel Braga, do Al Jazira, dos Emirados Árabes, que só poderia chegar em maio.

Os jogadores do Fluminense, cientes do tamanho da crise que cercou o clube, encaram a partida contra os mexicanos como uma decisão. A derrota por 2 a 0 no último sábado para o Boavista, pela Taça Rio, segundo turno do Carioca, ajudou a agravar os problemas nas Laranjeiras e, quarta-feira, tentaram debelar o incêndio que consome rapidamente o clube.

“Temos uma final contra o América-MEX e é importante que tenhamos um técnico para nos comandar em campo. Vamos jogar esta partida como a nossa grande decisão do ano para seguirmos com chance de classificação na Libertadores”, alertou o zagueiro Gum.

O capitão Fred admitiu que a situação do Fluminense é tão complicada que o time está com a água batendo no queixo e não encontra chão para pôr os pés. Mesmo com a derrota para o Boavista, sem técnico e sem comando no bagunçado departamento, o atacante ainda crê numa reviravolta na Libertadores.

“Por tudo o que aconteceu com a gente nos últimos dias, as coisas não estão fáceis para a gente. Nós temos condições de mudar esta situação, mas precisamos de apoio dos torcedores. Em 2009, quando nos apoiaram, escapamos do rebaixamento. Ano passado, fomos campeões brasileiros”, ressaltou Fred.

A única vez que o Fluminense entrou na Libertadores sem ostentar o título de campeão brasileiro conseguiu fazer excelente campanha e chegou à decisão da competição continental. Em 2007, quando conquistou o título da Copa do Brasil, se classificou para a Libertadores, mas ficou com o vice-campeonato ao perder a final nos pênaltis para a LDU.

Nenhum comentário: