sábado, 18 de junho de 2011

Luxemburgo é a Bola da Vez?

Por Arthur Muhlenberg - Postado por Abraao Na Rede


Enquanto o campeonato brasileiro não engrena, o que só deve acontecer lá pra quinquagésima sexta rodada, que aliás sempre coincide com a fase final da Dança dos Famosos, a sempre ponderada e cerebral torcida do Flamengo (coisa igual não há) dedica sua máxima atenção aos barracos extra campo e aos erráticos movimentos da bolsa de compra e venda de jogadores.

Aproveitando o embalo criado pela expectativa da chegada ou não de um cone qualquer para o nosso comando do ataque as críticas ao nosso querido, simpático e humilde treinador vieram à tona com a delicadeza de um tsunami.

Já há quase um ano mandando prender e mandando soltar no futebol da Gávea e exibindo o modesto currículo de um carioqueta invicto e uma brancaleônica classificação à Sulameriquem, o prazo de validade de Luxemburgo já foi pro cacete faz tempo. Mas a invencibilidade, a TG, a TR e a marra habitual mantiveram em sotto voce até mesmo as críticas internas ao seu modo de ver o futebol do Flamengo.

Agora essa blindagem já era. Luxemburgo tem sido esculachado direto pela torcida e não sem razão. Porque até os fãs do seu estilo centralizador e eu-sei-mais-que-vocês-todos-juntos estão revoltados com a mediocridade do futebol apresentado pelo time que ele montou. Enquanto fosse só a torcida tudo bem, faz parte. Mas agora já tem jogador mandando letrinha sem assinar através da coluna do Renato Maurício Prado pra dizer que não gosta de treinador que dá esporro. Isso vai dar merda, é óbvio.

Também tô puto com o Luxemburgo, mas achei esse recadinho pelo jornal de uma escrotidão sem par. Não posso acreditar que possa rolar um bom ambiente de trabalho no lugar onde se permita uma traíragem desse naipe. Vejam bem, não estou bancando a titia querendo que todos brinquem bonitinho sem falar palavrão. Não tô nem aí se os caras são amiguinhos, se almoçam juntos ou se não olham pra cara uns dos outros. Eu quero é que joguem bola direito e isso é mais que evidente que eles não estão fazendo.

O que me traz a desagradável suspeita de que esses caras podem estar querendo queimar o treinador. Que estejam jogando de sacanagem para estourar de vez a fina pele que prende a cabeça de Luxemburgo ao corpo. Não façam essa cara de incredulidade. Vocês sabem muito bem que essas coisas acontecem e que grande parte desse grupo já fez isso quando ficou de saco cheio do Cuca em 2009.

O que na época foi muito bom, porque abriu a porta pro Andrade e seus gens acostumados a vencer Brasileiros. Mas por outro lado foi dilacerante, porque jogou no lixo a minha última esperança ingênua na existência de onze caras em campo dando a vida por uma vitória do Flamengo. Lamentavelmente hoje, no futebol profissional, isso não existe mais. Pros jogadores a vitória do Flamengo é menos importante do que trabalhar com o técnico x ou y. Maldito profissionalismo que nos fez chegar a esse ponto.

A consciência de que isso pode voltar a acontecer, se é que já não está acontecendo, coloca em dúvida até mesmo a evidente mediocridade do trabalho de Luxemburgo. Como que eu posso cornetar o professor com a consciência tranquila se eu não sei se ele conta com a indispensável disposição do elenco pra correr em defesa de sua filosofia tática? Se nego tá mesmo de sacanagem então a culpa não é mais do treinador.

Derrubar treinador não é uma façanha das mais difíceis. Qualquer timinho derruba meia dúzia por ano. Espero que vagabundo saiba o que tá fazendo. Esses hábitos liliputianos não pegam bem num clube das dimensões do Flamengo. Pro conflito não rolar já nesse domingo é bom que eles tratem de cumprir o protocolo e passar o rodo no Foguinho. E que voltem a resolver suas paradas como homens, nas internas do vestiário.

Nenhum comentário: