terça-feira, 14 de junho de 2011

Resultado bom, futebol medíocre

Cesar Perboyre - Flamengo RJ - Postado por Abraao Na Rede

O resultado, empate fora de casa contra um time que tradicionalmente é muito forte em casa, nunca deixa de ser bom, esse ponto vai ser importante para a contabilidade lá na frente. Mas ruim é ver o futebolzinho praticado pelo Flamengo contra o Atlético-PR nesse jogo de domingo. Foi um jogo sofrível de ver.

O Flamengo não conseguia completar uma seqüência de três passes seguidos, nosso meio campo não defendeu nem atacou. Thiago Neves, Ronaldinho e Léo Moura foram nulidades e para completar nossa zaga estava naqueles dias. Bola aérea na nossa área era sempre sufoco já que o time paranaense ganhava todas pelo alto. Pela péssima partida que fizemos acho que o empate foi um lucro enorme. Está certo que o time paranaense também não fez uma grande partida, mas como eu disse, eles jogavam em casa onde nunca ganhamos, onde são sempre fortes e temos que agradecer ao técnico deles por ter deixado alguns bons jogadores no banco.

A pergunta que fica é por que depois de algumas boas partidas o futebol do Fla decaiu tanto? Acredito que tudo começa pelo péssimo jogo que o Thiago Neves fez. Se ele é nosso artilheiro até agora no ano, então faltou de fato TN entrar em campo. Aliás, ele não é só nosso artilheiro, ele é o cara que abre espaços ao entrar na diagonal da direita para o meio, ele é o cara que estava correndo mais do que a bola e assim dificultava enormemente a marcação adversária. Mas nesse jogo TN errou passes simples, prendeu demais a bola, em outras jogadas era facilmente desarmado, estava estático, parecia desatento. E a única explicação que encontro é o fato dessa intempestiva convocação que não serviu para nada. Está na cara que o técnico da seleção brasileira não ia nem testar o TN. Provavelmente cedeu as pressões da imprensa que questionava a convocação e o não aproveitamento do TN justamente quando o Flamengo ia jogar contra seu ex-time (Corinthians).

Mas não foi só o TN que não jogou nada. Léo Moura também não foi nem sombra do jogador de algumas partidas atrás. Apático, lento, sem vontade. Mais uma vez acredito que melhor seria começar com o Galhardo e colocar o LM no decorrer do jogo. Junior Cesar também foi muito tímido, mas ao menos podemos dizer que fazia muito tempo que ele não jogava uma partida inteira e com certeza sabemos que ele pode mostrar muito mais do que pifiamente fez nesse jogo. Do atacante Vanderlei acho que nem precisa se falar nada. Só vou dizer que nulidade por nulidade, sou mais jogar com o Deivid, que ao menos já mostrou alguma coisa na vida.

Do meio campo criativo e ataque o único que ainda demonstrou alguma vontade foi o Botinelli. O argentino não fez uma boa partida, também errou passes, mas estava se movimentando, estava tentando. Mas estranhamente ele foi o escolhido para ser substituído. Acredito que Luxa mais uma vez errou na sua avaliação. TN era o cara que estava totalmente ausente do jogo.

Acho que da defesa também não precisamos falar nada. Basta ver que a diretoria corre atrás de zagueiros. Mas preocupa o fato que nossa zaga jogue junta desde o começo do ano e nenhum dos dois consiga ganhar quase nenhuma bola pelo alto. E são zagueiros relativamente altos. Portanto, não dá para esperar os caras começarem a acertar a marcação duma hora para a outra. Acho que não custa nada ao Luxa testar o tal Gustavo no próximo jogo.

Junte tudo isso a erros crassos de passe, a desatenção na marcação e a enorme (aparente) falta de vontade de boa parte dos jogadores e assim vamos ter o jogo que tivemos.

Volto a dizer que olhando especificamente o placar e as condições, o resultado é bom, mas se o Flamengo tivesse empatado jogando bem, com certeza a torcida não estaria tão irada. Na verdade, se o Fla tivesse jogado um pouco mais, teria ganho o jogo.

Luxa também precisa apurar seu faro. Embora ele tenha acertado na entrada do DM, ontem estava na cara que o TN não tinha condições físicas (parece que estava gripado) nem psicológicas (provavelmente sentiu o corte da copa América) de continuar no jogo. Botinelli deveria ter continuado no jogo.

Precisamos de definições

O tempo passa o tempo voa e a o Flamengo não resolve suas carências. Sei que não é fácil contratar, sei que pesa para o Flamengo os anos de irresponsabilidade administrativa. Ainda hoje muitos times de fora exigem garantias de crédito ao Flamengo na hora de negociar. Infelizmente tudo isso atrasa ainda mais uma negociação que por ser Flamengo já nasce enrolada e cheia de contras, mesmo que o jogador ser contratado fosse o Pelé.

Mas volto a dizer que se demorar a trazer jogador, já vamos ter que adiar alguns projetos. Libertadores fica difícil e brasileiro então, nem pensar. Qualquer jogador que vier agora vai precisar se adaptar, vai precisar treinar e entrosar. Enfim, no mínimo umas duas semanas para o jogador poder entrar em campo e mais um bom tempo até estar definitivamente entrosado no esquema. Portanto, precisamos de reforços para ontem.

Nem vou mais especular outros nomes porques ainda acho que o Love e Alex Silva resolveriam grande parte dos nossos problemas. Sei que muitos amigos não vão gostar disso, mas não sou contra a saída do Diego Mauricio, primeiro porque sei que sem grana vai ser difícil o Flamengo conseguir se reforçar sem negociar seu jogador mais valorizado.

E segundo e principal fato é que dificilmente o DM evoluirá seu futebol jogando no Brasil. Basta pensar que Adriano, Love, Ronaldo, Pato, Romário, enfim todos grandes atacantes do futebol brasileiro se tornaram foras de série jogando longe do Brasil. Enquanto estiverem no Brasil, sufocados por uma cobrança desumana, sem paz para evoluírem e aprenderem com os erros, dificilmente vamos ver grandes astros se formando no país. Um amigo sempre fala que se o Adriano tivesse continuado no Flamengo, hoje provavelmente ele seria um mediano atacante do Bragantino ou do Goiás. Eu não duvido.

O Flamengo precisa se reforçar e acho aceitável a saída do DM. Mas que fique claro: aceitável desde que venha uma solução definitiva para o nosso ataque. E entendo que o André não é solução definitiva. Para mim, mais perto de ser solução definitiva seria o Love ou Ricardo Oliveira (embora ele já tenha passado dos 30 anos).

Tomara que as soluções estejam a caminho. Já vão fazer duas semanas da “semana promete” da nossa presidenta e até agora nada. Se bem, como dizem os mais irônicos, ela não especificou qual semana promete.

Saudações Rubro Negra a todos e Mengão Sempre.

Nenhum comentário: