sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Andy Murray vira jogo sobre Ferrer e fará sua segunda final em Melbourne

Tenista escocês tenta encerrar jejum britânico de 74 anos em Grand Slams

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália - Postado por Abraao Na Rede


Andy Murray tênis Australian Open semifinais
Andy Murray, classificado para a final do Australian

Open pelo segundo ano seguido (Foto:Getty Images)

Andy Murray esteve a um ponto de permitir que David Ferrer abrisse 2 sets a 0, mas se recuperou a tempo, derrotou o azarão espanhol por 4/6, 7/6(2), 6/1 e 7/6(2) e garantiu seu lugar na final do Australian Open pelo segundo ano consecutivo.

Invicto e com nove vitórias na temporada, Murray terá sua terceira chance para encerrar o jejum de títulos da Grã-Bretanha, que não vê um de seus homens vencer um Grand Slam em simples desde 1936, quando o inglês Fred Perry triunfou no US Open. Nas duas tentativas anteriores, o escocês, hoje com 23 anos, não venceu um set sequer. Em ambas (US Open/2008 e Australian Open/2010), foi superado por 3 a 0 por Roger Federer.

Este ano, porém, seu adversário será outro: o sérvio Novak Djokovic, número 3 do mundo, que despachou Federer em três sets nesta quinta-feira. Em confrontos diretos, Djokovic leva vantagem, com quatro vitórias em sete jogos. Todas as partidas foram disputadas em torneios da Série Masters 1.000. Em Grand Slams, será o primeiro duelo entre os dois.

Nesta sexta, Murray e Ferrer fizeram o esperado: um jogo cheio de ralis, com longas trocas de bola e muitas quebras de saque. No primeiro set, as quebras demoraram a aparecer e, quando vieram, foi o escocês que conseguiu a primeira vantagem. Com o saque em 4/3, porém, Murray viu o adversário parar de errar. Ferrer encaixou uma sequência impressionante e, com duas quebras seguidas, venceu a parcial por 6/4.

Os dois tenistas trocaram mais duas quebras de saque logo no começo, e a partida seguiu empatada, com longas e emocionantes trocas de bola até o décimo game, quando Ferrer conseguiu um set point no saque de Murray. O britânico se salvou com um ótimo saque e manteve o embalo, quebrando o serviço do espanhol em seguida. O número 4 do mundo sacou para a parcial, foi desta vez foi ele quem deixou de aproveitar a chance. A parcial foi para o tie-break e, pela primeira vez no jogo, Ferrer jogou mal. Com seguidos erros, incluindo uma curtinha mal aplicada, o espanhol viu Murray abrir 6/0 e, pouco depois, fechar em 7/2.

david ferrer tênis Australian Open semifinais
David Ferrer não conseguiu converter o break point que o deixaria à frente por 2 sets a 0 (Foto: agência AP)

O momento ruim para Ferrer continuou no terceiro set. O escocês começou a atacar mais e forçar falhar do espanhol. Ferrer cometeu apenas cinco erros não forçados em toda a parcial, mas foi induzido a falhas em várias oportunidades. Murray conseguiu uma quebra no quarto game e, em seguida, abriu 4/1. O número 7 do mundo já não conseguia vencer tantos ralis e, apesar de endurecer vários games, sofreu 6/1 em 42 minutos.

Embalado, Murray parecia arrancar para a vitória quando abriu 2/0 no quarto set, mas um game ruim do escocês foi o bastante para que o espanhol ganhasse esperança e voltasse a vibrar a cada ponto. A partir desse momento, a partida seguiu parelha, cheia de lances espetaculares, mas sem quebras até o tie-break. Como aconteceu no segundo set, o número 5 do mundo disparou na frente, fez 6/1 e, dois pontos depois, selou a fatura com uma curtinha.

Nenhum comentário: