quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Timão inicia batalha pela América na última oportunidade da 'era Ronaldo'

Corinthians recebe o Tolima, nesta quarta-feira, no Pacaembu, tentando abrir boa vantagem para jogar com mais calma o segundo duelo, em Ibagué

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo - Postado por Abraao Na Rede


ronaldo corinthians entra com os filhos para o jogo com  noroeste
Ronaldo com dois de seus quatro filhos

(Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)

A história começa a escrever nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o mais importante capítulo da passagem de Roberto Carlos e Ronaldo pelo Corinthians. Idolatrados no mundo todo, os pentacampeões têm a última chance na carreira de se consagrarem com a camisa de um clube brasileiro. Não há mais espaço para erros, já que ambos devem pendurar as chuteiras em dezembro. Depois do fracasso de 2010, o Timão dá o pontapé inicial na Taça Libertadores pressionado pela torcida, ávida pela inédita conquista, e por ainda não ter jogado bem no ano. O adversário é o pouco conhecido Deportes Tolima-COL, azarão na briga por uma vaga na fase de grupos.

Mais do que a eterna cobrança para vencer a competição sul-americana, o Corinthians convive também com a desconfiança. A diretoria não conseguiu os reforços de peso que prometeu e, de quebra, perdeu peças importantes, como o zagueiro e capitão William, aposentado, e o motorzinho do meio de campo Elias, vendido ao Atlético de Madri-ESP. Para piorar, o rendimento alvinegro no Campeonato Paulista não é nada animador. São dois empates e uma vitória, com atuações bem distantes do que imagina a Fiel (confira o preço dos ingressos).

A seu favor, o Corinthians conta com um elenco entrosado e que se habituou ao sufoco do torneio, principalmente depois da última edição. Dono da melhor campanha de toda a primeira fase, o Alvinegro acabou eliminado logo nas oitavas de final ao ser derrotado pelo Flamengo. O reflexo veio no Campeonato Brasileiro. Mesmo com uma boa campanha, o Timão terminou em terceiro, posição que o jogou para a “repescagem” da Libertadores.

O Tolima não põe medo, mas é encarado como uma incógnita. O clube se classificou como aquele que mais somou pontos entre os torneios Clausura e Apertura, porém, não ficou com o título. O elenco é modesto e sem jogadores conhecidos. Rodrigo Marangoni, estrela do time nos últimos anos, enfraqueceu o elenco com sua ida para o Barcelona-EQU. A aposta agora é em Wilder Medina, artilheiro do último Campeonato Colombiano, com 16 gols.

O segundo duelo está marcado para o dia 2 de fevereiro, em Ibagué. O vencedor deste confronto pegará uma chave nada agradável. O Grupo 7 é visto como o da morte pelos clubes e tem já garantidos o Estudiantes-ARG, Cruzeiro e Guaraní-PAR.

O chileno Enrique Osses apita a partida. Ele será auxiliado pelos compatriotas por Patricio Basualto e Sergio Román. A Rede Globo transmite a partida para os estados de SP, TO e MS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real.

Do blog: Caros amigos, posso até está enganado quanto a este confronto, mas podem esperar muito equilíbrio, pois o Tolima (COL), não é esse pato morto que alguns veículos de imprensa de São Paulo estão colocando. Se o Corinthians tem plano de classificar-se para o fase de grupos da Libertadores, terá que jogar muita bola e superar-se dentro de campo.

Nenhum comentário: