domingo, 6 de março de 2011

Mocidade, Gaviões e Império são destaques da segunda noite em SP

Mocidade Alegre deu show com bateria coreografada e 'silêncio' na avenida.
Gaviões empolgou público; Império trouxe carros e fantasias elaboradas.

Do G1, em São Paulo - Postado por Abraao Na Rede

Mocidade, Gaviões e Império foram os destaques da segunda noite em São Paulo (Foto: G1)
Mocidade empolgou com bateria, Gaviões trouxe animação para arquibancada e Império investiu em grandes alegorias; escolas foram destaques da segunda noite em São Paulo (Foto: G1)

Belos efeitos visuais, sambas que mexeram com o público e musas em fantasias ousadas marcaram a noite de desfiles que teve Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Império da Casa Verde como destaques. A segunda noite de desfiles em São Paulo ocorreu sem chuva ou incidentes que pudessem comprometer o brilho da festa.

Sete escolas se apresentaram no Sambódromo do Anhembi entre a noite de sábado (5) e a madrugada de domingo (6), último dia de desfile do Grupo Especial.

Na opinião dos internautas, as melhores escolas deste segundo dia de desfiles foram Gaviões da Fiel (9,19), Nenê de Vila Matilde (8,93) e X-9 Paulistana (8,84). No G1, os internautas deram notas de 5 a 10 em 6 quesitos: samba-enredo, bateria, comissão de frente, alegoria e adereço, fantasia e mestre-sala e porta-bandeira. A votação não tem relação com o julgamento oficial. Confira as notas dadas pelos internautas.

A escola vitoriosa do carnaval paulistano será conhecida na terça-feira (8). A apuração das notas está marcada para ocorrer a partir das 16h.

Nesta segunda noite de desfiles, a Mocidade Alegre defendeu o enredo 'Carrossel das Ilusões' e encantou o público com a coreografia e o desempenho da bateria comandada pelo Mestre Sombra.

Com carros criativos e bem acabados, lamentou a quebra do eixo da quarta alegoria. O problema mecânico impediu a apresentação do carro alegórico que teria um grande cinema 3D.

Novamente empurrada pela torcida nas arquibancadas, a Gaviões da Fiel cumpriu com técnica a tarefa de apresentar um enredo baseado na cidade de Dubai. Última a desfilar, a Império da Casa Verde voltou a impressionar com seus carros grandiosos e um enredo inusitado sobre a história da cerveja.

Nenê de Vila Matilde

O retorno da Nenê de Vila Matilde ao Grupo Especial foi básico, mas com o tempero da tradição. Com o enredo, “Salis Sapientae – Uma História do Mundo!", a escola abriu o segundo dia de desfiles com a história do sal. A escola fez um desfile tecnicamente correto e fechou a apresentação dentro do tempo regulamentar.

Apesar da simplicidade em parte das fantasias e alegorias, a comunidade da Zona Leste cumpriu a promessa de fazer um "carnaval de superação". Um dos destaques da escola foi sua comissão de frente, que usou um truque para 'transformar' uma mulher em "estátua de sal".

A escola foi muito aplaudida em sua passagem pela avenida. O luxo marcou presença na fantasia da madrinha da bateria. Angela Bismark desfilou com uma coroa de 3 mil cristais, avaliada em R$ 20 mil. Melissa Pereira veio como rainha. A escola também chamou a atenção por trazer na comissão de frente destaques com um seio de fora, representando as cidades de Sodoma e Gomorra.

Águia de Ouro

A Águia de Ouro buscou uma receita que costuma render bons carnavais. Escolheu fazer um desfile em torno de um enredo de tema simples e investiu na produção de belas alegorias. Além disso, deu espaço para passistas e destaques desfilarem com fantasias mínimas.

Segunda escola a passar pelo Anhembi, ela contou a história do fogo com o enredo 'Com todo gás a Águia de Ouro é fogo'.

A primeira surpresa para o público foi apresentada já no abre-alas. Para transmitir o calor do fogo ao público, o carro tinha som e foi equipado com telões de LED de 46 polegadas. Instalados nas laterais, eles exibiram cenas de chamas e labaredas. No mesmo carro, uma equipe de especialistas operou um vulcão de 12 metros que lançou labaredas no sambódromo.

Mocidade Alegre

A bateria da Mocidade Alegre não teve receio de perder o ritmo com a paradinha. Antes mesmo de entrar no recuo, ela interrompeu o acompanhamento e deu espaço para os componentes cantarem o samba.

Na sequência, Mestre Sombra fez a bateria evoluir com movimentos coreografados. Os ritmistas se dividiram em dois blocos e trocaram de posição a poucos metros de chegar ao ponto de recuo. Um das atrações mais aguardadas do desfile, o quarto carro alegórico, que apresentaria um grande cinema 3D, teve problemas com o eixo e não chegou a se apresentar.

Vila Maria

A Unidos de Vila Maria transformou o Sambódromo do Anhembi numa luxuosa sala de espetáculos. O universo das óperas, balés, montagens de teatro, bailes e festivais foi apresentado em belas fantasias e alegorias. O desfile começou às 2h41 e terminou às 3h45, dentro do tempo regulamentar. Com um desfile tecnicamente correto e sem incidentes, a agremiação chega com força para brigar pelas primeiras posições na apuração de terça-feira.

O enredo “Teatro Amazonas, Manaus em cena” apresentou a trajetória da casa de espetáculos de mais de 110 anos, ícone da cidade de Manaus, que foi construída por empresários europeus com o dinheiro da borracha.

X-9 Paulistana

A X-9 Paulistana fez um desfile sem inovações e tecnicamente bem elaborado na homenagem ao humorista Renato Aragão. A apresentação foi repleta de referências aos programas de televisão e filmes protagonizados pelo humorista. A escola também exaltou o Ceará, estado natal do "eterno trapalhão".

A apresentação foi marcada pela presença dos amigos e da família do humorista. Renato, que foi destaque na quinta alegoria, mostrou ter ficado apreensivo com a instabilidade da plataforma onde estava uma escultura do Cristo Redentor. Apesar do receio com os balanços da alegoria, o desfile transcorreu sem incidentes. O samba com refrão fácil chegou a animar as arquibancadas do Anhembi.

Gaviões da Fiel

Com fogos de artíficio, bandeiras e gritos, o público transformou o Sambódromo em estádio. Com o enredo “Do mar das pérolas e das areias do deserto à cidade do futuro. Dubai, o sonho do Rei Maktoum”, a Gaviões da Fiel trouxe para a avenida as maravilhas naturais, relações comerciais e os mitos que rondam a cidade de Dubai.

O carro abre-alas apresentou o tradicional gavião da escola, que este ano veio dourado, com movimentos de asas, de patas e emitindo sons. A tecnologia das alegorias, desenvolvida por carnavalescos da festa do Boi de Parintins, também estava na alegoria de um imenso bebê que representava o futuro de Dubai.

Império de Casa Verde

Quando a escola entrou na avenida, às 6h28, já estava claro. A agremiação encerrou o desfile às 7h32. Apesar do desafio de se apresentar a um público já cansado, a escola mostrou empolgação, fez um desfile tecnicamente correto e chega com força para a apuração.

Com uma estátua de um gigante escorpião rei, o abre-alas falou da invenção da cerveja e trouxe elementos da cultura egípcia em meio a imagens de tigres - símbolo da escola. O tamanho das alegorias foi um dos destaques da escola.

Nenhum comentário: