quinta-feira, 17 de março de 2011

Sem previsão de volta, Campeonato Japonês está suspenso após tragédia

Clubes fazem reunião e optam pela interrupção. Uefa anuncia homenagem antes do apito inicial de partidas europeias na semana

Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio e Nyon, Suíça - Postado por Abraao Na Rede

Desastre Japão (Foto: Reuters)
Futebol cancelado após desastre (Foto: Reuters)

Após a tragédia que atingiu o Japão na sexta-feira passada, as autoridades esportivas do país anunciaram, nesta terça-feira, a suspensão do Campeonato Japonês, por tempo indeterminado. Os clubes japoneses fizeram uma reunião de emergência e optaram por cancelar os jogos. A data para o retorno das atividades ainda não foi determinada.

O técnico da seleção japonesa, o italiano Alberto Zaccheroni, já deixou o país para visitar a família na Itália, e a equipe pode não disputar a Copa América, competição para a qual foram convidados por terem vencido a Copa da Ásia, em janeiro, no Irã.

Na segunda-feira, a organização da própria J-League havia anunciado que as partidas de março estavam canceladas devido ao terremoto, seguido de tsunami e desastre nuclear. A federação japonesa de futebol (JFA) publicou uma nota no site oficial lamentando a tragédia.

BRASIL MUNDIAL: Jorge Wagner faz vídeo sobre o dia a dia do Japão após terremoto

Já a Uefa vai prestar uma homenagem às vítimas da tragédia no Japão. As partidas europeias da semana, tanto pela Liga Europa, quanto pela Liga dos Campeões masculina e feminina, vão ter um minuto de silêncio antes do apito inicial.

O presidente da entidade, o francês Michel Platini, afirmou que o futebol europeu permanece unido com o povo japonês.

- A família do futebol da Europa estará com eles nos campos esta semana antes de cada partida para expressar nossa profunda simpatia e apoio total ao povo japonês, assim como nosso desejo de que continue a luta para resolver tudo - concluiu em um comunicado oficial.

Nenhum comentário: