quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Em queda, Corinthians e Flamengo jogam para fugir da crise nesta quinta

Pressionado pela torcida, Timão tenta recuperar a liderança perdida com os jogos de quarta-feira. Fla luta para acabar com série ruim e não despencar

Por GLOBOESPORTE.COM SP e RJ - Postado por Abraao Na Rede

Eles já foram considerados os grandes favoritos ao título, mas agora lutam para não se perderem pelo sinuoso caminho do Campeonato Brasileiro. Depois de dominarem praticamente todo o primeiro turno, Corinthians e Flamengo se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, em busca de paz. O Timão aposta tudo na força do conjunto e no estádio lotado para encerrar mais uma rodada na liderança. O Rubro-Negro, liderado por Ronaldinho, quer acabar com o jejum de vitórias e voltar a subir na classificação.

Ronaldinho gaúcho Liedson corinthians flamengo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Liedson e Ronaldinho: os artilheiros de Corinthians e Flamengo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Os jogos de quarta-feira obrigam os times a vencer. O Corinthians, com 40 pontos, foi superado por São Paulo (41) e Botafogo (40) e precisa de um triunfo para se manter no topo da tabela com alguma folga pela 16ª vez consecutiva. Já o Flamengo, em quinto, com 36, também necessita de um resultado positivo para não começar a perder contato com o grupo que briga pelo caneco e pelas vagas na Taça Libertadores de 2012.

Os clubes viveram dias de turbulência por conta dos últimos maus resultados. O Corinthians teve de enfrentar protestos da torcida durante o treino de terça-feira, no CT Joaquim Grava. Alguns chegaram a invadir o local, mas foram contidos por seguranças. A reclamação é pela queda de rendimento. Três derrotas nos últimos cinco jogos bastaram para que a desconfiança tomasse conta dos alvinegros.

O Flamengo também enfrenta problemas. A equipe não vence há seis rodadas no Brasileirão e está longe de apresentar o futebol da metade inicial do torneio. Para piorar, um incidente antes da derrota para o Bahia virou assunto nacional. Alguém soltou um pum durante uma conversa do técnico Vanderlei Luxemburgo com o grupo e desencadeou o clima ruim. O “autor” não foi encontrado, mas o clube garante que o problema está resolvido.

Marcio Chagas da Silva (RS) apita a partida. Os auxiliares são Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS). O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos São Paulo. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)

Corinthians: o Timão joga para não perder a liderança e conseguir acalmar os ânimos de parte da torcida. Na rodada passada, a equipe paulista foi derrotada por 1 a 0 pelo Coritiba, no Couto Pereira, e manteve o momento instável. Um empate recoloca o Alvinegro no primeiro lugar, mas este não é o resultado esperado pelos mais de 30 mil alvinegros que estarão no Pacaembu.

Flamengo: sem vencer há seis rodadas no campeonato, o Rubro-Negro conquistou apenas três dos últimos 18 pontos que disputou. Contra o adversário direto, tem a chance de reencontrar a vitória, retomar terreno na tabela e ganhar confiança.

header as escalações 2

Corinthians: Tite fez três mudanças em relação à formação da rodada anterior. O meia Danilo caiu de rendimento e perdeu a vaga para Alex. No ataque, Liedson retorna no lugar de Willian depois de cumprir suspensão pela expulsão contra o Grêmio. Já o volante Ralf volta da Seleção Brasileira. Moradei fica como opção no banco. A escalação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho e Alex; Jorge Henrique, Liedson e Emerson.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo conta com o retorno de Ronaldinho Gaúcho, que ficou fora da partida contra o Bahia, domingo passado, por conta do amistoso da Seleção Brasileira com Gana, em Londres. Na zaga, Welinton, que fora barrado no fim de semana, retorna. Ele será parceiro de Gustavo, e Angelim vai para o banco. O volante Maldonado voltou a ser relacionado e vai para o confronto. A formação: Felipe, Léo Moura,Gustavo, Welinton e Junior Cesar; Maldonado, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

quem esta fora

Corinthians: o lateral-esquerdo Fábio Santos, em tratamento depois de fraturar a clavícula esquerda, e o atacante Adriano, recuperando-se fisicamente da cirurgia no tendão do pé esquerdo, não têm condições de atuar.
Flamengo: o volante Airton está em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo. O zagueiro Alex Silva também se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. O volante Luiz Antonio passou por cirurgia no ombro esquerdo e não deve mais jogar neste Brasileirão. Além dele, o zagueiro David Braz está em fase de recuperação física depois de ficar internado por conta de uma amigdalite aguda.

header pendurados

Corinthians: Danilo, Emerson e Paulinho.

Flamengo: Bottinelli, Felipe, Gustavo, Muralha, Welinton e Willians

header fique de olho 2

Corinthians: Alex volta à equipe titular com a missão de organizar o meio de campo novamente. O armador entrou no segundo tempo da derrota para o Coxa e foi o destaque do time, acertando duas bolas na trave nos minutos finais.

Flamengo: Ronaldinho Gaúcho teve boa participação na vitória da Seleção Brasileira sobre Gana e vive grande fase no clube. É o vice-artilheiro do campeonato, com 12 gols, três a menos que Borges, do Santos. Além disso, tem sido decisivo para a equipe.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Tite, técnico do Corinthians: “A torcida quer o futebol que iniciou o campeonato e não o que estamos tendo agora. Contra o Coritiba, já retomamos um padrão parecido. Tivemos bem contra o Grêmio, mas ela quer mais. Nós também queremos. A maioria quer o time igual ao começo”.

Thiago Neves, meia do Flamengo: “É uma decisão, mas acho que vale o mesmo que o Vanderlei falou antes do jogo contra o Vasco. O campeonato não vai acabar se perdermos. É um jogo importantíssimo, temos de fazer um grande papel, chegar no estádio deles e jogar o nosso futebol”.

header números e curiosidades

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Flamengo leva vantagem no confronto recente com o Corinthians. De 2000 para cá, aconteceram 22 jogos entre as equipes, e o Fla venceu dez , empatou seis vezes e sofreu seis derrotas. Desses 22 jogos, seis terminaram com vitórias dos visitantes.

* Computando apenas jogos do Campeonato Brasileiro o Flamengo venceu pela última vez o Corinthians no segundo turno de 2009: 2 a 0, Campinas, gols de Zé Roberto e Léo Moura.

* Em 50 jogos pelo Campeonato Brasileiro, Flamengo e Corinthians empataram apenas duas vezes sem abertura de contagem, ambas no Maracanã, em 1972 e 2004. A partida com o maior número de gols na história deste confronto aconteceu no Maracanã em 1994, quando o Fla goleou por 5 a 2.

* Este é o 117º confronto da história do clássico mais popular do Brasil. Incluindo amistosos, competições nacionais e diversos torneios, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 116 vezes, com vantagem carioca. O Fla venceu 48 jogos, contra 43 vitórias do Timão e 25 empates. Nos gols marcados, o Flamengo também leva vantagem, com 188, contra 175 do Corinthians.

Nenhum comentário: