sexta-feira, 16 de setembro de 2011

'Não vou deixar de ser Fla', diz Zico, que responde a Luxa e Capitão Léo

Maior ídolo do clube acha que técnico não sabe da real situação: 'Gostaria de ver como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo'

Por Globo Esporte.com - Postado por Abraao Na Rede

Ao chegar ao hall de entrada do CFZ, a loja que vende camisas tem estampada na vitrine os modelos retrô do Flamengo com assinatura de Zico bordada e outro, com imagem do Galinho, que tem os seguintes dizeres: "Na minha veia corre o sangue vermelho e preto." Ou seja: mesmo amargurado com o atual Flamengo, nada mudou no coração de Zico. O Galinho, obviamente, continua Flamengo. Ainda que, dentro da diretoria, sofra forte oposição: o
presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, ex-chefe de torcida organizada, segue nas críticas ao maior jogador da história do clube.

Zico

Alvo de inquérito por denúncias até agora não comprovadas de irregularidades na assinatura do contrato do Flamengo com o CFZ que estabelecia série de parcerias, o Galinho deixou claro seu desgosto profundo com o clube de coração. E, apesar de a todo momento tentar evitar respostas diretas ao Capitão Léo - "na Justiça o que ele tinha que falar não falou" -, tal como nos gramados, Zico não fugiu
das divididas e usou de ironia sobre as últimas declarações do opositor. O amigo Vanderlei Luxemburgo, que considerou inoportuna as críticas de Zico e Junior ao atual Flamengo após uma derrota e perto do clássico com o Botafogo, também não escapou de uma resposta.

- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna
para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Acho que ele não está a par da real situação.

Zico diz que não vai deixar de ser rubro-negro. Mas a ferida vai demorar a cicatrizar. E ironizou a declaração de Capitão Léo de que ele, Junior e os demais da geração de 1981, a mais vitoriosa da história do clube, estariam com ciúmes do atual elenco.

- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso.

GLOBOESPORTE.COM: Perdeu a vontade de torcer
pelo Flamengo, Zico?

ZICO: Eu não vou deixar de ser Flamengo nunca. Isso aí não tem jeito. Agora, uma coisa é você acompanhar, estar mais interessado, como estive outras vezes, e outra coisa é acompanhar agora. Você não pode estar satisfeito com um clube que, como diz um amigo meu de muitos anos... No frigir dos ovos, eu fui chamado de ladrão dentro do Flamengo. A verdade é essa, nua a crua. Fui chamado de ladrão pelo Conselho Fiscal, não provaram nada e não vão provar nada. Eu e meu filho. Então querem o quê? Vou ficar rindo? Não
me interessa se é esse ou aquele. Fui motivo de inquérito pela instituição Flamengo. E eu tenho que me defender perante a instituição. Não importa quem esteja lá dentro. E outra coisa: tudo o que alguns falam agora não adianta nada, porque na Justiça não falaram nada. Ele foi lá para a Justiça, disse que não falou nada, que a imprensa mentiu, deturpou as palavras dele. Então, na hora que isso for falado agora, não adianta para nada.

Mas isso é definitivo ou pode mudar?

- Claro que na vida pode mudar. Na vida tudo muda.
Mas tenho certeza que vai levar tempo. Ferida não cicatriza de uma noite pro dia, não.

O problema é com quem está lá, não é?

- Claro. Totalmente. E problema sério. Não é problema pequeno. Qualquer cidadão encararia como sério. Então não quero que me cobrem nada.

Depois de sua declaração e a do Junior, em que mostraram descontentamento com o Flamengo, o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, Capitão Léo...

- O que ele falar, para mim não serve para nada porque na Justiça o que ele tinha que falar não falou, e eu
tenho o depoimento dele. Então, acabou. Eu não respondo nada. Pra mim, não interessa o que ele falar agora...

Ele disse que a geração de 81, campeã do mundo, está com ciúmes da atual e torce contra o Flamengo, como a Seleção Brasileira de 70 fez por muitos anos...

- Ah, estamos sim, estamos com um ciúme danado... Pô, que ciúme, negócio assim assustador. Tô muito preocupado com isso. Não vou nem dirigir o Iraque por causa disso mais...

O Capitão Léo ainda falou que a sua família torceu contra o Flamengo, para o Guarani, porque um
de seus filhos torce para o Bugre...

- Diz para ele que contra o Guarani foi 5 a 0 lá dentro do Guarani, no Brinco de Ouro, no Campeonato Brasileiro. Foram três, com três abobrinhas lá dentro. Foi lá. Acho que foi com o Telê, em 1989... O pior foi ter dado alegria pra esses caras... Isso é que é duro.

Estão chegando os 30 anos da conquista do Mundial de Clubes, em 13 de dezembro. Como vai ser isso? Você e Junior já deixaram clara a decepção com quem dirige o Flamengo de hoje. Como serão as
comemorações?

- Com esta direção, zero. Qualquer coisa que tenha esta direção, estou fora de tudo. Comemoração foi em 1981, quando tinha que comemorar. Comemorei em Tóquio, no Havaí, na praia, com roda de samba... Comemorei muito.

Camisa do Flamengo ninguém veste?

- Zero, zero.

Mas pretende um jogo com os veteranos, Fla-Master, algo nesse sentido?

- Não sei, não sei. Aí depende de todo mundo, se todo mundo estará por aí. Estou com meu trabalho agora, com a seleção do Iraque.

O Capitão Léo falou ainda que você e o Junior querem ser
maiores que o Flamengo, que o Flamengo não é o Santos, que tem o Pelé maior que o clube...

- Chega, né? Não falo mais nada. Eu queria que ele falasse na Justiça, isso ele não fez. Agora, ele pode falar o que quiser. É problema dele.

Houve forte repercussão nas redes sociais, e a maioria dos rubro-negros a seu favor...

- O Flamengo está representado por essas pessoas. Culpa do Flamengo, não é culpa minha. Se um cara desses é o porta-voz do Flamengo, o problema é do Flamengo. Que arque com o seu
porta-voz. Se tem gente acima que deva falar pelo Flamengo e é ele que fala, que o clube arque com isso... O pior é que ele acusou a imprensa e a imprensa ainda libera o espaço pra ele, que diz que a imprensa é mentirosa...

O Vanderlei Luxemburgo deu uma declaração há pouco de que achou em momento inoportuno, logo após uma derrota, as suas declarações e as do Junior. Que se o problema é pessoal com a Patrícia Amorim ou o Michel Levy, vocês não deveriam generalizar, e que ninguém deve estar acima da instituição. Disse também
que o clube precisa da torcida de vocês...

- É um direito dele achar isso. E ninguém aqui está acima da instituição. Eu gostaria de ver um dia como ele reagiria se sofresse inquérito da instituição Flamengo... Não é problema pessoal com A ou B. É com um dos poderes mais importantes do clube, o Conselho Fiscal. E não existe hora inoportuna para isso. Fui chamado de ladrão por um dos principais poderes do clube. Não tem nada a ver ser ou não ser a melhor hora, a hora certa, se é depois de derrota, perto de clássico. O
problema não é com A ou B, que fique bem claro isso. É bom separar as coisas: jogo de futebol, torcida... Acho, sinceramente, que o Vanderlei não está a par da real situação.

Nenhum comentário: