terça-feira, 1 de março de 2011

Com boa atuação de Pato, Milan bate Napoli em ‘decisão’ e abre vantagem

Atacante brasileiro faz um belo gol e dá passe para outro nos 3 a 0 no San Siro. Diferença para o vice-líder e maior rival Inter de Milão é de cinco pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália - Postado por Abraao Na Rede

A vitória parcial do Milan sobre o Napoli caminhava para intermináveis discussões sobre um pênalti duvidoso quando Alexandre Pato entrou em ação. O atacante brasileiro deu passe para o gol de Boateng, fez outro e definiu os 3 a 0 para os donos da casa em jogo-chave que encerrou a 27ª rodada do Campeonato Italiano, nesta segunda-feira, no estádio San Siro. Ibrahimovic completou o placar.

pato  milan x napoli (Foto: Agência Reuters)
San Siro aplaude Alexandre Pato. Atacante definiu a vitória do Milan sobre o Napoli com categoria (Reuters)

Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Italiano

O triunfo na primeira das duas "decisões" que terá pela frente coloca a equipe dos também brasileiros Thiago Silva e Robinho com 58 pontos, cinco à frente do maior rival e vice-líder Inter de Milão. O clássico da cidade que deverá definir o rumo do caneco será disputado no dia 3 de abril. O Napoli, agora terceiro, permanece com 52 e aguarda por tropeços alheios para seguir sonhando com um título que não vem desde 1990.

O próximo compromisso do Rubro-Negro é o clássico contra o Juventus, no sábado, às 16h45 (de Brasília), no estádio Olímpico de Turim. Na quarta seguinte, o adversário é o Tottenham, em Londres, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. Já os Azzurri recebem o vice-lanterna Brescia no domingo, às 11h.

A boa atuação veio em ótima hora. Na próxima quinta-feira, o técnico Mano Menezes convoca a Seleção Brasileira para o amistoso contra a Escócia, no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres. Presente em todas as listas do treinador e artilheiro da "Era Mano" com três gols em quatro jogos, Pato é presença certa. Mas, além disso, coloca uma interrogação sobre o dono da camisa 9. E nem parece que o jogador recebeu, nesta segunda-feira, uma desagradável notícia para o seu bolso: terá de pagar pensão de R$ 50 mil por mês até março de 2012 à ex-mulher Sthefany Brito.

Napoli não ameaça; Milan só com pênalti...

Robinho Milan x Napoli (Foto: Reuters)
Robinho foi responsável pela armação (Reuters)

A exemplo da partida contra os Spurs, pela Champions, o técnico Massimiliano Allegri pôs Alexandre Pato para jogar ao lado de Robinho e Ibrahimovic. Cassano, dessa vez por opção, ficou no banco de reservas. O Napoli, por sua vez, apostava suas fichas no uruguaio Cavani, só abaixo de Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia no continente. O argentino Lavezzi, suspenso, era desfalque importante.

Se na teoria o jogo prometia ser um dos melhores na temporada, pode-se dizer que Milan e Napoli fizeram feio no primeiro tempo. Os donos da casa chegavam mais nos contra-ataques, quase sempre puxados por Robinho. Não deu certo, e De Sanctis trabalhou pouco.

Os times voltaram sem substituições na etapa final, mas o rossonero provou logo a um minuto que era outro. Pato fez boa jogada, invadiu a área e preferiu rolar para Van Bommel. O volante holandês furou a conclusão, mas acertou um chutaço logo no lance seguinte. De Sanctis salvou.

A maior e única polêmica da partida aconteceu aos três minutos. Após cruzamento na área, Ibrahimovic segurou o marcador para cabecear. A bola seguiu e Aronica colocou o braço antes que a bola saísse. Pênalti muito contestado pelos visitantes, mas que Ibrahimovic não desperdiçou.

Ibrahimovic gol Milan (Foto: Reuters)
Zlatan Ibrahimovic comemorou de forma efusiva o primeiro e contestado gol do Milan (Foto: Reuters)

Pato aparece e decide

Com a vantagem e pouco ameaçado, o Milan tomou conta da partida sem maiores problemas. Alexandre Pato cresceu no jogo e participou das principais chances rubro-negras. Aos 9, o brasileiro acertou bonito chute de fora da área e obrigou De Sanctis a fazer nova defesa. Aos 14, rolou para Robinho, que quase fez de carrinho.

O segundo do Milan também saiu dos pés do camisa 7. Aos 31, Pato foi lançado na esquerda e esperou o momento certo para tocar para Boateng. De surpresa, o ganês apareceu na área e completou para as redes.

Faltava o dele. Aos 34, em novo contra-ataque, Pato encontrou liberdade, avançou, viu a passagem de Ibrahimovic, mas se garantiu. O chute encobriu o arqueiro italiano e definiu uma importantíssima vitória na caminhada do líder.

Confira a 27ª rodada completa:

Sábado
Juventus 0 x 2 Bologna

Domingo
Catania 2 x 1 Genoa
Roma 2 x 2 Parma
Bari 1 x 1 Fiorentina
Brescia 2 x 2 Lecce
Cagliari 1 x 0 Lazio
Cesena 1 x 0 Chievo
Palermo 0 x 7 Udinese
Sampdoria 0 x 1 Inter de Milão

Segunda-feira
Milan 3 x 0 Napoli

Nenhum comentário: