Estudo de empresa aponta que audiência das partidas pode superar as 350 milhões de pessoas. Maior concentração será no segundo jogo da Champions

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: centro das
Desta vez, não é expressão de linguagem. A maratona de quatro superclássicos entre Real Madrid e Barcelona se inicia neste sábado, às 17h (de Brasília), em duelo pelo Campeonato Espanhol, e promete parar parte do planeta até o dia 3 de maio, data do último jogo entre ambos na temporada. Segundo um estudo da empresa de consultoria Prime Time Sport, a audiência de todas as partidas pode superar a marca de 350 milhões de pessoas, quase o equivalente a oito Espanhas.
De acordo com dados aproximados do IBGE, o país ibérico possui atualmente 45 milhões de habitantes. Proporcionalmente, a previsão de soma do público dos quatro clássicos corresponderia a 7,7 vezes a população da Espanha. Ela é superior a população de Brasil (190 milhões), Indonésia (232 milhões) e Estados Unidos (317 milhões), três dos cinco países mais populosos do mundo.
Para chegarem a estes números, levou-se em conta a tradição da rivalidade, os dias e horários dos jogos, as empresas televisivas que detém direitos de transmissão de cada jogo, a reputação internacional dos torneios e as cidades onde são disputados, entre outros menores fatores.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Espanhol
TV Globo irá transmitir os dois jogos da Liga dos Campeões
O jogo deste sábado pelo Campeonato Espanhol tem audiência prevista para 78 milhões de pessoas, pouco abaixo do esperado por conta da distância de pontos entre Barcelona e Real Madrid. Caso vença, o time merengue irá diminuir a diferença para cinco pontos e ainda precisará torcer por duas derrotas dos catalães nas últimas seis rodadas.
- Mourinho entra mudo e sai calado durante coletiva e irrita jornalistas
- ‘Polvo Iniesta’ escolhe o Real Madrid como vencedor do primeiro clássico
- Playmobil de Lionel Messi promove semana da Páscoa em Barcelona
- Cristiano Ronaldo se diz emocionado diante dos quatro jogos contra Barça
- Roberto Carlos aposta em Cristiano Ronaldo para decidir contra os catalães
A decisão da Copa do Rei, na quarta-feira, em Valencia, deverá ser assistida por 77 milhões. A baixa expectativa se explica pela proporcional reputação da competição no mundo, apesar da grande rivalidade interna, aguçada pela seca de títulos do Real Madrid desde a temporada 2007/2008.
Os maiores números, definitivamente, são das semifinais da Liga dos Campeões, que terão transmissão da TV Globo nos dias 27 de abril (quarta-feira) e 3 de maio (terça-feira), ambos às 15h45 (de Brasília). No primeiro jogo, no Santiago Bernabéu, cerca de 91 milhões de pessoas devem estar ligadas em frente à televisão. No de volta, a expectativa beira as 100 milhões por se tratar da partida que irá decidir o finalista da maior competição de clubes da Europa.
Em outro recente estudo da Prime Time Sport, outros milhões estariam em jogo nos superclássicos. Mais precisamente, R$ 69 milhões, caso um dos dois conquiste tudo o que tem de direito na temporada – Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário