quinta-feira, 28 de abril de 2011

Flamengo e Ceará: velhos conhecidos se reencontram na Copa do Brasil

Times se enfrentaram em duas edições. Em 2003, Rubro-Negro levou a melhor, mas foi eliminado em 2005. Será o terceiro adversário cearense na atual edição

Por Janir Júnior Fortaleza, CE - Postado por Abraao Na Rede

Com a classificação para as quartas de final, Flamengo e Ceará vão reeditar um filme que já teve final feliz para cada um dos times na Copa do Brasil. Os duelos aconteceram em 2003 e 2005. Depois do Fortaleza na segunda fase e Horizonte, o Rubro-Negro enfrentará o terceiro adversário cearense na edição atual da competição.

No primeiro encontro com o Ceará pela Copa do Brasil, em 2003, em jogos válidos pela segunda fase, o Rubro-Negro passou sufoco, mas conseguiu avançar. Depois de vencer a partida no Castelão por 1 a 0, gol de Garrinchinha, o Ceará foi derrotado no Maracanã pelo mesmo placar. Zé Carlos fez o gol, e o Flamengo se classificou na disputa por pênaltis (4 a 3).

Em 2005, a história foi diferente, e o Rubro-Negro levou a pior. Na primeira partida pelas oitavas de final, o Flamengo mandou seu jogo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pois o Maracanã estava fechado para obras. O Ceará venceu por 2 a 0, gols do zagueiro Vanderlei e do meia Barata.

Na ocasião, a derrota provocou a demissão de Cuca na volta ao Rio, em sua primeira passagem pelo clube. No jogo de volta, no Castelão lotado, o empate em 1 a 1 classificou o alvinegro cearense. Os gols foram marcados pelo atacante Camanducaia, e Obina, para o Fla.

- O Ceará é um time de maior tradição. Jogar no Nordeste tem nos dado sorte – afirmou Vanderlei Luxemburgo.

O sorteio para definir os mandos de campo acontecerá nesta quinta-feira, às 14h, na CBF. Caso o Flamengo dispute o primeiro jogo no Ceará, o time deverá retornar ao estado na terça-feira, dois dias depois da decisão da Taça Rio com o Vasco.

Jogo com o Ceará ainda sem estádio definido

O Presidente Vargas, estádio do Ceará, ainda está em fase final de obras. Em inspeção realizada nesta semana, o local não foi liberado pelo Ministério Público. Caso a partida da semana que vem seja fora do Rio, o estádio do Guarani-CE, em Sobral, é uma das possibilidades para ser o palco do duelo. A cidade de Natal seria outra opção.

Segundo o regulamento da Copa do Brasil, apenas as partidas das fases semifinal e final deverão ter capacidade mínima de 15 mil torcedores.

O Ceará garantiu a classificação para as quartas de final ao vencer o Grêmio Prudente por 2 a 1, em São Paulo. O Flamengo derrotou o Horizonte por 3 a 0. Ambos os jogos aconteceram na noite desta quarta-feira. Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, Jaime de Almeida esteve no interior paulista para fazer observações do adversário do Rubro-Negro na próxima fase da Copa do Brasil.

Nenhum comentário: