quarta-feira, 27 de abril de 2011

Libertadores mais perto ou vexame: Fla no limite contra o Horizonte-CE

Cariocas e cearenses disputam vaga nas quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Ronaldinho e Léo Moura, machucados, não jogam

Por GLOBOESPORTE.COM Horizonte, CE - Postado por Abraao Na Rede

O jogo da vida do jovem Horizonte está longe de ser só mais um para o centenário Flamengo. Caprichos da democrática Copa do Brasil. Em sua fase de oitavas de final, a competição coloca cearenses carregados de esperança e otimismo frente a frente com cariocas em alerta. Após o empate por 1 a 1, no Rio, semana passada, o Rubro-Negro vai pisar no gramado do Domingão no limite entre a proximidade da Libertadores e um vexame histórico. Precisa vencer ou empatar a partir de 2 a 2 para ir às quartas. Ao Galo do Tabuleiro, basta o empate sem gols. A repetição do placar do Engenhão leva aos pênaltis, e o classificado vai enfrentar Ceará ou Grêmio Prudente.

- A Copa do Brasil é um campeonato mais curto. Se ganharmos nesta quarta-feira, vão faltar apenas seis jogos para entrar na Libertadores. Se isso não acontecer, vamos estar eliminados. Será um projeto que vai por água abaixo. Sofremos o gol em casa, o que é ruim, mas temos condições de conquistar a vitória - disse o goleiro Felipe.

No jogo desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em Horizonte, cidade que fica a 40 quilômetros da capital Fortaleza, o Flamengo encontrará um estádio acanhado, mas que é orgulho entre dirigentes e torcedores do time cearense. Com capacidade para 10.500 pessoas, apenas oito mil ingressos foram colocados à venda. As arquibancadas ficam nas laterais, uma delas bem próxima ao campo. A outra a cerca de dez metros de distância. A torcida rubro-negra deve ser maioria.

O gramado está longe de ser um desastre, mas foi bastante prejudicado pelas constantes chuvas que assolam a cidade nos últimos dias. Ali, Ronaldinho Gaúcho e Léo Moura não vão passar. Machucados, os jogadores sequer viajaram. Na ausência do camisa 10, o assédio dos torcedores tem sido menor.

Jogadores treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Depois da vitória no Fla-Flu, rubro-negros têm nova decisão (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe para toda a rede, exceto os estados de SP, PR, GO, TO, RS, MG e PE. O SporTV 2 também transmite. Heber Roberto Lopes (FIFA/PR), com os assistentes Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Gilson Bento Coutinho (PR), apita a partida.

header o que esta em jogo

Horizonte: o clube tem apenas sete anos de existência, mas na sua curta história já se orgulha de alguns feitos. O time disputa a Primeira Divisão do Campeonato Cearense desde 2007, foi campeão do Interior em 2010 e está no centro das atenções. Chegar às oitavas de final em sua primeira participação na Copa do Brasil foi uma façanha, mas já que está tão próximo das quartas não custa nada dar mais um passo.

Flamengo: o sucesso de projeto de um Flamengo galáctico, com Ronaldinho e Thiago Neves, passa pela Copa do Brasil. Vanderlei Luxemburgo sempre deixou claro que o principal objetivo do primeiro semestre é ganhar a competição nacional para levar o time à Libertadores. Ficar pelo caminho seria um vexame.

header as escalações 2

Horizonte: o Galo do Tabuleiro, do técnico Roberto Carlos, vai entrar em campo com a seguinte formação: Alex, Éderson, Douglas, Carlinhos e Robert; Júnior Cearense, Valter, Elanardo e Isaac; Diego Palhinha e Siloé.

Flamengo: não será um Flamengo completo. Sem Ronaldinho e Léo Moura, machucados, Vanderlei Luxemburgo deve manter Diego Maurício e Galhardo no time. Os garotos jogaram o Fla-Flu do último domingo. No meio, é possível que Bottinelli ganhe nova chance. Desta forma, Fernando deixaria voltaria ao banco, e Renato seria recuado para a função de segundo volante. Escalação provável: Felipe, Galhardo, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli (Fernando) e Thiago Neves; Diego Maurício e Wanderley.


header fique de olho 2

Horizonte: Siloé chamou a atenção no jogo de ida, no Rio. Além de ter sofrido o pênalti que possibilitou o empate, deu trabalho aos defensores rubro-negros com velocidade e boa movimentação.

Flamengo: sem Ronaldinho, Thiago Neves é o principal jogador rubro-negro. Responsável pela criação das jogadas, o meia é o artilheiro do time na temporada, com sete gols.

header o que eles disseram

Roberto Carlos, técnico do Horizonte: "Conseguimos um grande resultado no Engenhão. Muitos torcedores do Horizonte achavam que levaríamos um sacode do Flamengo. Estamos com os pés no chão, mas acreditamos na classificação".

Willians, volante do Flamengo: "Sempre temos obrigação de ganhar. Somos Flamengo. Mas dentro de campo ninguém é favorito. Favorito é quem corre mais e quem erra menos. Temos de estar atentos. O time deles não é bobo".

header números e curiosidades

* A última vez que o Flamengo não passou das oitavas de final na Copa do Brasil foi em 2005, justamente contra uma equipe cearense. Na oportunidade, o Rubro-Negro enfrentou o Ceará e caiu: derrota por 2 a 0 no Morenão (mando do Fla) e empate por 1 a 1 no Castelão.

* O Horizonte faz excelente campanha em sua primeira participação na Copa do Brasil. A equipe eliminou o ASA na primeira fase (3 a 1 e 3 a 3) e surpreendeu o Guarani na segunda (1 a 1 e 2 a 2).

* O Flamengo disputa pela 16ª vez a Copa do Brasil e cruza pela quinta vez com uma equipe cearense. Nas quatro primeiras, enfrentou o Ceará, levando a melhor em 2003 (nos pênaltis) e sendo eliminado em 2005. Em 2009 e 2011, eliminou o Fortaleza.

header último confronto v2

No jogo de ida, há uma semana, o Horizonte conseguiu surpreender o Flamengo. O time cearense começou assustado, sofreu o primeiro gol, marcado por Wanderley, mas soube controlar os nervos e chegou ao empate. Elanardo cobrou pênalti sofrido por Siloé. No fim, 1 a 1, no Engenhão. Naquela partida, Ronaldinho Gaúcho pela primeira vez ouviu a torcida rubro-negra chiar com ele por conta do rendimento abaixo da expectativa.

Nenhum comentário: