quinta-feira, 28 de abril de 2011

‘Por quê?’, perguntam jornais de Madri. Catalães exaltam Messi e provocam rival

Imprensa da capital segue reclamações do técnico do Real após derrota. Na Catalunha, palavrão de Guardiola vira elogio para camisa 10 do Barça

Por Thiago Dias Direto de Madri - Postado por Abraao Na Rede

A imprensa esportiva de Madri seguiu nesta quinta-feira o “chororô” de José Mourinho após a derrota do Real por 2 a 0 para o Barcelona: “Por quê?”, pergunta a manchete dos diários “As” e “Marca”, repetindo o questionamento do português sobre uma possível ajuda dos árbitros com o rival. Na Catalunha, o tom é de comemoração e deboche ao técnico adversário: “O puto amo é Messi”, afirmaram “Sport” e “Mundo Deportivo”, lembrando o palavrão usado por Pep Guardiola na véspera da semifinal da Liga dos Campeões.

Jornais da Espanha (Foto: Thiago Dias / Globoesporte)
Jornais da Espanha repercutem a vitória do Barcelona sobre o Real (Foto: Thiago Dias / Globoesporte)

Os dois treinadores foram os principais personagens do confronto até Messi marcar duas vezes e decidir a partida no Santiago Bernabéu. A imprensa catalã é só elogios ao craque argentino e já coloca o Barça na final da Champions, dia 28 de maio, em Wembley. Um dia antes do confronto em Madri, Guardiola respondeu as provocações de Mourinho dizendo que o português era o “puto chefe e o puto amo” nas entrevistas coletivas, usando um palavrão para dizer algo como “o grande chefe” na situação.

Em Madri, o “chororó” está estampado nas capas. Mourinho passou toda a entrevista depois da derrota culpando o árbitro alemão Wolfgang Stark por causa do cartão vermelho de Pepe, que também acabou ocasionando a expulsão do treinador por reclamações, e levantando suspeitas sobre ajuda ao Barcelona em jogos decisivos. Uma pergunta não saiu da boca do técnico: “Por quê?”, que acabou reproduzida na manchete dos dois principais jornais esportivos da capital.

Na crônica sobre o jogo, o “Marca” muda um pouco o tom e exalta a atuação do camisa 10 argentino: “Messi deslumbra um Madrid medíocre” e diz ainda que plano de Mourinho foi decepcionante em casa. Porém, na página seguinte aparecem as críticas ao árbitro: “Stark e Messi obrigam Real a fazer um milagre”, lembrando que o time merengue tem que vencer por três gols de diferença no Camp Nou, terça-feira, para ir à final da Champions.

No “As”, as reclamações contra o juiz alemão aparecem logo no título da crônica: “Stark devora o clássico”. Em seguida, o jornal diz que o árbitro expulsou Pepe quando o luso-brasileiro merecia apenas um cartão amarelo pela entrada em Pepe. O segundo gol de Messi foi elogiado: “Fabuloso”.

O “El País”, de circulação nacional, não entra pesado na polêmica sobre a atuação de Stark. Na capa, o diário afirma que o Barça está bem perto da decisão da Liga dos Campeões e que Pepe foi expulso “após uma dura entrada”. Na crônica do jogo, o jornal lembra que o time catalão foi superior o jogo todo: “A pelota acaba por dar razão ao Barça”.

Nenhum comentário: